search Created with Sketch.

5 ferramentas do marketing digital que a sua empresa precisa investir

5 ferramentas do marketing digital que sua empresa precisa investir

O Webshoppers é um relatório realizado periodicamente pela Ebit e traz uma leitura de credibilidade sobre o e-commerce brasileiro. Na sua 44ª edição (realizada em parceria com o Bexs Banco) o relatório demonstrou que o comércio eletrônico bateu recordes no primeiro semestre de 2021, gerando no Brasil um faturamento de R$ 53,4 Bilhões. No mesmo estudo ainda aponta um crescimento de 31% se relacionado ao mesmo período do ano anterior.

E não só dentro do comércio eletrônico têm se destacado as capacidades da inserção das empresas no universo digital. A bem da verdade, atualmente, as ferramentas do marketing digital são aliadas poderosas para o crescimento e a sobrevivência de empresas em um mercado, cada vez mais, competitivo. Por isso, nossa equipe selecionou cuidadosamente e trouxe nesta postagem 5 ferramentas de marketing digital que com a utilização correta, definitivamente, te colocarão em uma posição de distinção, frente à concorrência.

Antes de qualquer coisa, é preciso definir alguns conceitos, você sabe o que queremos dizer quando falamos em marketing digital? Então vamos desenvolver melhor este assunto!

O que é marketing digital e qual sua importância?

Marketing digital é um conjunto de ações e estratégias que podem ser utilizadas para a promoção de uma marca ou produto através dos meios digitais.

Disso surge uma provável segunda pergunta: Qual a importância do marketing digital para a minha empresa? Vamos aos dados:

Pesquisas recentes feitas pela a Hubspot apontam que:

  • Cerca de 70% dos profissionais de marketing têm investido em Marketing de conteúdo;
  • 52% do tráfego em escala mundial na web é feito através de aparelhos móveis;
  • 61% dos profissionais de marketing afirmam: É preciso investir e ter como prioridade técnicas capazes de potencializar a SEO e aumentar a presença orgânica.

Da mesma forma, outros estudos realizados pela Hootsuite mostram que:

  • Mais de 53% da população mundial está nas mídias sociais;
  • Em 2020, a cada dia, 1,3 milhões de pessoas aderiram a mídias sociais;
  • Atualmente o usuário médio passa quase 7 horas por dia na internet em diversos dispositivos.

E o que lemos a partir destas informações é que: O mercado digital é uma realidade inegável no momento em que vivemos, rentável e repleta de oportunidades. Desta forma, é importante estar bem-posicionado, com ferramentas que te levem a explorar cada vez mais suas capacidades através do Marketing digital.

O que mais preciso saber sobre marketing digital?

De forma rápida e didática podemos dizer que a atuação no marketing digital transpassa cinco áreas principais:

Marketing de Conteúdo

É uma estratégia de marketing que volta a sua atenção à produção de conteúdo relevante através das mais diversas formas – Artigos, E-books, Postagens em redes sociais, por exemplo. É uma forma de auxiliar seu público-alvo a solucionar, muitas das vezes, problemas pontuais e que trazem, a partir disto, certa propriedade no assunto à sua empresa.

Redes Sociais

Por definição, são organizações formadas dentro e fora da internet, com fim de vincular e aproximar pessoas com interesses e valores comuns. Destas, neste tema destacamos as mídias sociais – Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, entre outras. Afinal estas plataformas criaram novas formas de vínculos possíveis entre pessoas e no que se refere ao presente texto: clientes e empresas abrindo um leque de possibilidades de anúncios e interações.

Email Marketing

É todo contato via e-mail entre a empresa e a sua rede de clientes. Os e-mails são normalmente enviados a partir de uma plataforma ou ferramenta de disparo de e-mails que são, geralmente, desenvolvidos em textos, ou HTML, podendo conter: promoções, tickets, produtos, conteúdos, enfim tudo que possa parecer adequado à campanha de marketing na qual essa estratégia estará inserida.

Pesquisas, como as feitas pela Rock Content em 2018, demonstram que 76,8% dos consumidores já fizeram compras após receber uma newsletter pelo seu e-mail.

SEO (Search Engine Optimization) ou Marketing de Busca

São técnicas e estratégias que conjuntamente têm como finalidade: levar uma página a alcançar bons posicionamentos em motores de buscas.

Integram o SEO principalmente: a criação de conteúdo, o SEO onpage, construção de autoridade e experiência de usuário. É uma forma de, a partir de um bom conhecimento dos algoritmos de busca, fazer com que eles encontrem a sua página mais facilmente.

CRO – Conversion Rate Optimization ou Otimização de Conversão

Consiste em: através de técnicas de construção de conteúdo, converter os visitantes da sua página em seus clientes consumidores, aproveitando melhor o tráfego que já existe nesta página, e sem necessariamente buscar alcançar um público maior.

Vamos as ferramentas:

Depois de todas essas explanações necessárias, falaremos um pouco mais sobre as ferramentas:

Google Analytics

A ferramenta gratuita da Google, de grande credibilidade entre os profissionais de marketing digital, é uma plataforma customizável, de monitoramento de tráfego e que possibilita, através do mesmo, relatórios sobre dados referentes à experiência do usuário.

O software permite também a obtenção de informações proprietárias do Google, ou seja, informações sobre seu público, às principais fontes de tráfego, que podem envolver, afinidades, segmentos de mercado, faixa etária, entre outros.

Dentre as informações disponíveis e que possibilitam de forma geral o acompanhamento da forma como sua página é exposta à sua audiência, destacamos:

Visitas e Origens de Tráfego: São muito importantes para ver o impacto que suas páginas têm sobre seus visitantes.

Visitas é capaz de medir informações como o número de pessoas que visitaram a página, o tempo passado em cada página e a quantidade de páginas abertas por sessão.

E Origens de Tráfego é uma estatística que traz a possibilidade de saber de onde vêm os acessos do seu site, como por exemplo: redes sociais, mídia paga, acesso direto, ou orgânico.

Marketing e Metas: O primeiro demonstra quais das campanhas de marketing que você está desenvolvendo estão gerando os melhores resultados e quais não estão. Já o segundo mostra quais, preestabelecidas, metas suas páginas vêm alcançando ao longo do tempo, como por exemplo, aumento no número de visitantes, aumento no número de visitantes que se converteram e clientes, entre outros.

E-commerce: E no que diz respeito aos seus clientes digitais, e-commerce é uma ferramenta de medição que mostra em detalhes como está o seu comércio virtual.

Google Search Console

O Google como uma das maiores empresas da área, empenha-se muito no desenvolvimento de softwares que de fato tragam experiências satisfatórias aos mais diversos tipos de público. Desta forma, desenvolveu para aqueles que constroem sites, uma plataforma capaz de monitorar e preservar a permanência de um site nos resultados de busca no Google. Desta forma, se torna uma forte ferramenta de auditoria em SEO (Search Engine Optimization) e oferece informações tais quais:

Search Appearance (Aparência de Pesquisa): Artifícios que possibilita ver a forma como os softwares da Google vêm a sua página

Google Index (Índice da Google): Apresenta o desempenho do Google em organizar o conteúdo produzido nas suas páginas, a partir de palavras-chave.

Search Traffic (Tráfego de Pesquisa): O que as pessoas estavam buscando no Google quando encontraram, ou não, a sua página.

MailChimp

Como já mencionamos anteriormente e-mail marketing, ainda é uma das partes integrais de uma estratégia em marketing digital e o MailChimp é uma ferramenta muito simples de configurar. Atualmente conta com mais de 12 milhões de assinantes e utilizadores. De forma intuitiva a plataforma adapta-se tanto às necessidades de uma grande rede de contatos com uma grande taxa de disparos quanto às de uma rede mais exclusiva.

Suporte para o desenvolvimento de e-mails;

Aplicativos para gerenciar campanhas;

Templates diversos para a personalização de e-mails;

Atuação com base em comportamentos de usuários do site;

Segmentação de público avançada para assinantes.

HootSuite

As redes sociais e a produção de conteúdo, atualmente, são base para potencializar as capacidades de empresas nas mídias digitais. Assim o HootSuite vem como uma ferramenta para manter constantemente atualizados seus perfis nas mais diversas mídias sociais. Facilitando o engajamento o HootSuite permite a criação de uma fila de publicação agendada, poupando tempo, otimizando seu processo na produção de conteúdo de qualidade.

Por fim, o aplicativo conta com artifícios de métricas que permitem acompanhar o resultado das suas postagens.

SimilarWeb

E fechando essa lista temos a SimilarWeb. Este site é uma ferramenta que permite fazer uma leitura de dados e tráfego de qualquer site ou aplicativo. A empresa coleta diariamente mais de 5 bilhões de eventos que são categorizados e selecionados por utilidade. Com isso o similar web permite fazer um raio X tanto da sua página, como das páginas da sua concorrência e oferece informações como:

  • Similar: Sites e aplicativos que apresentam informações parecidas;
  • Overview: Total de visitas, engajamento, origens do tráfego;
  • Social: Percentual de tráfego via mídias sociais;
  • Search: Percentual de tráfego orgânico palavras orgânicas e pagas.

Esperamos que esta tenha sido uma leitura proveitosa e que através das informações que trouxemos você possa levar sua empresa ao crescimento esperado. E caso queira saber mais, acompanhe nossos artigos, ou se preferir faça contato conosco que nossa equipe estará à disposição para ajudá-lo no que for preciso.