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6 motivos para as empresas não comprarem avaliações online

6 Motivos para as empresas não comprarem avaliações Online

Segundo estudo conduzido pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em conjunto com a Confederação Nacional do Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 97% das pessoas buscam avaliações online antes de comprar um produto.

Essa procura é mais expressiva conforme o ticket médio aumenta, ou o conhecimento exigido por um determinado produto se torna importante, como para smartphones e eletrônicos.

Dessa maneira é fundamental contar com uma página de avaliações com clientes satisfeitos e que recomendam a marca genuinamente. Nesse cenário altamente competitivo, algumas práticas antiéticas podem se tornar apelativas, o que pode ser altamente destrutivo para um negócio.

Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo para que você compreenda 6 motivos para as empresas não comprarem avaliações online. Confira!

1. Avaliações compradas não são reais

Ter avaliações na sua página é fundamental pelo princípio da prova social. Temos uma tendência maior a acreditar em pessoas em vez de marcas. Afinal, para a maioria dos leads em potencial, o marketing é direcionado ao convencimento e persuasão, enquanto as recomendações são sinceras e genuínas.

No entanto, avaliações compradas não são reais, e não refletem aquilo que o público espera ver em uma marca. Mesmo que o usuário acesse a sua página e seja convencido por esses relatos, ao comprar o produto poderá ter a sensação de que foi enganado.

O cliente acreditou em outros “clientes”, portanto, a expectativa é ainda maior em relação a quem não lê as avaliações.

2. Tira a chance de melhorar

É claro que avaliações negativas são prejudiciais para uma marca. No entanto, são a chance de melhorar o produto ou serviço, e o atendimento. Mesmo um comentário ruim pode ser uma oportunidade de demonstrar o comprometimento com a solução.

Avaliações compradas vão de encontro com essa premissa. Ao comprá-las, você está adquirindo uma falsa percepção de sucesso. Ao distorcer a visão de si mesmo, está prejudicando todo o planejamento estratégico.

Se, com as condições atuais, o seu cliente não se sente impelido a recomendar a marca, algum gargalo existe, e nunca será solucionado se a realidade continua sendo disfarçada.

3. A credibilidade cai

A confiança em uma marca é o principal atributo para que fechemos negócios com alguém. Se não acreditamos que aquela é a solução mais adequada para o nosso problema, não há razão para adquiri-la.

Não se engane: assim como a compra de seguidores em redes sociais, os usuários sabem que é possível comprar avaliações online. Se o seu perfil possui uma baixa adesão do público, é incoerente que possua um mar de avaliações.

Ainda, essas avaliações são feitas por pessoas, e os clientes em potencial podem acessar esses perfis para compreender se quem deixou uma avaliação é de fato confiável, e nesse momento, a confiança é desfeita.

Isso pode nunca acontecer com o seu negócio, mas ao comprar avaliações, saiba que esse é um risco real. Empresas que não são confiáveis, perdem espaço a cada dia.

Para se ter uma ideia, de acordo com o relatório In Brands We Trust? (Edelman, 2019), 66% dos brasileiros afirmam que deixam de confiar nas marcas, logo, deixam de comprar, e 91% afirmam que poder confiar é essencial para iniciar um relacionamento.

4. Alto investimento sem retorno

Saiba que a prova social é um gatilho mental. Como dissemos, as pessoas confiam umas nas outras. Porém, não é o único gatilho que existe para estimular os seus clientes. Além disso, uma estratégia bem executada nessa área, não deve custar tão caro.

6 motivos para as empresas não comprarem avaliações online - alto gasto

O ponto forte das avaliações, é que geram engajamento, fortalecendo a conexão entre cliente e marca. Porém, só é verdade quando esses depoimentos são verdadeiros. Estamos falando dos perfis que deixam as avaliações.

Se o cliente recebeu um atendimento exemplar e sente que fez a melhor escolha, recomendar é o elogio mais sincero. Isso significa que essa pessoa possui mais chances de ser fidelizada.

As avaliações compradas não são clientes. Compreenda que você está pagando apenas para ter mensagens favoráveis, e não para gerar credibilidade ou atingir os seus objetivos. Essas recomendações são importantes, mas não é a única coisa que define uma decisão de compra.

5. Você deixa de ser relevante

O engajamento é a métrica mais importante para uma estratégia em redes sociais. Partindo da premissa que apresentamos anteriormente, de que a avaliação é o elogio mais sincero, não faz sentido que o usuário que postou um depoimento não seja um dos defensores mais ativos do seu negócio.

Se ele foi conquistado a ponto de recomendá-la, logo, vê muito valor nessa relação, então se torna um advogado da marca. Em outras palavras, avaliações estão relacionadas à engajamento.

Se o perfil que mandou uma mensagem pública não curte mais nada, nem comenta por um longo período, o algoritmo da rede compreende que é um seguidor irrelevante, e isso prejudica fortemente a distribuição do conteúdo.

Além disso, caso essa prática seja frequente, saiba que está violando as regras de uso da maioria das plataformas ao contar com o auxílio de contas fake para crescer. Esse sim pode ser o fim do seu posicionamento digital.

6. Há melhores alternativas

Até aqui você compreendeu que avaliações são fundamentais para o sucesso de um negócio. Uma empresa se torna relevante quando os seus clientes fazem questão de defendê-la publicamente.

Comprar avaliações online é altamente prejudicial para a sua estratégia, as suas métricas, e para o posicionamento do negócio. Elas não são apenas uma vitrine do atendimento, mas uma maneira de compreender como os clientes se relacionam com a marca, dando oportunidades de melhoria.

Conforme mencionamos, elas são importantes, mas não exclusivas. É mais interessante trabalhar gerando opiniões sinceras. Se a sua marca é um exemplo em atendimento e qualidade de produtos e serviços, peça para que os clientes avaliem.

Com um ritmo de vida cada vez mais agitado, é fundamental solicitar essa ação, assim, o cliente satisfeito tem maior propensão a realizá-la. A sua marca solucionou um problema pessoal, em retribuição, ele ajuda a divulgá-la.

Assim, invista em avaliações online sinceras, que permitam o crescimento e uma construção de relacionamento acertada.

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