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Assessoria de imprensa- como funciona e os principais benefícios

Assessoria de imprensa - Como funciona e os principais benefícios

Você já ouviu falar sobre assessoria de imprensa? Sabe como funciona este serviço e quais os seus principais benefícios?

Conheça neste artigo algumas das vantagens da assessoria de imprensa e como é possível alavancar o seu negócio e melhorar a reputação da marca através dela.

O que é a assessoria de imprensa?

Vivemos em uma era digital na qual o acesso à informação foi facilitado. Isso significa que os clientes podem obter informações sobre sua empresa através de diversos canais e, inclusive, de fontes que falem sobre más experiências ou mesmo mentiras sobre a marca.

Diante deste cenário, uma nova necessidade surge no âmbito empresarial: cuidar da imagem da empresa e construir uma boa reputação online e offline da marca.

No entanto, neste processo de construção da imagem são necessários alguns cuidados, uma vez que, na maioria das vezes o cliente se sentirá mais confiante ao perceber que outros canais de comunicação – que não a própria empresa – falam coisas positivas sobre a marca.

A assessoria de imprensa surge justamente para fazer esta intermediação entre a empresa e alguns canais confiáveis de comunicação como jornais, revista e rádio, com o objetivo de melhorar a reputação da marca.

Quais os objetivos da assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa terá três principais objetivos no seu negócio:

1. Tornar a marca conhecida

Atualmente, há duas formas principais de tornar a sua empresa conhecida: a publicidade e a notícia.

Ambas são importantes, no entanto, a publicidade tende a ter um valor mais elevado.

Na publicidade, a empresa cria campanhas e as divulga nos meios de comunicação, ou seja, ela mesma fala bem de si. Mas, como vimos acima, nem sempre isso será suficiente para assegurar a confiança do cliente.

Já com a assessoria de imprensa este conhecimento se dará através de informações positivas sobre a marca, que circularão em outros canais de notícias, não ligados à empresa.

2. Fortalecer a reputação da marca

A reputação da marca é algo muito difícil de ser medido, pois considera situações intangíveis e, caso seja manchada, ainda há a possibilidade da empresa nunca mais conseguir recuperá-la.

A assessoria de imprensa possibilitará que a marca se torne forte para o cliente, de modo que ele se sinta confiante e acredite nos valores da empresa.

Para isso, negociará a divulgação de diversas informações relevantes para o negócio e intensificará o desejo do cliente de permanecer na empresa.

Alguns pontos principais que são trabalhados pela assessoria de imprensa para fortalecer a reputação da marca são:

  • Falar sobre a qualidade dos produtos e serviços.
  • Mostrar os processos inovadores da empresa.
  • Apresentar a cultura organizacional e a governança corporativa.
  • Mostrar os trabalhos de responsabilidade social.
  • Falar sobre a gestão e liderança da empresa.

3. Reduzir as possibilidades de crises e ataques à marca

Apesar de proporcionar o fortalecimento da marca, nenhuma empresa está livre de crises. Elas podem acontecer e, infelizmente, prejudicar – e muito – o trabalho feito anteriormente.

Para observarmos esta situação, basta lembrarmos de empresas que se envolveram em escândalos e pensarmos: como foi o posicionamento da mídia diante do ocorrido? Quais informações foram divulgadas sobre a empresa?

Sem a assessoria de imprensa, numa situação como esta, a empresa pode ficar completamente à mercê do que é dito sobre ela.

Com a assessoria, do contrário, haverá um serviço profissional e especializado tratando exclusivamente das relações com a imprensa.

É claro que ter este serviço não significa que a empresa poderá fazer coisas erradas e ser encoberta, muito pelo contrário. Mas, ela contará com um apoio caso notícias negativas comecem a ser veiculadas.

Por que minha empresa precisa de uma assessoria de imprensa?

Para respondermos a esta pergunta, basta observarmos o cenário atual e pensarmos: onde as pessoas costumam buscar informações sobre as empresas?

Muito provavelmente você pensou no Google.

De fato, a maioria das informações é hoje procurada neste canal de busca, e por isso são tão importantes mecanismos como o Google Ads, de modo a melhorar a visibilidade da empresa.

No entanto, não basta aparecer nos primeiros resultados da pesquisa do cliente.

E por que não?

Em primeiro lugar, porque a maioria das pessoas, logo após encontrar uma empresa no Google, fará uma pesquisa sobre ela, procurando por notícias e informações de outros clientes. Ou seja, buscará avaliar a reputação da marca.

Em segundo lugar, porque muitas pessoas já conhecem os serviços disponibilizados para que se apareça no topo dos resultados e pode não confiar totalmente na credibilidade da marca.

Agora, se a pessoa encontrar uma notícia com informações positivas da marca, terá a empresa como uma referência na área e se sentirá mais confiante em comprar o produto ou contratar o serviço.

Tal ação será possível graças à assessoria de imprensa.

Vantagens da assessoria de imprensa

Abaixo, listamos 9 principais vantagens de se contratar uma assessoria de imprensa:

1. Fortalecimento da imagem

Como já vimos, o fortalecimento da imagem da marca é um dos principais objetivos da assessoria de imprensa, e por isso o destacamos entre as vantagens de contratar este serviço.

É importante que as empresas compreendam que é muito melhor e menos custoso financeiramente fortalecer a marca antes de ocorrer uma situação de crise, como é feito na maioria das vezes.

2. Maior presença nos veículos de comunicação

Com a assessoria de imprensa a empresa não precisará investir um valor exorbitante para ter a sua marca nos veículos de comunicação através de propagandas.

Devido ao know-how e networking da assessoria de imprensa será possível ter o nome da empresa em todos estes canais, divulgando informações positivas e que trarão muito mais credibilidade do que apenas as propagandas.

3. Mais autoridade e credibilidade

Ratificando a vantagem acima, a presença da empresa em canais de comunicação mostrará para o cliente que ela detém a autoridade sobre o assunto.

Imagine que o cliente faça uma pesquisa sobre determinado produto ou serviço e encontre uma reportagem sobre a sua empresa, mencionando os benefícios do seu negócio e reforçando a qualidade do que oferece.

Se este for um canal que ele tenha como confiável, com certeza, se sentirá muito mais confortável em se tornar um cliente, uma vez que esta notícia reforçará a sua credibilidade no mercado.

4. Saber o que falar

Como vimos, um dos principais objetivos da assessoria de imprensa é tornar a marca conhecida.

O assessor de imprensa, além de proporcionar esta ligação da marca com os canais de comunicação interessantes para o cliente, também fará a avaliação de quais informações da empresa podem se tornar notícias relevantes para o público-alvo.

5. Valor agregado

A credibilidade reforça a reputação da marca, fazendo com ela obtenha maior valor agregado e, consequentemente, se posicione a frente dos concorrentes.

6. Mídia espontânea

Mídia espontânea é um tipo de divulgação da empresa que não aparenta ter sido proposital, diferente de uma campanha publicitária ou quando a marca aparece numa novela ou filme, por exemplo.

Tal mídia traz para o cliente a sensação de que não está sendo induzido à compra, visto que a informação está em outro canal, no qual ele confia.

A assessoria de imprensa sempre divulgará fatos sobre a empresa através de mídia espontânea, o que fortalece ainda mais a marca e reforça a confiança do cliente, pois acontece de modo pouco comercial.

7. Gerenciamento das crises

Como também já mencionamos, todas as empresas estão suscetíveis a crises. Sobretudo com a facilidade trazida pelas mídias sociais, vídeos e depoimentos negativos são rapidamente divulgados e podem ganhar enormes proporções.

Desse modo, com a assessoria de imprensa a empresa estará mais preparada para gerenciar estas situações.

Assessoria de imprensa - como funciona e os principais benefícios - gerenciamento de crise
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A assessoria possibilitará à empresa uma atitude positiva e proativa diante das crises e dos problemas que possam afetar a imagem e a reputação.

Com o auxílio da assessoria de imprensa, será mais fácil a interação com os meios de comunicação e até a convocação de uma coletiva de imprensa, caso necessário.

Assim, a empresa poderá se manifestar diante de seus clientes e da sociedade, explicando o que aconteceu e até se desculpando, se porventura, tiver tido uma atitude equivocada ou errada.

8. Maior atração de talentos

Muitas vezes podemos achar que por divulgar notícias externamente, a assessoria de imprensa somente terá impacto apenas na atração de clientes, mas isso não é verdade.

Ao divulgar informações positivas, sobretudo os relacionados à gestão e desenvolvimento de pessoas, a empresa tenderá a atrair o interesse de profissionais que desejarão fazer parte da equipe, por se identificarem com sua missão e seus valores.

Desse modo, a empresa contará com um time altamente qualificado e com os melhores profissionais do mercado, o que contribuirá para os eu próprio desenvolvimento.

9. Maior retenção de talentos

Outra vantagem da assessoria de imprensa cujo benefício se percebe internamente é a retenção de talentos, ou seja, a capacidade da empresa de manter os seus profissionais.

Quando percebem que a empresa é bem-vista no mercado, os profissionais tenderão a desejar se desenvolver, diminuindo assim a rotatividade e todos os custos atrelados ao recrutamento e seleção.

Como vimos, a assessoria de imprensa é muito importante para a empresa e traz excelentes vantagens para o negócio e para a reputação da marca, por isso, é altamente recomendada.

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