search Created with Sketch.

Como remover nome do JusBrasil?

Como remover o nome do Jusbrasil

Ter o seu nome em destaque em uma pesquisa no Google nem sempre é sinal de coisa boa. Já pensou fazer uma busca e ver que você está vinculado a algo negativo? Se essa preocupação nunca passou pela sua cabeça, talvez seja melhor repensar sobre o assunto.

Isso porque dependendo do que o seu nome possa estar atribuído, você pode vir a ter algumas dores de cabeça. Quando a sua reputação, por menor que seja, está prejudicada, acaba te gerando problemas familiares e até mesmo profissionais.

Em algum momento da sua vida você foi processado? Ou processou alguma pessoa ou empresa? Saiba que essas informações podem estar expostas para qualquer pessoa na internet. Um dos sites onde esses dados podem estar disponíveis é o JusBrasil. Se isso está acontecendo com você, fique tranquilo que nesse artigo iremos ensinar como remover nome do JusBrasil.

O que é o JusBrasil?

Antes de falarmos como limpar o seu nome, é preciso entender do que se trata do site do JusBrasil. Ele é uma startup voltada para o ramo da justiça. Funciona basicamente como uma ferramenta para facilitar o acesso à informação para qualquer cidadão, além de criar uma conexão entre as pessoas e os advogados.

De uma forma mais simplificada, o JusBrasil replica informações como publicações nos diários oficiais e da justiça. É importante ressaltar que tudo é feito dentro da legislação. Casos de processos em sigilo, por exemplo, não são disponibilizados na plataforma.

Se o seu nome apareceu nele, não significa que a sua privacidade foi quebrada. Pelo contrário. Ele apenas reproduz a informação que está disponibilizada através de documentos públicos e de acesso livre a qualquer pessoa. O JusBrasil não cria, edita ou altera nenhum tipo de conteúdo exibido em seu site. Dentre as dúvidas sobre como remover nome de sites judiciais, como retirar nome do JusBrasil é a mais procurada.

Como remover o meu nome do JusBrasil?

Caso o seu nome esteja sendo publicado no JusBrasil, saiba que é possível solicitar a remoção dele. Vale ressaltar que caso exista mais de uma página, o procedimento terá que ser feito individualmente, ou seja, para cada um, uma nova solicitação. Tendo ciência disso, agora é só seguir o passo a passo logo abaixo:

  • 1- Acesse o site do JusBrasil, faça o seu cadastro e, logo em seguida, realize o login com e-mail e senha. Outra opção é se conectar com o Facebook (que é mais rápido e prático).
  • 2- No campo de pesquisa, digite (utilizando aspas) o seu nome completo. Acesse a página que vai aparecer exibindo-o, clique na opção “Reportar página”. Nessa hora vai aparecer um formulário que você deverá preencher para que o dado possa ser removido.
  • 3- Caso essa opção não apareça, você deverá clicar nos três pontos (“…”) situados no canto direito da sua tela e selecionar “reportar”, logo em seguida o item “Contém informações pessoais que podem me causar transtornos” e prosseguir preenchendo o formulário. Certifique-se que todos os campos foram respondidos. Caso o contrário, o site vai lhe sinalizar as pendências para que possa dar continuidade na solicitação.
  • 4- Depois disso, você será direcionado para uma página onde deverá revisar e confirmar os dados informados. É importante selecionar todas as caixas desejadas e, só assim, clicar em “continuar”.
  • 5- Depois disso, você será redirecionado para a penúltima etapa do procedimento. Nela você deverá escolher se deseja contratar os serviços oferecidos pelo JusBrasil ou apenas remover o seu nome do site, que nesse caso é gratuito.

Outras informações importantes sobre retirar o nome do JusBrasil

Quando for solicitar a remoção do site, é preciso ficar atento a alguns pontos. Se for fazer o login utilizando o e-mail e a senha (sem ser pelo Facebook, conforme já mencionamos acima), será preciso anexar um documento com foto durante o acesso. Ele deverá ser enviado em formato de PDF ou JPEG, de modo que esteja legível e visível.

O JusBrasil garante que não faz, em hipótese alguma, o uso indevido das imagens. Elas ficam apenas armazenadas em um banco de dados, que tem como objetivo comprovar a identidade da pessoa que está fazendo o requerimento.

Tenha em mente que a remoção dos documentos com o seu nome não significará que os tópicos relacionados a eles também serão, pois eles são apenas um mecanismo de agrupamento das publicações.

Certifique-se que os dados são realmente seus. Há casos de pessoas com nomes homônimos (exatamente igual). Nesse caso, caso seja realmente você, essa solicitação de remoção dos documentos deverá ser feita individualmente.

Quando for preencher o ícone “Nome a ser removido”, informe o seu nome completo ou o número do processo. Isso deverá ser feito exatamente igual como consta na publicação para ser validado. Informações divergentes ou erradas irão implicar na não continuidade do pedido.

Há casos em que os órgãos oficiais divulgam algumas informações sigilosas. Isso acontece em muitos casos por um simples engano. Se essa é a sua situação, e elas estiverem replicadas no JusBrasil, você poderá pedir para que sejam retiradas do site. Para isso, será necessário comprovar a identidade da vítima. Se o vazamento se tratar de algum assunto delicado, e que se enquadre nos critérios do Artigo 189 do Código de Processo Civil, essa solicitação poderá ser feita em juízo para que o mesmo tramita em segredo de justiça. Dessa maneira, os dados não poderiam ser publicados em nenhum diário oficial no país.

Quanto tempo leva para a remoção?

Para que o pedido tenha andamento, é fundamental ir até a última etapa indicada pelo JusBrasil. Somente dessa forma o processo será analisado e atendido. Para saber se a solicitação foi deferida, faça uma pesquisa. Caso apareça que a “página foi removida”, isso significa que o nome já foi excluído do site.

Mas afinal, quanto tempo isso leva? Exceto em casos de quebra de sigilo, que podem demandar um período de tempo maior para análise e ser deferido, os pedidos costumam ser resolvidos em um prazo de, no mínimo, um mês. Vale ressaltar que caso seja feita uma nova solicitação para o mesmo nome nesse período de avaliação, o prazo será reiniciado.

Caso você tenha realizado o procedimento e continua visualizando o seu nome no site, uma das razões pode ser porque você não indicou todas as páginas que constam o seu nome. Por isso, é fundamental certificar-se que solicitou a remoção em todas elas.

Se mesmo assim você fez tudo isso e o nome não sumiu, outra razão é a possibilidade de, nesse tempo, terem sido disponibilizados novos dados no Diário Oficial.

Isso pode exigir que você precise, mais uma vez, fazer a solicitação de remoção do JusBrasil. É importante compreender que o seu nome só será excluído do portal do JusBrasil e não dos demais, como o D.O., uma vez que ele só replica as informações oficiais.

Por que o meu nome continua aparecendo nas buscas?

Embora o seu nome tenha sido removido do JusBrasil, ele poderá continuar aparecendo, sim, nas buscas na internet (Google, Bing,…). Isso acontece porque ocorre uma indexação da página. Esses mecanismos de pesquisa exigem um tempo maior para serem atualizados e deixarem de exibir o conteúdo quando o seu nome é digitado. Sendo assim, mesmo que a página tenha sido excluída, ela poderá continuar aparecendo nos resultados.

Contudo, ao clicar no link, será direcionado para um conteúdo inexistente, que deverá exibir a mensagem de “página não encontrada”. É importante ter ciência que o tempo para que o buscador pare de associar o seu nome a página excluída pode variar de caso para caso.

O JusBrasil não pode interferir nesses processos e desindexar as páginas nos buscadores. Uma dica é tentar entrar em contato com o Google, ou qualquer outro mecanismo de pesquisa, para tentar resolver a situação.

Importância de se construir uma reputação digital

Embora o seu nome aparecer no JusBrasil não signifique que você tenha feito algo errado, ter esse vínculo pode criar uma imagem ruim, principalmente quando você é um profissional ou tem uma empresa. Se ao fazer uma busca, a primeira coisa a qual está associado é isso, talvez seja o momento de repensar sobre como melhorar a sua imagem na internet.

Isso quer dizer que, sim, você deve se preocupar em construir uma boa Reputação Digital. Mas afinal, o que seria isso? É a maneira como as pessoas criam percepções sobre a sua marca a partir de uma busca online. Por isso, garantir que os seus pontos fortes sejam ressaltados e estejam em destaque é fundamental.

Resumidamente: a impressão que o seu nome gera diante dos assuntos a qual o seu nome está relacionado em uma pesquisa online pode influenciar tanto positivamente, como negativamente no público. Por isso deve-se trabalhar, a seu favor, a sua imagem virtualmente.

Construir cautelosamente a reputação online é uma alternativa que muita gente encontra para melhorar a sua imagem. Sendo assim, quando alguém for pesquisar sobre você, ou a sua marca, é possível fazer com que os resultados mais bem posicionados no Google sejam aqueles associados a coisas positivas e não aos sites judiciais.

Pode parecer algo simples, mas é uma tarefa que exige estratégias bem pensadas. Recomenda-se que isso seja feito por profissionais que tenham o conhecimento para construir uma narrativa coerente e de qualidade. A Hawkz, por exemplo, é uma empresa especializada na construção de reputação online no Google. Se você está em busca de melhorar a sua imagem, saiba que nós podemos te ajudar. Entre em contato com a nossa equipe.