search Created with Sketch.

Como remover nome do Google? Saiba o que é necessário.

Como remover nome do Google - Hawkz

O Google é, de fato, o maior site de buscas do mundo e estamos acostumados a relacioná-lo com tudo que tem a ver com internet. Muitas pessoas e empresas têm procurado remover seus nomes dos resultados de pesquisas do Google, por diversos motivos diferentes, e podem acabar ficando frustradas quando descobrem que este processo pode ter poucas chances de sucesso, uma vez que o Google pouco pode fazer para as ajudar. Mas afinal, é possível remover o nome do Google?

Retirar o nome do Google é uma preocupação não só das pessoas, mas também de empresas e instituições, pois a natureza “eterna” das informações na internet, agora já acumuladas há um bom tempo, têm gerado problemas de todos os tipos no que se refere à segurança e à privacidade.

O Google é uma instituição enorme e o seu site de pesquisas é acessado por milhões de pessoas ao redor do mundo, o que significa que as suas informações que estão na internet podem estar disponíveis para todas essas milhões de pessoas à distância de um clique, e por muito, muito tempo. Hoje vamos falar sobre as possíveis formas de controlar aquilo que o Google mostra sobre você ou sobre a sua marca/empresa.

Nós, enquanto sociedade, estamos começando a compreender que “o que é postado na internet, pode nunca desaparecer de lá” e cada vez mais as pessoas estão tomando mais cuidado com o que elas expõem na internet e buscado manter uma boa imagem na rede, tanto por motivos de segurança e privacidade como para “limpar” a sua imagem no mundo online, e o mesmo vale para as empresas

Por que retirar o nome do Google?

Nos últimos anos, temos visto uma crescente demanda de pessoas e empresas que querem “se excluir” da internet ou, no mínimo, controlar o que aparece ali, e são várias as situações que levam as pessoas a tentarem a fazer isso.

Por exemplo, muitas pessoas não querem que fatos antigos e muitas vezes embaraçosos ou humilhantes sejam eternamente disponibilizados na internet através de uma simples pesquisa pelo seu nome. Podem ser casos simples, como uma notícia sobre a pessoa em um site, ou um blog pessoal, coisas postas em redes sociais e fóruns.

Outra situação muito comum é a questão de informações referentes à processos judiciais disponíveis no Google – sabia que é muito fácil descobrir que você já entrou com um processo contra alguém e ou já foi processado por algum motivo simplesmente procurando pelo seu nome no Google?

Isso tem gerado muitos problemas para trabalhadores e empresários que, apesar de estarem buscando de forma justa os seus direitos, podem ser atrapalhados por isso. Por exemplo, um candidato à vaga de emprego pode acabar perdendo a oportunidade porque o possível contratante descobriu que ele processou um antigo empregador há vários anos.

Quando falamos sobre remover o nome do Google, não nos referimos apenas ao seu nome propriamente dito, mas a todo tipo de informação que possa existir sobre você ou sua empresa na internet e que aparecem nos mecanismos de buscas do Google.

As empresas e empresários, desde microempreendedores à grandes companhias, têm tentado controlar a sua imagem na internet. São muitas as situações que podem levar à esta necessidade.

Por exemplo, imagine que um empresário compre uma loja e que esta loja tem péssimas avaliações em sites de avaliação de serviço feitas anos atrás, sob a administração do antigo dono. Como tirar aquilo dali?

Neste contexto, tem surgindo uma grande demanda de ações administrativas e judiciais que buscam promover este controle e, junto com isso, muitas teses sobre a violação de direitos fundamentais que podem estar associado à essa eterna exposição sobre as nossas vidas na internet através do Google.

Mas como isso pode ser feito? O que o Google pode fazer? Realmente “tem como”? Vamos entender melhor os passos para se remover o nome do Google.

Como remover seu nome do Google

Saiba o que é necessário para remover seu nome do Google

Então, como remover informações dos resultados de sites de pesquisas, em especial do Google?

O Google não remove seus dados da internet

Essa é a primeira coisa que você precisa entender: o Google é um serviço de pesquisas. Isso significa que ele não hospeda nem tem qualquer relação direta com o conteúdo existente na internet sobre você, mas ele apenas mostra o que já existe em outros sites.

Ou seja, o Google não tem controle sobre as informações disponíveis sobre você na internet. Em poucas palavras: não foi o Google que postou, ele só mostrou que alguém postou aquela informação na internet.

O que o Google pode fazer por você

Como explicamos, o Google é um facilitador de pesquisas e não tem controle direto sobre aquilo que é postado sobre você, mas existem algumas informações que a empresa costuma ocultar de suas pesquisas, e estas estão relacionadas às Políticas de Segurança e Ética que a empresa segue.

Então, realmente há a possibilidade de literalmente entrar em contato com o Google e pedir que determinadas informações sejam removidas, mas isso vai depender do tipo de informação em questão, “protegidas” por esta questão das Políticas de Segurança.

Em seu site de suporte, o Google elenca as informações pessoais que poderá remover de seus resultados de pesquisas, que são as seguintes:

  • Remover do Google imagens pessoais explícitas ou não consensuais;
  • Remover conteúdo pornográfico falso e não consentido do Google;
  • Remover do Google conteúdo sobre mim em sites com práticas de remoção abusivas;
  • Remover do Google informações financeiras, médicas e de identificação nacional específicas;
  • Remover conteúdo exposto por “doxxing”: conteúdo que exponha dados de contato com intenções maliciosas;

Percebe como são situações bem específicas? Essas são situações, como dito, protegidas pelas diretrizes da política de privacidade do Google.

Se você entende que o seu caso se aplica a alguma dessas diretrizes, pode entrar em contato com o Google e fazer uma solicitação para remover informações encontradas na Pesquisa Google ou impedir que as informações sejam exibidas na Pesquisa Google.

A solicitação é bastante intuitiva e o site do Google facilita bastante. Você precisará informar onde você viu a informação que deseja remover e te orienta como entrar em contato com o webmaster do site onde a informação se encontra, o que falaremos mais sobre daqui a pouco.

Tem outra coisa muito importante e útil que você pode fazer:: é possível descobrir quem é o proprietário do site que postou informações sobre você. Isso é feito através do Whois, um mecanismo de registro de domínios, IPs e sistemas autônomos na internet, capaz de identificar o proprietário do site. Assim, você pode entrar em contato com ele ou ela e requerer a remoção.

Importante observar que, se o proprietário(a) do site remover as informações que você requereu, elas vão parar de aparecer nas pesquisas, e você pode adiantar essa remoção usando a ferramenta de Remoção de conteúdo desatualizado do Google.

Remoção de informações por motivos jurídicos

O Google também remove informações em função de motivos jurídicos específicos, como conteúdo relacionado à abuso de crianças ou violação de direitos autorais, e disponibiliza a possibilidade de se requerer a remoção por estes motivos através de um formulário você pode requerer ao Google para acelerar esse procedimento .

Mas o que fazer quando não é possível adotar essas estratégias?

Removendo dados de uma página da qual você não tem controle

Muitas vezes, esses problemas com informações sensíveis conseguem ser resolvidas junto com o proprietário do site ou com o provedor de hospedagem, mas há situações que realmente ficam fora do controle das pessoas e empresas.

Por exemplo, sites do judiciário permitem acesso à algumas informações sensíveis, sites que recolhem informações para pesquisas de mercado e acabam vazando esses dados, notícias falsas ou difamatórias, sites grandes que não te atendem, como em serviços de comparação de preço ou avaliação de clientes, enfim, são várias as situações que podem precisar ser endereçadas para se ter um controle do seu nome na internet de uma forma plena.

É neste cenário que se cresce rapidamente o número de processos judiciais e teses jurídicas voltadas à proteção da imagem, do nome e da reputação das pessoas e empresas no ambiente virtual, sobretudo no que se refere à atuação do Google neste sentido.

Existem situações de exposição de informação ou narração de fatos que realmente se configuram fatos ilegais. Em algumas situações, a melhor opção é realmente buscar por orientação de um profissional do direito. Veja bem, embora existam regras e políticas de privacidade em qualquer site ou rede social etc., o que importa de verdade é o seu nome.

Não existem ainda meios realmente eficientes de controlar o compartilhamento e exposição ilegal de dados e informações num ambiente tão difuso quanto o ambiente virtual. Em alguns cenários específicos, uma ação mais agressiva, no sentindo judicial, pode ser a melhor escolha.

Novamente, a ideia é te proteger e proteger o seu nome. Mas só opte por isso quando realmente for necessário, pois pode ser desgastante. Vale ressaltar que muitos escritórios de advocacia estão se especializando nesta área – a do direito digital e na proteção da imagem e do nome – e podem oferecer soluções diferentes e inovadoras em muitos cenários, a medida em que estes profissionais estão sempre se atualizando e o Direito Digital tem se desenvolvido pouco a pouco no Brasil.

Falamos no começo do artigo como a internet tem essa natureza “eterna” e como as informações produzidas no ambiente virtual têm se acumulado por tantos anos.

No campo jurídico, têm-se trabalhado muito com a ideia do Direito ao Esquecimento – a ideia de se garantir ao cidadão que fatos passados que possam lhe causar transtornos não sejam expostos e divulgados para o público de forma indefinida no tempo, ainda que verídicos.

O Direito Digital e a proteção de dados na internet tem sido uma matéria bastante debatida há algum tempo e muitos países, como os Estados Unidos e alguns países europeus, já conseguem lidar com mais efetividade com a proteção de dados dos cidadãos e com os crimes cibernéticos.

No Brasil, vale destacar a publicação da recente Lei de Proteção de Dados, a famosa LGPD, que regula a proteção de dados na internet. É esperado que o debate sobre a proteção do nome e dos direitos fundamentais na internet no Brasil cresça muito nos próximos anos, mas ainda não podemos realmente dizer que as leis e o judiciário brasileiro estejam prontos para cuidar de casos tão diversos e específicos.

A necessidade de uma tutela jurisdicional para lidar com a exposição de informações na internet é um caminho difícil em qualquer situação, porque se presume que existe um dano causado pela exposição de informações sensíveis ou pessoais que você não quer que sejam expostas, por isso a melhor opção é sempre verificar o seu comportamento na internet e construir uma boa reputação, seja você uma pessoa comum ou em relação a sua empresa.

O que fazer quando não conseguir remover o nome ou alguma informação do Google

Como remover seu nome do Google e proteger sua reputação?

Bom, nem sempre você vai conseguir remover o seu nome ou informações sobre você e sua empresa de determinadas pesquisas, mas é importante manter a calma.

Existem estratégias que você pode adotar para manejar esse “dano”. Isso significa que você pode fazer um trabalho de gestão de reputação/imagem e se utilizar de mecanismos digitais para melhorar os resultados que o Google vai te mostrar.

Existem técnicas avançadas voltadas para o manejo de informações na internet – ou o “manejo da reputação” – que visam fazer o controle do que é exposto sobre você na internet. Isso pode ser feito por uma empresa de estratégias digitais qualificada, que entende as regras do Google e sabe como trabalhar com o manejo de reputação de forma coerente, legal e confiável, como a Hawkz, que possui mais de 7 anos de experiência ajudando pessoas a manejar a sua Reputação Digital – além de uma equipe muito bem qualificada.

Tente não tomar atitudes precipitadas e procure fazer as coisas da forma mais civilizada o possível – não adianta agir de forma agressiva em fóruns, sessões de comentários em redes sociais nem no Twitter. Proceda com inteligência e objetividade e procure adotar uma linguagem conciliadora quando precisar negociar com alguém.

Ocultando as suas próprias informações e postagens das pesquisas do Google

Pode ser que você tenha um site, blog ou algum tipo de conteúdo na internet que você não quer que apareça nos resultados do Google, e é possível requerer ao site que não mostre resultados de pesquisas referentes às suas páginas e informações.

Você pode fazer isso utilizando um arquivo robots.txt em seu site, que informará ao Google para que não rastreie aquela página. Entretanto, é importante observar que se o link para a sua página estiver disposto em outro site, a sua página poderá acabar sendo rastreada pelo Google. Isso também se aplica às imagens.

Esse arquivo robots.txt literalmente bloqueia a página dos mecanismos de buscas, então o Google não consegue rastreá-la. Esse método é mais eficiente em relação ao “No Index”. O ‘no index’ é uma tag usada para evitar que o conteúdo seja indexado em sites de buscas, mas isso acaba sendo ineficaz com o Google, que pode acabar rastreando o conteúdo.

Agora você sabe tudo sobre como remover seu nome do Google e está mais ciente de como proteger seu nome a sua imagem em relação à sua exposição na internet. Reconhecemos que realmente remover o seu nome do Google é uma tarefa quase impossível em determinados casos.

Já dissemos antes que a melhor coisa que você pode fazer é avaliar o seu comportamento na internet e a forma como você dispõe de informações pessoais nesse ambiente.

Entretanto, caso você não encontre uma solução direta que realmente possa remover as informações que você quer que sejam ocultadas do Google, não deixe de explorar a opção de manejo de reputação. Uma empresa especializada em Estratégias Digitais, como a Hawkz, pode fazer toda a diferença na segurança dos seus dados e da sua imagem.

Esperamos que tenham gostado deste conteúdo! Conheça o nosso blog e tenha acesso à diversos conteúdos de muita utilidade sobre o mundo digital!