search Created with Sketch.

Como remover o nome de sites judiciais

Como remover o nome de sites judiciais - Hawkz

Muitos de nós já tivemos questões judiciais a serem resolvidas em algum momento de nossas vidas, seja de natureza civil, trabalhista ou até mesmo criminal. Em razão da política dos dados públicos, muitas entidades de caráter judicial podem publicar informações relativas a processos e ações de todo tipo em seus sites.

Essas publicações podem acabar trazendo grandes problemas para os envolvidos, uma vez que divulgam, além do objeto da ação, nomes de pessoas e empresas, algo que pode levar à perda de credibilidade e outras consequências sérias.

Para orientar você sobre as melhores formas de lidar com situações como essas, preparamos esse artigo e lhe orientamos a acompanhá-lo até o fim para que você conheça as alternativas possíveis para salvar sua imagem (ou da sua empresa) quando seu nome vai parar nos sites judiciais. Acompanhe!

O que são sites judiciais?

Algumas páginas da internet tratam e disponibilizam conteúdos judiciais por toda a rede e têm o objetivo de facilitar o acesso da população às informações da justiça do Brasil, de forma mais simples e rápida. São esses os chamados sites judiciais.

Esses canais ajudam as pessoas que têm processos em andamento a conseguir acessar as informações necessárias, uma vez que os sites oficiais que disponibilizam esses dados costumam ter um acesso mais complicado.

Outra função desse tipo de página é oferecer ao usuário acesso a processos e informações judiciais que, apesar de não estarem em seu nome, podem, de alguma forma, interessá-lo.

Os sites dessa espécie obtêm os artigos dos diários oficiais. Por isso é tão difícil remover esses conteúdos da internet, já que eles são liberados para acesso público. Da mesma forma que é permitida sua divulgação nos meios oficiais, ela também é permitida na internet.

Como esses dados podem impactar na reputação de algo ou alguém?

É normal que a maioria das pessoas não aprove a ideia de ter suas solicitações e pendências judiciais expostas na internet. Ainda que essas informações sejam de domínio público, facilitar às pessoas o acesso a elas pode gerar sérios problemas para os envolvidos na ação.

Dizemos isso porque alguns processos podem ser muito comprometedores, dependendo do seu teor ou até mesmo da forma com que são conduzidos ou divulgados.

Ocorre que, quando qualquer usuário pesquisa no buscador do Google informações sobre uma empresa ou pessoa física, caso as informações judiciais estejam em sites bem ranqueados na plataforma de busca, os resultados que irão aparecer nas primeiras páginas serão direcionados aos processos em questão.

Nesse caso, se você tem, por exemplo, uma ação trabalhista em face do seu antigo empregador e essa informação for encontrada pelos novos empregadores, isso pode acarretar uma perda de oportunidade ou gerar algum tipo de constrangimento.

O mesmo vale para pendências criminais que já foram resolvidas, mas que continuam com seu teor sendo divulgado na rede de internet.

Há ainda os casos em que empresas enfrentam grandes dificuldades, ou até perdem sua credibilidade diante dos clientes, ao terem algum processo aberto contra elas por parte de um determinado consumidor. O acesso a esse tipo de informação e ao processo através da internet pode prejudicar – e muito – a reputação empresarial.

É possível remover determinados dados dos sites judiciais?

Em geral, esses sites apenas disponibilizam as informações encontradas nos sistemas da justiça Estadual e Federal, além dos dados constantes na Imprensa Oficial. É possível solicitar a remoção dessas informações junto aos respectivos sites, lembrando que estes removem apenas da sua própria página e não da fonte da informação.

É fundamental destacar que esse tipo de solicitação dificilmente é atendida, uma vez que os sites com informações judiciais não agem de modo a infringir nenhuma lei. Como já mencionamos, os processos divulgados nessas páginas são permitidos para conhecimento público, o que não impede que eles sejam divulgados na internet.

Nesse caso, devemos partir do princípio de que dificilmente uma página que divulgue esse tipo de conteúdo irá atender solicitações de remoção das informações sabendo que essa não é sua obrigação.

De todo modo, como muitas regras, essa também tem suas exceções. As ações que correm em segredo de justiça não podem ser divulgadas, mas caso isso aconteça por uma ou outra razão, basta informar a quebra de sigilo aos órgãos competentes ou ao próprio site responsável para que o conteúdo seja removido.

Como remover o nome de sites judiciais - Arquivos judiciais

Outros casos que podem se enquadrar nos termos de remoção desses canais são aqueles muito específicos, como as ações que citam menores de idade ou nomes de vítimas. Ainda assim, dependendo do tipo de ação, pode haver uma certa dificuldade para exigir a remoção do conteúdo.

Devemos mencionar que muitos sites direcionados a armazenar informações judiciais até oferecem a possibilidade de o usuário tentar remover determinados conteúdos de interesse próprio através de um passo a passo. No entanto, o normal é que essas solicitações sejam recusadas, pelos motivos que já citamos aqui.

Você pode verificar nos termos de uso do site JusBrasil, por exemplo, que há uma referência à remoção de processos que se referem à segredo de justiça, nome de menor, nome de vítima (como já mencionamos) e outros. Ainda que o termo “outros” seja muito abrangente, as chances de um processo que se enquadre nessa categoria ser removido são muito pequenas.

Para solicitar a remoção de conteúdos nos sites judiciais, você deve localizar a menção ao seu nome ou sua empresa, reportar ao site e solicitar, através do preenchimento de algumas informações, que esses dados sejam removidos por poderem causar algum tipo de transtorno.

Normalmente, é necessário ter ou criar um login nestes sites para que seja possível solicitar a remoção das informações. Em muitos deles, é preciso incluir foto do documento pessoal para validar a solicitação no momento em que ela for criada.

Cada site tem o seu prazo para realizar e concluir as análises, que têm a vantagem de serem gratuitas. No entanto, elas não oferecem garantia de aceitação.

Afinal, qual é a saída para se livrar desse problema?

Como você viu aqui, remover o conteúdo de ações judiciais de alguns sites da internet não é algo que obrigatoriamente deve ser feito pelas páginas assim que o envolvido achar necessário.

Como remover o nome de sites judiciais

Essa medida somente é imediatamente aceita em situações específicas, que envolvem processos delicados demais aos olhos da justiça e, por essa razão, não devem ser de conhecimento público.

Mas fique tranquilo porque nem tudo está perdido: existem outras formas de evitar que esse tipo de informação replicada na internet prejudique sua imagem ou de sua empresa.

Se você deseja ter uma boa reputação digital e evitar que os conteúdos de processos judiciais tenham o alcance necessário para prejudicar sua imagem, você deverá buscar meios de construir uma reputação positiva no Google.

A importância da reputação digital no Google para pessoas e negócios

Ter um processo judicial negativo sendo divulgado na primeira página do Google pode ser um grande problema, tanto para pessoas quanto para empresas em diversas circunstâncias diferentes.

Com relação a sites como JusBrasil, Escavador e muitos outros, por mais que eles sejam importantes para o acompanhamento de alguns processos judiciais por parte do público, para os envolvidos nas ações, há um grande risco de ter a imagem prejudicada, já que não é muito difícil esses dados alcançarem as páginas iniciais do Google.

De acordo com a Bright Local, 97% dos consumidores realizam pesquisas online antes de escolherem um estabelecimento com o qual irão fazer negócio. Ou seja, quando uma empresa aparece na primeira página do Google através da referência a um processo judicial, diversos clientes em potencial, muito provavelmente irão desistir do negócio, dependendo do objeto da ação.

Da mesma forma, para uma pessoa física, ter uma ação judicial em seu nome sendo replicada na internet e aparecendo nos resultados das pesquisas online é algo que facilmente pode resultar em perdas e prejuízos. Seja para uma contratação de emprego, negociação com uma determinada empresa ou qualquer outra circunstância, é muito comprometedor ter uma reputação digital ruim mesmo no caso de pessoas físicas.

O fato é que tem sido muito fácil conhecer a reputação de alguém ou de alguma empresa por meio da internet e essa questão pode impactar de sobremaneira nos negócios ou em uma carreira.

É por essa razão que é tão importante se preocupar com a sua reputação digital no Google, já que o buscador é o seu cartão de visitas na internet.

Gestão de reputação digital para prevenir os danos da má reputação na internet

A sua imagem digital será muito melhor se você, além de substituir informações negativas como as contidas nos processos judiciais por conteúdos positivos, realizar um acompanhamento de tudo o que é divulgado na internet a seu respeito ou a respeito da sua empresa.

Afinal, como já foi dito, principalmente se você for dono de um negócio, é muito comum ter referências à sua empresa na internet – e até mesmo divulgação de processos judiciais – sem que você o saiba.

Como remover o nome de sites judiciais 2

Por essa razão, uma gestão de reputação online é uma medida extremamente importante e é uma das principais formas de fazer com que o público tenha sempre acesso às referências positivas sobre você ou seu negócio, ao invés de menções prejudiciais.

A gestão de reputação tem um grande papel na construção da sua presença digital porque monitora e controla todas as referências negativas, além de identificar informações falsas que também podem estar circulando pelas redes e tendo destaque no Google.

O grande objetivo dessa estratégia é garantir uma boa reputação digital aos olhos das pessoas que realizam buscas com o seu nome ou de sua empresa no Google.

Esse gerenciamento é uma forma muito eficaz de reforçar sua credibilidade e, além disso, influenciar as pessoas a confiarem no seu nome ou sua marca.

Não esqueça que as pessoas, em geral, consideram muito as informações que encontram na internet e quando elas estão presentes em sites de confiança, como muitas páginas com conteúdos judiciais, essa realidade é ainda mais perceptível.

Dessa forma, quanto mais você puder ter controle daquilo que está sendo visto pela maioria das pessoas, melhor será para a credibilidade da sua marca ou sua imagem como profissional, consumidor ou pessoa de direito privado.

Não permita que referências indesejadas ao seu nome ou a sua empresa prejudiquem você ou o seu trabalho. Como você viu aqui, é possível se resguardar dos problemas que a divulgação de informações indesejadas pode gerar, ainda que os sites judiciais dificultem a remoção desses conteúdos.

Com o intuito de ajudar você nessa tarefa, temos os melhores serviços de gestão de reputação digital com estratégias certeiras para melhorar a sua imagem na internet e evitar que dados judiciais desqualificantes sejam um problema na sua vida. Caso seja interessante para você, entre em contato conosco ou preencha nosso formulário de contato para conhecer o nosso trabalho.