search Created with Sketch.

Gestão de imagem- qual é sua importância no ambiente corporativo?

Gestão de imagem: Qual sua importância no meio corporativo

Muito se fala sobre ser livre e não se preocupar com o que as pessoas pensam sobre você. Claro que isso é relevante, porém precisamos considerar a gestão de imagem e sua importância no ambiente corporativo. Aqui a máxima mais interessante é sobre a impressão que causamos nas pessoas com nossa imagem e comportamento.

É fato que você poderia, por exemplo, perder a vaga de emprego para alguém menos qualificado caso não se vista adequadamente em uma entrevista. Podemos, então, dizer que a gestão da nossa imagem diz respeito a trazer para fora aquilo que já temos muito bem organizado internamente.

Assim, se quiser saber mais sobre como manter uma boa imagem no ambiente corporativo é só continuar a leitura.

O que é gestão de imagem?

A gestão de imagem é o ato de organizar tudo que diz respeito à impressão que você causa. Por exemplo, sua vestimenta, postura, ações, entre outros detalhes que são muito importantes e ajudam as pessoas na hora de formar opiniões sobre você e trazem uma reputação positiva a seu favor.

Por mais que as pessoas queiram separar a aparência da essência de cada indivíduo, não podemos deixar de lado que isso deve ser considerado. Negar o impacto da nossa imagem como um todo é negar fatos constatados pela própria área de Psicologia.

As pesquisas em Psicologia comprovam o que vemos na prática todos os dias: a primeira impressão é a que fica. Amy Cuddy, professora da Harvard Business School, é da área e pesquisa há anos sobre o assunto “primeira impressão”. Constatou que em menos de um minuto as pessoas tiram suas conclusões com base naquilo que veem.

Então, procuram dois pontos: confiança e confiabilidade. Em outras palavras, enxergamos no outro o quanto ele possui de confiança em si mesmo e no quanto ele pode ser confiável. Imagine, a partir dessas informações, a relevância de fazer uma boa gestão de imagem no ambiente corporativo.

O que pode compor a sua gestão de imagem corporativa

Agora que você já entendeu mais sobre esse mundo, é hora de compreender que vários elementos são responsáveis por compor a sua imagem. As roupas fazem parte dessa lista, mas não estão sozinhas, também precisamos abordar questões como comunicação, comportamento, postura, entre outros.

Ao alçar um cargo de liderança, por exemplo, você precisa ficar de olho no seu comportamento no dia-a-dia e na forma com a qual se comunica. Tanto verbalmente quanto na sua linguagem corporal. Adianta pouco estar vestido como um gestor se você não faz ideia de como um líder deve se portar.

As costas curvadas são um exemplo de pessoa que está fechada para os outros, o que não é atraente para posições de liderança. Assim, com esse trabalho conseguimos a habilidade de controlar o nervosismo diante do chefe. Além de transparecer mais confiança sem perder a humildade em frente à equipe que lidere, entre outras vantagens.

Construindo uma imagem positiva no ambiente de trabalho

O objetivo durante uma consultoria de imagem é poder passar uma imagem positiva quando as pessoas te olham e trazer à tona a credibilidade. E não se engane, não é em relação a montar um personagem, mas construir uma imagem de acordo com suas reais qualidades.

Isso porque um personagem não vai dar conta da sua rotina, a ideia é transparecer o que você já é ou está em direção a ser. Por exemplo, muitas pessoas possuem muito conhecimento em sua área de atuação, mas não conseguem se comunicar tão bem.

A partir dessa informação, sabemos que é preciso trabalhar questões em torno de dicção, oratória, entre outros. São habilidades desenvolvidas para aperfeiçoar sua imagem no trabalho, melhorar relacionamentos, criar novas conexões, além de outros benefícios.

É vantajoso trabalhar sua gestão imagem

Da mesma forma que investimos tempo e recursos financeiros para aprender sobre a área que atuamos, precisamos investir na nossa imagem. Isso significa enriquecer seu poder no mercado de trabalho, seja em uma promoção ou mesmo na hora de procurar um novo emprego.

Temos muito mais visibilidade quando o currículo e nossa imagem se complementam como algo interessante ao entrevistador. Sabemos que pela alta competitividade precisamos em pouco tempo mostrar que somos o que a empresa precisa.

Assim, é muito estratégico contar com essas ferramentas porque, como vimos antes, são poucos os segundos necessários para causar uma boa ou má impressão. Com isso, o segredo para estar na frente dos concorrentes é aproveitar ao máximo essa estratégia.

Pilares para criar uma boa imagem

Você pode partir de alguns pilares se deseja investir na sua imagem pessoal no ambiente corporativo. São três, comportamento, comunicação e aparência. É preciso fazer uma análise para identificar quais pontos podem ser melhorados em cada um desses aspectos.

A sua imagem corresponde ao alinhamento desses três pilares, trabalhando comunicação, por exemplo, em vários âmbitos. Dessa forma você consegue de fato gerir sua imagem, em outras palavras, administrar a impressão que passa para as pessoas.

É enriquecedor quando conseguimos passar exatamente aquilo que pensamos, nossas competências e habilidades com poucos minutos de interação. Pense na relevância disso na hora de dar uma palestra, situação na qual o palestrante tem pouquíssimo tempo para ganhar seu público e manter todos concentrados nele por horas.

Viu como é preciso investir na sua gestão de imagem? A primeira impressão ainda é super importante, além disso, a impressão que você produz nas pessoas todos os dias continua contando. Principalmente quando falamos sobre a importância disso no ambiente corporativo.

Não precisa fazer mudanças bruscas, comece com uma análise e pequenas mudanças, aperfeiçoando algumas habilidades. Assim como não conseguimos dominar um conhecimento de um dia para a noite, também é difícil alterar comportamentos que muitas vezes estão conosco desde a infância.

O que não pode acontecer é ficar estagnado e perdendo oportunidades porque você não consegue colocar para fora aquilo que já existe internamente. Então, arregaçar as mangas é preciso, trabalhar com dedicação na construção de uma imagem profissional que te torne irresistível para o mercado de trabalho.