Marketing de Reputação: o que é e os principais benefícios
Cada vez mais, o marketing é uma área fundamental para as empresas, nos diferentes campos de atuação e nas diversas formas de realizar este trabalho. Por exemplo, o marketing digital é uma ferramenta indispensável atualmente.
Sem uma presença forte nos meios virtuais, que contam com enorme público e são uma forma incrível de aproximação das marcas com os consumidores dos conteúdos e produtos, fica muito difícil ter sucesso e crescer ao longo do tempo.
Ao mesmo tempo, dentro do marketing digital, outros conceitos surgem e se tornam parâmetros importantes para que uma empresa amplie suas ações e entenda se o caminho tomado está sendo efetivo. Com isso, chegamos ao tema central deste conteúdo: o Marketing de Reputação.
A seguir, falaremos mais sobre o que é este tipo de marketing e quais são os principais benefícios que ele traz para uma companhia. Desta forma, gestores e responsáveis por esta área nas empresas poderão entender de maneira mais completa como esta ferramenta pode alavancar novas estratégias e gerar ganhos para o negócio, independentemente de seu segmento e obter novos negócios impulsionados pela sua reputação empresarial.
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O que é o Marketing de Reputação
Para começar, o mais importante é justamente apresentar o conceito. Do que se trata o Marketing de Reputação? Como sabemos, o termo reputação diz respeito à imagem que alguém ou algo tem dentro de um determinado grupo.
Ter boa reputação significa ser bem-visto. Com isso, outras pessoas também passam a admirar, confiar e a considerar porque a imagem geral do indivíduo já é positiva dentro de determinado contexto e cenário.
Ou seja, o Marketing de Reputação trabalha com a ideia de que uma empresa utilize comentários de clientes, críticas feitas por especialistas, posts elogiosos e outros conteúdos positivos para melhorar sua imagem perante grupos maiores de pessoas, empresas e instituições.
Sendo assim, a ideia é mostrar que o negócio já é validado por outros grupos, criando uma boa reputação. Isso, de forma estratégica, é utilizado pela empresa para que novas portas se abram a partir do convencimento de que, de fato, aquela empresa ou serviço tem algo de qualidade a oferecer.
Marketing de Reputação e os comentários Negativos
Enaltecer os melhores pontos da empresa é essencial no gerenciamento de reputação, evitando que as críticas e comentários negativos, que também sempre vão existir nas redes, superem o conteúdo positivo e tomem conta da situação.
Em um ambiente polarizado como as redes sociais e outros meios digitais, criar esta barreira contra pontos negativos é, mais do que importante, indispensável. Se esta gestão não for bem-feita e a balança pender para o lado de comentários e posts críticos, a empresa perde reputação, diminui seu engajamento positivo e fica difícil recuperar posteriormente.
Por isso, o marketing de reputação é uma forma de blindar a empresa e fazer com que os comentários negativos fiquem mais escondidos , quanto ao que foi escrito e dito para elogiar.
Do mesmo jeito que a balança negativa pesa muito, ter uma boa blindagem e sobrepor comentários positivos faz a empresa crescer e ser muito bem-vista dentro do ambiente digital.
O Marketing de Reputação, na prática, atua também como um protetor da empresa, permitindo que a marca não se desgaste no ambiente digital e garantindo que o posicionamento seja sempre positivo. Por isso, é importante que a empresa crie ferramentas para monitorar os conteúdos que são postados e que se referem à empresa.
Ter este controle sobre a situação, nas mais diversas redes, também faz parte do que é o Marketing de Reputação e permite entender que as ações sejam pautadas em números solidificados, para que eventuais necessidades de atuação para conter imagens negativas sejam ativadas nos momentos certos.
Principais benefícios do Marketing de Reputação
Agora, passaremos aos benefícios do Marketing de Reputação. Dentro do conceito do que é este modelo, já ficou claro o caminho positivo que esta ferramenta tem. Agora, aprofundaremos um pouco mais em alguns pontos relevantes.
Confiança dos clientes
Inegavelmente, o Marketing de Reputação tem como um dos grandes benefícios a possibilidade de aumentar a confiança dos clientes e dos consumidores de determinado conteúdo na marca em questão.
Os reviews positivos, os comentários que exaltem a marca e mostrem na prática de que forma ela ajudou em determinada resolução de problema. Tudo isso fará a confiança do cliente (ou potencial cliente, no caso) aumentar consideravelmente.
É uma conta simples de entender: se uma pessoa está buscando na internet uma empresa que venda colchões, ela vai atrás de comentários e posts, de avaliações em sites especializados ou mesmo ranqueamento no Google.
Com um bom Marketing de Reputação, as imagens e comentários positivos se sobressairão, criarão a barreira sobre os negativos, como citamos no tópico anterior e, assim, a impressão passada ao cliente será positiva.
Isso aumenta a chance de que ele se convença e faça o investimento na marca. Ou seja, para criar uma relação de confiança e angariar novos consumidores para o serviço, é preciso ter confiança.
E é inegável que o Marketing de Reputação tem, como um dos principais benefícios, a construção desta relação positiva, a partir de comentários e análises externas, de quem já utilizou o serviço e o aprovou.
Além disso, em um efeito paralelo, as pessoas que tiveram seus comentários e análises publicadas e utilizadas na construção da estratégia tendem a se aproximar ainda mais ao perceberem que suas opiniões foram ouvidas. Afinal, quando fazemos uma análise, gostamos que a empresa à qual foram direcionadas as palavras esteja prestando atenção, independente de o comentário ser positivo ou não.
Maior capacidade de formulação de estratégias
O Marketing de Reputação, com as portas que abre para uma melhor presença digital e criação de uma barreira quanto ao que é dito negativamente do negócio, garante também uma maior capacidade para que a empresa formule suas estratégias.
Também é possível entender se a linguagem usada nos meios digitais é bem absorvida pelo público ou cria uma conexão menor, sem gerar o engajamento desejado. Sem falar na possibilidade de quantificar melhor os temas que são mais comentados, seja para o bem ou para mal.
Enfim, o fato é que, desta forma, a empresa tem mais tranquilidade para repensar o que não está funcionando, entender de que forma ampliar sua presença nas redes, mudar a linguagem usada, a quantidade posts.
E, claro, a partir dos comentários também é possível transcender a seara digital e entender se a empresa é validada por uma alta porcentagem de pessoas. Isso pode ser feito a partir de comparações entre visões positivas e negativas dos produtos, notas que são dadas em programas específicos para isso etc.
Ou seja, toda a estratégia de atuação, desde a digital até à produtiva, pode ser melhor pensada e trabalhada se o Marketing de Reputação estiver em dia para garantir tranquilidade para que as análises sejam feitas. E isso nos leva a outro benefício.
Gerenciamento de crises
A tranquilidade para pensar melhor nas estratégias aparece porque o Marketing de Reputação dá novas ferramentas no processo de gerenciamento de crises dentro da empresa. Perder o controle das redes é um problema enorme atualmente.
Se algum fato acontece, podendo trazer danos à imagem da empresa, o primeiro lugar que a bomba irá explodir é nas redes sociais. Instantaneamente, milhares de comentários vão surgir, com críticas, julgamentos etc.
A partir disso, o nome da marca fica manchado, tornando-se praticamente impossível controlar a situação. Por isso, ter uma estratégia de Marketing de Reputação pré-estabelecida e bem solidificada permite que o gerenciamento da crise seja feito mais rapidamente, garantindo também efetividade maior na resolução.
Este é mais um benefício desta estratégia e, como dissemos, permite que a visão sobre as redes sociais seja feita com mais tranquilidade, já que não é preciso estar apagando um novo incêndio todos os dias, por conta de comentários negativos que possam repercutir.
Conclusão
Fica claro, portanto, que o Marketing de Reputação se baseia em utilizar as avaliações positivas e o comentários elogiosos para tornar uma marca mais forte no ambiente digital, o que é absolutamente essencial hoje em dia.
Isso vai levar ao aumento da confiança dos clientes, ao mesmo tempo que permite que a própria empresa tenha mais calma para analisar as avaliações, positivas e negativas, para extrair soluções e criar estratégias mais certeiras de atuação.
Para completar, o gerenciamento de crises é feito de maneira melhor, já que há uma barreira pronta, com os reviews positivos, para tentar controlar eventuais momentos nos quais os comentários começarem a vir de forma negativa por algum fator.
O mais importante é que os gestores e responsáveis por esta área de uma empresa estejam sempre atentos a diversos fatores, como sites de análises e avaliações, comentários em redes sociais e posts em site e blog, além de buscar entender todos os comentários negativos, tentando reverter esta situação a partir de boas respostas e convencimento.
Quer mais dicas e ajuda quanto a isso? Ligue para nós ou envie seu formulário de contato. Estamos à disposição para o que precisar. O importante é o leitor saber do que se trata e como o Marketing de Reputação ajuda. Se sentir que precisa de nosso auxílio, fale conosco.
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