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O marketing digital como ferramenta de posicionamento de marca

O marketing digital como ferramenta de posicionamento de marca

O que é a sua marca? Resuma ela em uma única frase!

Difícil, não acha? Para a maioria dos gestores e administradores é uma tarefa complicada resumir em poucas palavras tudo o que a empresa nasceu para resolver.

Para o consumidor, pode ser ainda pior. Essa falta de clareza acaba gerando desconfiança do público, afinal, se a marca não é coerente com si própria, qual deve ser a qualidade dos seus produtos ou serviços.

No entanto, ter uma definição clara, não é o suficiente. É essencial divulgar e tornar facilmente reconhecível pelo mercado.

Hoje, o marketing digital é uma ferramenta fundamental para o posicionamento de marca consistente e coerente com o seu propósito.

Dessa maneira, criamos um conteúdo exclusivo para falar sobre essa modalidade tão em voga atualmente, e porque ela é importante para definir o seu negócio. Confira!

O que é marketing digital?

Ainda usamos o termo digital, mas vamos combinar, que agora é só marketing. Empresas que não são, ou não estão online, rapidamente são deixadas para trás.

O marketing digital é um conjunto de ferramentas para operar as redes sociais, buscadores ou quaisquer plataformas online com objetivo de tornar uma marca conhecida, ampliar as vendas, ou consolidar um nome. Para cada um, a meta e o método serão diferentes.

Porém, o conceito é muito próximo do tradicional. É uma maneira de oferecer soluções a indivíduos que buscam resolver problemas, ou que ainda não os identificaram, mas que no futuro podem gerar uma dor de cabeça.

Com o avanço tecnológico, passamos mais de 5 horas nos celulares (Annie Intelligence, 2021). É através dele que fazemos contatos, acessamos redes sociais ou buscamos respostas para as perguntas que tiram o nosso sono.

Tudo está ao alcance de um dedo, o grande problema é filtrar essa informação para conseguir apenas aquilo que é útil em um determinado momento.

Como funcionam os algoritmos

O termo “algoritmo” ganhou uma aura de mistério nos últimos tempos, devido à crescente preocupação com a segurança dos dados na internet. Porém, não é um bicho de sete cabeças.

É um conjunto de ferramentas computacionais, chamadas de “robôs” que analisam o comportamento dos usuários na rede, e direcionam os melhores conteúdos de acordo com cada perfil.

Pode parecer uma invasão de privacidade se olharmos de forma rasa, mas tem muito mais por trás disso.

Imagine que você pesquisou por “cadeiras de praia”. Tenha certeza. Quando abrir a primeira rede social, vai ter uma enxurrada de anúncios relacionados. Se você digitar esse termo, o algoritmo entende que você planeja ir ao litoral, e dependendo do seu histórico de navegação, pode encontrar uma casa para alugar que mais se encaixa ao seu perfil, protetores solares para o seu tipo de pele, escolas de surf se você for esportista.

É claro que isso é feito para vender espaços publicitários, mas admita, é uma mão na roda nesses tempos que precisamos de tudo na hora e não temos nem tempo para fazer uma busca aprofundada.

Algoritmos e o marketing digital

O marketing digital atua exatamente para compreender o algoritmo. SEO, por exemplo, é a técnica de estudar os buscadores e entender quais palavras-chave farão a sua página aparecer no topo.

Os anúncios pagos estudam o comportamento das plataformas de anúncios, e encontram a melhor estratégia para atingir um maior público pelo preço mais acessível.

São inúmeras as formas de se fazer marketing digital, mas todas elas, em alguma medida, significam compreender o algoritmo para desenvolver as melhores estratégias.

Como fica o posicionamento de marca

É um fato que a concorrência cresce exponencialmente. Com a digitalização das coisas, muitos negócios nascem e morrem todos os dias. A grande questão é onde está a sua marca?

Já se perguntou como a Apple consegue vender tanto iPhone se eles são tão caros? A resposta está no posicionamento da marca. A Apple se posiciona sob o lema “Pense diferente”. Se isso é válido ou não, é outra história. O fato é que ela ganha um espaço entre artistas, criativos, jornalistas, ou qualquer pessoa que busca se diferenciar.

Posicionamento de marca, na verdade, tem muito a ver com branding.

Se você pega a sua marca, retira o nome e a logo, o que resta é o branding. É aquilo intrínseco ao negócio, que automaticamente é associado a ele.

Pode ser padrão de cores, filtros, estilos de fotografia, design, ou qualquer característica única, individual.

No marketing digital o posicionamento tem ligação com o relacionamento criado com o cliente. Como a marca será vista por ele.

Vantagens de se posicionar digitalmente

O primeiro ponto, e não tão óbvio, é que empresas digitais transmitem confiança. No passado tínhamos muito medo de comprar produtos online, mas isso mudou ao longo dos anos, potencializado ainda mais com a recente pandemia do coronavírus.

Hoje, empresas que estão online, que divulgam rotinas, apresentam projetos, destrincham cada detalhe dos produtos e contam sobre os bastidores, são as que geram maior ligação com o consumidor.

Isso transmite seriedade e credibilidade. A marca está renunciando às suas fraquezas para mostrar ao consumidor que, de fato, é forte.

No marketing digital a mensagem se espalha

Posicionamento de marca no mundo fora das redes é muito mais complexo. Precisamos que o cliente visite a empresa, fique encantado, e se der sorte, conte para os amigos o que viu.

O marketing digital como ferramenta de posicionamento de marca - Alcance
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Na internet o alcance é muito maior. Mesmo empresas locais podem se tornar reconhecidas mundialmente através do marketing digital. Posicionamento não é sinônimo, mas está muito perto de relevância.

Se você é relevante em um determinado nicho, já está se posicionando como uma autoridade.

O ser humano confia em autoridades, e prefere fazer negócios com quem já tem um histórico.

Você não depende do boca a boca

De acordo com o especialista em marketing Jonah Berger, o “boca a boca” continua sendo a forma mais eficiente de marketing. Confiamos em quem chega por indicação de quem respeitamos.

Mas não é somente com isso que se constrói um negócio.

O SEO tem a capacidade de levar a sua marca, de maneira orgânica, a todas as pessoas que se interessam pela sua solução, mesmo que não saibam o seu nome.

A otimização de serviços de busca (SEO) trabalha através de palavras-chave que definem a sua solução. Quanto melhores forem os seus termos-chave, maiores serão os resultados.

Conteúdo e contexto são reis

Você já deve ter ouvido falar que “conteúdo” é rei. Isso é um fato. Através do conteúdo se constrói relevância. É a melhor maneira de mostrar autoridade e resolver o maior número de problemas da audiência, sem cobrar por isso necessariamente.

Sempre tenha em mente que a venda é um processo muito anterior a “receber o dinheiro”, começa com construção de confiança e respeito. Quando você entrega valor a alguém, essa pessoa se torna fiel.

Porém, não basta um conteúdo rico e completo. O contexto é essencial. De nada adianta dar o seu contato para alguém que não tem interesse nenhum no negócio. O primeiro momento é, na verdade, de entrega.

O retorno vem depois.

Marketing Digital vale a pena?

Essa pergunta é delicada de ser respondida. Depende muito dos objetivos e métodos utilizados. Cada cliente tem uma meta, e cada agência tem o seu método. Porém, via de regra, vale a pena.

O marketing digital é muito mais vantajoso que o tradicional. Os custos são menores, e o alcance das campanhas é maior. Quando falamos em posicionamento de marca, o objetivo é claro: se tornar conhecido e reconhecível.

Assim, quanto maior o alcance qualificado, maiores são as chances de fechar negócios significativos.

Como se comunicar com o público

O posicionamento tem muito a ver com compreender o público-alvo em profundidade. É conhecer a persona, ou um indivíduo fictício que resume bem o cliente do seu negócio.

É alguém que você sabe o nome, data de nascimento, onde mora e o que gosta de fazer. Sempre que desenvolve um produto, serviço ou estratégia de marketing, pergunta para essa pessoa se ela ficaria satisfeita.

Esse exercício é a melhor maneira de compreender se você está conversando com o público da maneira correta.

Posicionamento é a forma como os outros enxergam a sua marca. Não é uma ação que gera resultado imediato. Esse resultado, na verdade, não é palpável. É a sensação do mercado em relação ao negócio.

É um trabalho contínuo de mostrar para o público quem você é e o que faz. Essa demonstração contínua deve ser coerente. Assim, constrói-se toda uma narrativa em torno da solução, que todas as vezes que o consumidor enfrentar o problema, lembrará do seu nome.

Faça pesquisas constantes

Posicionamento de marca é uma visão dos outros sobre você, não como você acredita que é visto. As pesquisas de público-alvo, satisfação do cliente e outras métricas servem para compreender se os esforços estão levando o negócio pelo caminho certo, ou se é melhor mudar de rota.

Leia os comentários e interaja

A caixa de comentários das redes sociais é um mar de informações para compreender como você está se posicionando. Neles é possível compreender a linguagem utilizada e as referências em comum entre os seguidores.

Dessa maneira você tem uma boa noção do que faz as pessoas seguirem o seu negócio, e não a concorrência.

Ainda, respondendo os seguidores você gera uma ligação, mesmo que momentânea. Demonstra interesse genuíno em cada pessoa. Quando a empresa é grande, se torna difícil, mas no início, é fundamental conversar com cada cliente individualmente nas caixinhas.

Coesão é fundamental para o posicionamento

Posicionamento de marca tem como um dos pilares a coesão e a coerência. Se a sua marca vende planos de saúde, não faz sentido uma linguagem jovial e empolgada para adolescentes. Não são eles que contratam esse serviço.

Tomando esse mesmo exemplo, você não deveria patrocinar eventos para a venda de cigarros. Entende? Não faz sentido!

Quando uma pessoa entra no Instagram do seu negócio, ou canal no YouTube ela vê os mesmos padrões se repetindo, ou a cada conteúdo é uma maneira totalmente diferente?

O ser humano quer padrões. Posicionamento de marca quer delimitar um espaço em que a sua marca é, se não a única, a melhor.

É como um propósito. Se posicionar é assumir um lugar de protagonismo para contar a própria história. Mostrar que não é apenas um storytelling vazio e encomendado, mas algo que reflete genuinamente os valores da marca. É provável que aquilo que está na tela, são os bastidores de fato.

Foco é essencial

Manter uma linha narrativa consistente é um exercício de autodisciplina e foco. Cada negócio está em um momento diferente. Quando estamos nos posicionando, não é hora de ficar vendendo.

O marketing digital como ferramenta de posicionamento de marca - Foco e consistência
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Lembre-se de que quando você está muito ocupado vendendo, não tem tempo de ganhar dinheiro.

É apenas com posicionamento de marca que os negócios ganham vida e um espaço na alma dos clientes.

Marketing digital é só marketing

Já falamos disso no começo, mas é importante enfatizar. Quem não está na internet, não está se posicionando em lugar nenhum. É no mundo online que o público está empenhando esforços para solucionar problemas e resolver dilemas.

O marketing digital dá ao seu negócio uma via direta de comunicação com o cliente, e mantê-lo informado de tudo o que está acontecendo é uma forma de demonstrar o quanto se importa com ele.

Dominar os algoritmos é o segredo para um posicionamento eficiente. É a melhor maneira de estar no topo dos resultados do Google ou ter maior alcance nas redes sociais.

Quando você se posiciona, está afirmando o poder da marca de mudar vidas e resolver de uma vez por todas os problemas de outra pessoa. Empresas que trabalham nessa área com maestria, estão nos corações dos indivíduos desde antes de nascerem.

Tome como exemplo a Nestlé, que comanda a confeitaria brasileira com o leite condensado. A Apple conta uma história tão inovadora que é campeã em telefonia. Ainda, a Havaianas, na qual o seu produto é chamado de “havaianas” independente de ser dessa marca ou não.

Posicionamento de marca é fundamental para a perenidade dos negócios, e marketing digital, a porta de entrada.

Acesse o nosso blog para mais conteúdos como esse, e para compreender como as soluções digitais podem ajudar o seu negócio a se tornar mais relevante.

Foto Principal: DepositPhotos (autor tashatuvango)