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O desafio de empreender durante a crise (Covid-19)

Hawkz - Empreendedorismo e Coronavirus

Sim, Infelizmente o cenário atual no mundo não é favorável. No dia hoje, em que escrevo este artigo, estamos passando por uma pandemia global devido ao Corona Vírus (Covid-19), já foram mais de 1.309.439 casos confirmados no mundo e 11.450 casos confirmados no Brasil. As medidas de quarentena estão sendo tomadas onde os comércios foram obrigados a fechar as portas e o impacto na economia é grande e preocupante, porém, são medidas necessárias buscando o achatamento da curva para reduzir a velocidade de contaminação (Entenda melhor aqui). E agora?

Saltar de um penhasco e construir o avião durante a queda em meio a uma pandemia global

Você, como empreendedor, já deve ter escutado frases como esta acima. Empreender não é fácil e, não à toa, a palavra mais utilizada no meio do empreendedorismo é resiliência. Além de resistir a todas as pancadas e imprevisibilidade do mercado ainda é necessário lidar com o psicológico do empreendedor.

Um bombardeio de informações e incertezas que podem nos sufocar enquanto vemos nossos clientes evaporando, as contas chegando, o racionamento de pró-labore e o peso de ter que dispensar colaboradores sabendo que eles precisam mais do que nunca daquele trabalho.

Em meio a tudo isso, diversos empreendedores “gurus” dizendo que se você não transformar os limões do Covid-19 em limonada, não será digno do “status” de empreendedor. 

Então, atenção! Está tudo bem aceitar que o momento é crítico, está tudo bem não conseguir fazer yoga, meditar, aprender um novo idioma, tocar ukulele, cuidar dos filhos e empreender, tudo ao mesmo tempo, enquanto nas suas redes sociais pipocam posts motivacionais de pessoas “vencedoras” lhe dizendo o que você deve ou não fazer. Somos humanos e reconhecer isso nos faz mais forte e mais centrados.

O que fazer então?

Como ser estratégico em meio a uma pandemia, às incertezas e à ansiedade da geração pós-moderna bombardeada de informações simultâneas a serem digeridas?

1- Aceite o cenário: 

Sim, sabemos que não é o melhor dos mundos, mas aceite. Não é uma receita milagrosa, mas aceite sua dor e o momento difícil, se afaste um pouco dos perfis excessivamente motivacionais, pois o mundo dos negócios se baseia em realidade e a realidade tem um lado de bônus mas também um grande ônus e, entender essa realidade te ajudará a ter uma perspectiva mais realista para seguir em frente;

2- Respire fundo: 

É mais simples do que parece, mas não é fácil, respire fundo, tenha calma, ninguém nervoso e ansioso conseguirá traçar uma boa estratégia de negócio em um momento tão desafiador como o qual estamos passando. Crie mecanismos para seguir mais centrado, seja com meditação, terapia, ou simplesmente desacelerando os pensamentos negativos. Veja o que pode funcionar melhor para você;

3- Arrume a casa e busque equilibrar as contas: 

Pense friamente sobre o que é possível fazer, é hora de analisar aquela planilha financeira com estratégia, analisar todas as suas despesas fixas, variáveis, comissionamento, etc. Veja o que é possível reduzir e renegociar com fornecedores e parceiros e o que mais for necessário para buscar o ponto de equilíbrio dentro do cenário atual.

De acordo com dados da SIMPI SP (Sindicato da Micro e Pequena indústria do Estado de São Paulo) apenas 11% das Micro e Pequenas indústrias tem capital de giro para manter a atividade por mais de 1 mês. Esse é um número que preocupa, pois é necessário ter consistência financeira e um plano de contingência para momentos como o que estamos passando.

Procure entender, ao analisar seu financeiro, de que forma a empresa conseguirá sobreviver pelos próximos 3 a 6 meses dentro do cenário atual para, a partir daí, planejar um plano de ação.

4- Plano de ação: 

É necessário pensar de forma estratégica, não há uma receita de bolo para isso, afinal, cada negócio tem suas particularidades como segmento, nicho, público-alvo, concorrência, dentre outras diversas variáveis que incidem sobre qual estratégia será a mais adequada. Mas leve em consideração que uma coisa veio para ficar, e é o digital, afinal o isolamento está fazendo as pessoas e as empresas se adaptarem para trabalhar de forma remota com reuniões online, atendimento por aplicativos, vendas por e-commerce, dentre vários outros recursos envolvidos nessa adaptação digital. 

5- Adaptação Digital:

Seja qual for o seu empreendimento, é necessário pensar no digital e em como se conectar com seus clientes, parceiros e toda a cadeia de forma digital. Por exemplo, se sua empresa já possui um site, pense que ele precisa agora de mais atenção do que nunca pois todas as pessoas estão consumindo ativamente conteúdo na internet, conforme dados das operadoras de banda larga no Brasil houve um aumento médio de 40% no tráfego de internet só nos três primeiros dias de quarentena.  

Se sua empresa ainda não possui um site, corra para fazer um, seja um profissional de alta porformance (se possuir caixa para investimento) ou um site simples em uma plataforma SaaS (Wix, Wordpres.com, Squarespace etc). Se você vende um produto e ainda não possui e-commerce, é urgente criar um. Existem diversas plataformas básicas no modelo SaaS para começar a vender como loja própria (Loja Integrada, iSet, Shpify etc) ou como marketplace (Mercado Livre, Amazon, etc).

Se sua empresa já possui e-commerce, é necessário dar uma atenção ainda maior para ele, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, lojas virtuais registraram alta de mais de 180% em transações .

E se sua empresa vende um tipo de serviço específico, de que forma você irá se posicionar em meio à crise que lhe permita crescer com consistência e empatia junto a seus clientes neste momento delicado?

6- Atenção no Marketing

Leve em consideração que estratégias de posicionamento, marketing digital, vendas e relacionamento com o cliente são fundamentais nesse processo de adaptação digital, afinal são os meios para trazer novos clientes para seu negócio e assim gerar receita. 

Note que há uma infinidade de cenários e possibilidades e minha intenção neste artigo é de mostrar isso: que há caminhos para navegar e se reinventar neste momento. Procure conversar com outros empreendedores e profissionais de áreas estratégicas como financeira, marketing, administradores, mas cuidado com o excesso de informação pois é necessário ter foco e não se perder em meio à tantas informações.

Tudo isso vai passar

Sim, a crise vai passar e você sairá fortalecido dela. Os que souberem se adaptar e resistirem, sairão na frente quando o cenário econômico começar a se estabilizar novamente. Aproveite essa oportunidade para destravar um novo cenário em sua mente: de infinitas possibilidades estratégicas para o seu negócio, por mais difícil que possa parecer neste momento, é possível, é necessário!

Estamos juntos! ?

Um Abraço.