search Created with Sketch.

Os passos necessários para remover o nome do Escavador

Os passos necessários para remover o nome do escavador

Hoje em dia, com as diversas bases de dados existentes na internet, é simples encontrar uma série de informações sobre si mesmo ou outra pessoa. Sites especializados neste tipo de trabalho, que tem vantagens e desvantagens, existem e são bastante completos. É o caso, por exemplo, do Escavador.

A página foi criada e é mantida para abrigar diversos dados públicos sobre pessoas, empresas, instituições. Nenhuma informação é hackeada ou coisa do tipo. Todos os detalhes contidos no site são frutos das análises de processos e de dados publicados nos Diários Oficiais, tribunais de Justiça etc.

Mas, muitas vezes, as pessoas preferem que informações referentes ao seu nome não fiquem expostas em uma rede a qual qualquer indivíduo tem acesso, podendo conhecer mais detalhes. Assim como a remoção do nome no JusBrasil, a pessoa em questão tem o direito de remover o nome do Escavador.

Como remover o nome do Escavador?

Mas como fazer isso? Este é o tema deste conteúdo. Explicaremos o passo a passo para que o sujeito que se sentir intimidado, preferindo não ter as informações expostas no site Escavador tenha a possibilidade de retirar os dados por si mesmo, sem necessidade de ações judiciais, reclamações nem nada do tipo.

Portanto, continue lendo este texto até o fim para saber exatamente como fazer para que o seu nome deixe de constar na plataforma Escavador.

Primeiros passos

Ao acessar o site, o interessado estará na página inicial e, a partir disso, começa o trabalho real de remoção das informações desejadas.

Pesquise o termo desejado. Para apagar as informações referentes à pessoa, digitar o nome completo costuma ser a escolha mais eficiente. Feita a pesquisa, aparecerão todos os registros que, de alguma forma, contenham o nome do indivíduo em questão.

Aí, é necessário entrar na página desejada e, logo no alto da tela, haverá um ícone com a inscrição “Remover Informações”. Clicando no botão, aparecerá um aviso indicando qual ação está sendo iniciada.

Após a leitura do aviso e a confirmação de que é a intenção seguir o processo de remoção, o usuário receberá em sua tela um formulário. Nele, haverá uma série de informações a serem preenchidas, confirmando o procedimento, mostrando as razões e comprovando que a pessoa em questão quer remover o conteúdo etc.

Alguns detalhes importantes neste momento: é preciso conferir a grafia, do nome pesquisado e dos nomes que constam nos documentos, para que não haja equívoco na remoção. Ao longo do preenchimento do formulário e da seleção de quais documentos serão removidos, uma série de avisos serão dados para que a pessoa não cometa erros e, caso se equivoque, seja alertada antes de finalizar o processo.

É fundamental que o indivíduo abra os links que está removendo e confira se o nome é o próprio e se está tudo certo. Isso é ainda mais importante quando a pessoa tiver nome e sobrenome comuns e repetidamente vistos na sociedade. Apagar um conteúdo que não é próprio é um erro grande, já que a pessoa prejudicada pode não saber ou gostaria que o dado em questão estivesse presente no Escavador.

Por isso, a atenção deve se redobrada, com várias checagens e sem pular nenhum link só por imaginar que a página em questão diz respeito a quem quer apagá-la.

Verificação de dados e prazo de espera

Para mostrar como o Escavador se preocupa com a segurança dos dados e o apagamento apenas do que realmente for desejado, o usuário tem mais uma verificação de dados após clicar o botão de enviar os formulários necessários.

Mais uma vez, é pedido que a pessoa verifique os dados submetidos, os valide novamente e, posteriormente, confirme o envio e a intenção de remoção do nome no Escavador. Depois disso, é preciso esperar.

O sistema do site faz uma checagem do pedido de remoção, o que é feito de forma automática, garantindo velocidade e resolução da questão em um prazo de 72 horas. Caso todas as informações estejam corretas e o sistema acredite que o pedido é verdadeiro e feito de forma limpa, a remoção é concretizada.

Passado o período de análise, o usuário pode voltar ao site e pesquisar novamente pelo próprio nome para ver se realmente houve a exclusão dos dados. Se sim, tudo certo. Se não, é preciso checar qual foi o erro cometido no meio do caminho.

Detalhes importantes

Algumas questões precisam ser elucidadas para que as pessoas não tenham a ideia errada de como funciona o Escavador e por que a remoção no site judicial em si não significa que os dados estão apagados da internet.

Primeiro, a página indexa documentos, processos e outros dados oriundos de sites oficiais, Diários da União etc. Isso já foi dito acima. Portanto, a exclusão é feito na página do Escavador, mas se a pesquisa for feita no banco de dados das instituições em questão, as informações seguem sendo encontradas.

Outro fator: como o sistema apaga as informações do site Escavador, ao pesquisar nele não haverá mais os dados em questão. Mas o Escavador não consegue, e nem pode, apagar links que estejam presentes no Google e que remetam a outras páginas que façam serviço semelhante.

Portanto, a exclusão é exclusiva da plataforma Escavador, não da internet em geral. Por vezes, pessoas podem achar que estão tirando suas informações da rede, mas não é isso. E não há nenhuma responsabilidade do site em questão se outras páginas mantêm seus links, inclusive com acesso pelo Google.

Além disso, nos aprimoramentos de segurança feitos pelo Escavador, para que terceiros não pudessem invadir dados e apagá-los, chegou-se a este modelo explicado passo a passo acima. Qualquer outra forma (e-mail, contato no site etc.) não corresponde ao processo real de remoção dos dados.

Fale com a gente

Agora que você já sabe como remover seu nome do Escavador e quais cuidados tomar para não se enganar durante o processo, não perca tempo e fale conosco. Trabalhamos diretamente com marketing digital e reputação na internet. Portanto, se você precisa de ajuda nisso, entre em contato por telefone ou formulário. Estamos prontos para atendê-lo e trazer a solução para o seu problema.