O que é reputação digital e como construir uma imagem positiva
A primeira impressão é a que fica? Neste artigo, entenda como a reputação online pode influenciar o sucesso de uma empresa ou marca pessoal
A reputação digital de uma pessoa ou empresa deixou de ser apenas um aspecto secundário da comunicação e se tornou um fator determinante em decisões de compra, contratações e até na vida pessoal. Construir uma reputação online positiva pode impactar diretamente nos lucros de uma empresa e na contratação de especialistas.
Segundo a pesquisa State of Search Brasil, que analisa o comportamento de busca dos brasileiros na internet, 70% dos consumidores iniciam sua jornada de compra pelo Google. Agora, o consumidor é o protagonista das decisões e estabeleceu novas regras de relacionamento com a chegada da comunicação bidirecional.
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Reputação digital e o consumidor moderno
O consumidor moderno é exigente, curioso e consciente do seu papel nas relações comerciais. Um estudo da Edrone revelou que 59% dos consumidores recorrem ao Google para buscar informações sobre serviços, e 48% dos entrevistados levam em consideração as opiniões publicadas por outros usuários.
Esse novo estilo de comunicação e consumo evidencia a importância de construir uma reputação digital positiva para promover empresas, marcas pessoais e serviços. A seguir, vamos explorar mais o conceito e como você pode construir uma imagem positiva no Google e em outros ambientes digitais.
O que é reputação digital?
Reputação digital é a forma como uma pessoa ou empresa é percebida na internet. Também chamada de reputação online, ela é moldada por todas as informações disponíveis nos resultados de pesquisa do Google, redes sociais, sites de notícias, agregadores de dados, entre outros.
Essas informações definem como sua marca pessoal ou empresa será vista pelo público. Quando você pesquisa seu nome, o que aparece? Os resultados refletem quem você realmente é? O primeiro passo para identificar possíveis crises de imagem e começar a construir uma reputação digital positiva pode começar a partir de uma simples busca no Google.
Por que a reputação digital é importante?
Agora que você entende o conceito de reputação digital, é fundamental refletir sobre a importância dessa estratégia. A voz ativa do cliente, a variedade de empresas e profissionais disponíveis, e a ampla quantidade de informações na internet tornam a reputação online um fator essencial para se destacar.
Quando alguém “dá um Google” sobre você, os resultados podem refletir como os clientes e o mercado te enxergam, impactando em sua vida pessoal e profissional. Por exemplo, um médico com um perfil completo em um site de saúde e com ótimas avaliações provavelmente atrairá mais pacientes do que um profissional com comentários negativos ou sem presença digital.
Uma pesquisa do Grupo Consumoteca apontou que 80% das pessoas consideram essencial que um produto, empresa ou profissional tenha boas avaliações nos meios digitais. Estar presente de forma positiva em plataformas como Reclame Aqui e Google Meu Negócio agrega valor de mercado.
Impactos negativos e positivos da reputação digital
Vale ressaltar que, muitas vezes, a ausência de uma presença digital pode causar mais insegurança nos consumidores do que avaliações negativas. Geralmente, empresas e profissionais só percebem a importância da reputação digital após enfrentarem uma crise, momento em que buscam soluções para gerenciá-la.
Nem sempre o que é divulgado é verdadeiro. Pessoas físicas ou empresas podem ter sua reputação prejudicada pela disseminação de notícias falsas, ataques de haters ou estratégias de concorrentes para posicionar resultados negativos. Ignorar a relevância da reputação digital pode deixá-lo vulnerável.
Reputação online negativa
Entre os impactos mais óbvios de uma reputação digital mal gerenciada estão a queda nas vendas, contratações e oportunidade de parcerias. Sem um monitoramento adequado, a credibilidade da sua empresa ou marca pessoal pode ser seriamente comprometida.
Uma reputação digital negativa pode comprometer também oportunidades profissionais, afetando tentativas de trocas de emprego, mudanças de carreira e até a solicitação de promoções. Além disso, algumas pessoas podem enfrentar crises em sua vida pessoal, como problemas em relacionamentos, dificuldades legais e financeiras, influenciadas pela divulgação de dados sensíveis ou informações negativas.
Reputação online positiva
Por outro lado, construir uma reputação digital sólida é essencial para o sucesso de empresas e marcas pessoais. O número de buscas por termos como “essa empresa é confiável?” cresce a cada dia, e consumidores valorizam a possibilidade de compartilhar suas experiências e ler o ponto de vista de outros usuários.
Os resultados digitais que surgem sobre você são importantes. Ao mapeá-los, é possível avaliar como está a sua reputação digital e se há necessidade de ajustes. Interações positivas nos canais digitais funcionam como prova social, influenciando decisões de negócios e contratações.
Empresas e marcas pessoais que investem em estratégias de reputação digital tendem a aumentar suas vendas, atrair oportunidades profissionais e consolidar sua autoridade em determinados setores.
Como construir uma reputação digital?
Construir uma reputação digital sólida exige tempo e o apoio de especialistas em comunicação, marketing digital e relações públicas. Uma estratégia eficaz inclui monitoramento, planejamento, mapeamento de cenários, produção de conteúdo, SEO, presença digital em canais estratégicos e bom relacionamento.
Não é necessário estar em todas as plataformas, mas é essencial manter os perfis atualizados e coerentes com o seu público.
Reputação digital e as redes sociais
O Brasil ocupa o segundo lugar global em tempo diário de acesso a redes sociais. De acordo com levantamento do DataReportal 2024, as redes mais acessadas pelos brasileiros são: Instagram, Facebook, TikTok, X (Twitter), Youtube, LinkedIn e Pinterest.
Diante disso, é possível enxergar o potencial desses canais para se relacionar com o público e construir uma reputação digital relevante. Quando desenvolvidos de forma estratégica, esses perfis são ambientes valiosos para a construção de relacionamento, autoridade e para entender o comportamento do seu mercado.
Entre as redes mais fortes para estratégias de reputação online está o LinkedIn. Esse canal conta com 75 milhões de usuários brasileiros e se tornou uma rede corporativa fundamental para profissionais de diversos segmentos, como executivos e CEOs.
Ao acessarem essa rede social, os usuários buscam estabelecer relacionamentos e procurar novas oportunidades, mas também encontram um espaço seguro para se manterem atualizados e desenvolverem um branding pessoal e corporativo assertivo.
Porque o Google é importante para a sua reputação?
Em relatórios recentes realizados pela DataReportal, os motores de busca estão entre os sites mais acessados, somando mais de 80% das visitas globais. Entre os buscadores populares, o Google ainda é o site mais acessado do mundo, com 85,59 bilhões de visitas mensais.
Isso comprova a relevância do Google na construção de uma reputação digital. Os resultados da SERP (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa) devem estar de acordo com a imagem que você ou sua empresa deseja passar ao consumidor.
A partir do mapeamento e análise desses resultados, é possível fazer um diagnóstico da sua reputação online. Se houver crises ou resultados negativos, existem estratégias para inserir novos resultados ou, em alguns casos, até remover conteúdos e dados sensíveis.
A primeira página do Google é o espaço de visibilidade mais importante para aumentar os acessos orgânicos ao seu site, loja, blog ou redes sociais. Para fazer parte das primeiras posições, é necessário criar conteúdos de qualidade, desenvolver canais otimizados e implementar estratégias alinhadas às boas práticas de SEO.
Os primeiros resultados do Google não aparecem por acaso. O buscador faz uma varredura de conteúdos que estejam alinhados à palavra-chave inserida, por isso, as estratégias de reputação digital precisam ser elaboradas com base no que o Google considera importante.
A importância do monitoramento digital
O monitoramento digital é uma estratégia importante para acompanhar possíveis crises, identificar cenários e oportunidades. Nessa etapa, o objetivo é identificar tudo o que foi dito sobre você na internet e agir prontamente para conter a propagação de dados falsos ou difamatórios.
O relacionamento com o cliente e o monitoramento de críticas, elogios e sugestões também são considerados na etapa de planejamento. Ser ágil, proativo e se empenhar para resolver a dor do usuário, fazem parte de um processo valioso na construção de uma reputação digital positiva.
3 ferramentas de gestão de reputação digital
Diante dos milhões de acessos e do volume frequente de conteúdos publicados diariamente, contar com ferramentas pode automatizar e facilitar o controle da sua reputação.
Abaixo, listamos algumas sugestões que podem auxiliar:
Google Alerts
Por meio dessa ferramenta, é possível cadastrar palavras-chave que deseja monitorar, configurando termos, regiões, frequência, entre outros dados. Dessa maneira, o Google mostrará todos os resultados indexados que citam o seu nome ou o da sua empresa. A ferramenta é gratuita e mostra os resultados mais importantes sobre o que você deseja monitorar.
Knewin
Se você procura uma ferramenta mais completa para monitorar sua reputação digital, a Knewin pode ajudar. Trata-se de um recurso pago, mas que realiza uma varredura de todas as menções à palavra-chave que deseja acompanhar. Com esse monitoramento, é possível antecipar crises e tomar decisões assertivas.
Hootsuite
Outra ferramenta bastante conhecida no mercado de redes sociais que pode auxiliar na gestão de reputação digital é o Hootsuite. O recurso de social listening mostra o que as pessoas estão falando sobre você ou sua marca na internet e o sentimento dos comentários. Essa ferramenta também é paga, mas conta com recursos adicionais, como: publicações e agendamento de posts.
Cases de reputação digital
Empresas e especialistas compreendem cada vez mais o poder da reputação digital para ampliar sua autoridade. Os cases listados a seguir apontam tendências de marcas que escutam os usuários, interagem e aprendem com o feedback.
Entre os cases de sucesso está a Netflix. Além de ter uma estratégia de conteúdo eficaz em canais estratégicos, a empresa monitora a comunidade e explora as oportunidades que surgem a partir dos comentários. O streaming cria conteúdos com base em reviews positivas e negativas dos usuários, tudo com um tom de voz bem-humorado.
A Amazon é um case interessante para entender como a qualidade de seus serviços pode impactar a reputação digital. A agilidade nas entregas, variedade de produtos disponíveis e facilidade de compra refletem na percepção positiva dos usuários sobre a empresa, resultando em comentários e interações favoráveis.
Por fim, é importante destacar que as estratégias de reputação digital valem não apenas para os grandes players. Essas ações têm um papel importante na divulgação de pequenas e médias empresas, podendo auxiliar também no fortalecimento da autoridade online de especialistas como: médicos, advogados, executivos, CEOs, profissionais autônomos, entre outros.
Como gerenciar a sua reputação digital?
Gerenciar a sua reputação online deve ser parte integrante de qualquer estratégia de marketing pessoal ou digital. Utilizar o potencial da internet para divulgar seu trabalho, combinado com uma gestão ativa da reputação, é essencial. De nada vale estar em todos os canais, desenvolver conteúdos otimizados, se a sua imagem estiver negativa.
Entre os aspectos mais importantes do gerenciamento de reputação digital para sua estratégia de marketing estão:
- Definir um tom de voz claro;
- Humanizar sua marca ou perfil;
- Ter presença em canais adequados ao seu setor;
- Implementar estratégias de relações públicas;
- Monitorar e gerenciar crises;
- Publicar conteúdo relevante;
- Controlar a qualidade dos processos internos;
- Criar um plano de ação para reverter resultados negativos.
Tendências de reputação para os próximos anos
A reputação digital tornou-se um ativo crucial para os negócios e pode abrir novas oportunidades, aumentar seu público e a demanda pelo seu serviço ou produto. Para esse setor, algumas tendências devem se fortalecer nos próximos anos.
Medidas de monitoramento, interações mais rápidas e personalizadas, acompanhamento das oportunidades de conteúdo e insights gerados pelos consumidores e a constante atualização já fazem parte de uma estratégia adequada.
Além das medidas já listadas, as tendências apontam para a necessidade de estudos constantes sobre novas ferramentas, compreender as atualizações dos algoritmos, estudar as tendências de comunicação e o uso crescente de inteligências artificiais.
Podemos ajudar a construir a sua reputação digital
A Hawkz oferece estratégias digitais personalizadas para ajudar empresas, profissionais e marcas pessoais a construírem uma reputação digital que se destaca no mercado. Com um planejamento eficaz, executamos técnicas sob medida para as necessidades do seu negócio, oferecendo transparência e relatórios detalhados em todas as etapas do projeto.
Fotos: Freepik
Fontes pesquisas:
https://www.gofind.com.br/blog/como-a-pesquisa-online-influencia-na-jornada-de-compra-do-brasileiro/
https://edrone.me/pt/blog/consumidor-digital-ecommerce
https://veja.abril.com.br/coluna/radar/80-dos-brasileiros-levam-em-conta-avaliacao-de-produtos-antes-da-compra
https://wearesocial.com/uk/blog/2024/01/digital-2024-5-billion-social-media-users
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