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Como Construir e Manter uma Boa Reputação Empresarial

Reputação Empresarial - Hawkz

Você sabe tudo o que precisa sobre reputação empresarial? Entender o quanto esse conceito é importante no mundo dos negócios é essencial. Contudo, nem todos dão a devida importância para algo que influencia diretamente no seu lucro e no futuro da sua marca. Por esse motivo, estamos aqui para falar um pouco mais sobre como a reputação empresarial é importante para o seu negócio. Além disso, você vai conhecer as vantagens de investir nisso, além de dicas para nutrir a reputação da sua empresa. Boa leitura!

O que é reputação empresarial?

Ao abordarmos o tema da reputação empresarial, ou reputação corporativa, a primeira associação que se faz é com a imagem que se projeta da organização para o mercado e para os consumidores. E a imagem de fato faz parte da reputação, mas há mais no tema para ser abordado.

A reputação é constituída por mais do que somente a imagem de uma marca. Ao longo dos anos, as empresas constroem sua reputação através de ações que moldam a percepção do público diante da empresa – tanto funcionários, como investidores, fornecedores e o próprio consumidor final.

A reputação de uma empresa equivale a uma poupança de confiança do público, ela deve ser guardada e mantida pela marca para ser utilizada em momentos importantes para a organização.

Por que a reputação é importante para uma empresa?

Ter uma boa reputação é essencial para o sucesso negocial, principalmente em longo prazo. Isso ocorre, pois, por melhor que seja a equipe de marketing de uma empresa, por mais campanhas que faça, nenhuma empresa sobrevive com uma relação ruim de pouca confiança para com o seu público. É muito importante que o público tenha confiança na marca que consome.

A reputação não trata apenas dos moldes de comunicação organizacional das companhias, a reputação também é essencial na gestão estratégica de qualquer organização. Isso ocorre, pois, a partir do conceito que os públicos têm sobre a sua marca, há possibilidade de traçar objetivos mais precisos para a companhia e também, a certo nível, contar com o engajamento dos públicos para o crescimento negocial da firma – e tudo isso depende da reputação da empresa.

A reputação de uma companhia também pode ser responsável pela maior ou menor participação do mercado em suas ações, a reputação está diretamente relacionada com o engajamento. Ter uma boa reputação pode significar perante o público que sua empresa realmente entrega o que promete, e esta relação de confiança sólida é o que leva a mais investidores e consumidores.

Outro ponto que torna a reputação empresarial importantíssima, tendo papel estratégico na direção de uma companhia, é o momento de crise. Uma marca de má reputação tende a se afundar mais nos momentos de crise, ao passo que quanto melhor a reputação de uma empresa é, mais boa vontade o mercado terá em auxiliá-la a se recuperar. É o caso, por exemplo, de marcas como a Zara, que teve sua imagem atrelada ao trabalho escravo – o público provavelmente não se engajaria em campanhas desta marca em momentos de crise, bem como investidores.

O público em geral segue a tendência de apoiar mais as empresas que possuem uma reputação e um histórico positivo, sem grandes manchas – tais como o exemplo da Zara. Uma crise geralmente é encarada pelo público como um mau momento, e se o histórico da companhia é positivo, o engajamento é quase certo.

Benefícios de uma boa reputação empresarial

Reputação Empresarial Hawkz
Foto: DepositPhotos (Autor Pannawat)

Existem benefícios de se ter um boa reputação empresarial, impactando diretamente no lucro do seu negócio, por exemplo. Além disso, até mesmo para o futuro, é possível garantir bons resultados ao trabalhar a imagem do seu negócio. Abaixo vamos falar um pouco mais sobre as vantagens de se trabalhar a sua reputação empresarial. Venha conferir!

Aumento da participação no mercado

Uma boa reputação empresarial ajuda a aumentar sua participação no mercado, pois atrai clientes. Isso porque, uma empresa que tem uma boa imagem com o público, tende a ser vista como confiável mesmo por clientes que ainda não são fidelizados. Seja por conta do marketing “boca a boca” feito por seus consumidores, ou ainda pelo trabalho da imagem como um todo, a reputação aumenta sua participação no mercado. Convencer clientes, sendo visto como confiável, é mais fácil para qualquer marca.

Impacto positivo na evolução ao longo dos anos

Um bom trabalho de reputação empresarial ajuda a sua empresa a ter um impacto positivo com o passar dos anos. Isso porque, por mais que não seja vista como confiável agora, no futuro, com planejamento, é possível mudar essa imagem. Dessa forma, o investimento na reputação empresarial é essencial para que, a longo prazo, você colha frutos. Por mais que, em muitos casos, a espera possa ser custosa, ainda assim, é um trabalho com excelente retorno.

Contribuição para atravessar crises

É essencial ter um plano de gerenciamento de crises, porém, além disso, também é preciso cultivar uma boa reputação para mitigar os efeitos de uma crise. Empresas que são bem-vistas pelo público, tendem a sofrer menos impactos nesses momentos. Contudo, isso acontece justamente por contarem com um plano de gerenciamento de crise. Saber como se posicionar, ter definido as etapas do processo que precisam acontecer para mitigar efeitos, entre outras ações, são pontos indispensáveis.

Fortalecimento do relacionamento com os públicos

Clientes, funcionários e parceiros se beneficiam de relações com empresas que contam com imagem positiva no mercado. Isso porque, são vistos como éticos, além de saberem que trabalham/negociam com uma marca que tem o respeito do público em geral. Dessa forma, o seu relacionamento com o cliente e com parceiros, é fortalecido, pois todos querem manter por perto alguém que tem uma boa imagem. Até mesmo trabalhadores podem se engajar mais no trabalho por conta da reputação empresarial.

Como construir e nutrir uma reputação empresarial positiva

É essencial saber como construir e nutrir uma reputação empresarial positiva, por meio de estratégias que facilitem seu trabalho. Por meio do marketing de reputação, por exemplo, você consegue bons resultados em relação à sua imagem. De toda forma, abaixo vamos apresentar algumas estratégias que você pode adotar em seu negócio. Confira!

Adotar a transparência

A reputação digital da sua empresa é positivamente impactada quando adotamos uma política mais transparente. É o caso da Faber-Castell, já citada em nosso artigo, que conta com boa imagem perante ao público, por conta do seu engajamento ambiental e infantil. Quanto mais transparente forem as políticas empresariais, melhor será a sua imagem perante ao público. Por esse motivo, é essencial se comunicar com o público, utilizando até mesmo as suas lideranças para servirem de porta voz.

Investir em políticas de compliance

Políticas de compliance são usadas para prevenir e lidar com atos ilegais que tenham sido cometidos pela empresa. Aqui, princípios éticos e a própria atuação da empresa são corrigidas, o que impacta diretamente na imagem do público perante ela. Com uma política transparente e íntegra, você consegue trabalhar a reputação do seu negócio de forma positiva. Agir contra atos de ilegalidade dentro do próprio negócio, de maneira ética, é essencial para garantir melhorar a sua imagem.

Engajar-se com os stakeholders

Estar engajado com stakeholders é essencial para conseguir nutrir uma boa reputação empresarial. Mostrar-se transparente, ouvir, e buscar a sua consulta ao tomar decisões, são pontos que ajudam a manter uma boa relação entre as duas partes. Além disso, sempre procurar criar parcerias que irão beneficiar os dois lados, atendendo às expectativas dos stakeholders. Construir um relacionamento de confiança com seus parceiros é essencial para cultivar uma reputação sólida dentro do mercado.

Investir em relações públicas

É indispensável que a sua empresa invista na presença de um profissional especializado em relações públicas. Esse colaborador é o responsável por trabalhar a imagem do seu negócio com o público, sendo crucial para a construção da sua imagem. Além disso, é o profissional de relações públicas que entende, de fato, a visão do público sobre a sua empresa. Por esse motivo, ter um departamento voltado exclusivamente nesse sentido, é crucial para o sucesso do seu negócio.

O que pode afetar negativamente a reputação da empresa?

Funcionários

O primeiro problema de manter uma reputação ruim está dentro da empresa, afinal, quais funcionários vão desejar trabalhar para uma empresa reconhecidamente problemática? Sem contar que, com os funcionários em contato com as posturas erradas e problemas internos, mais cedo ou mais tarde a reputação só tende a piorar – uma vez que, como já comentamos anteriormente, o funcionário é o primeiro testemunho do bom ou mau funcionamento de uma companhia e deve ser o primeiro a falar bem de onde trabalha.

Investidores

Quando a reputação de uma grande empresa entra em queda, caem também os investimentos e valores de suas ações – isso ocorre porque o valor comercial da companhia e dos serviços e produtos que ela oferece estão diretamente ligados com a imagem que a empresa projeta de si para o mercado. por isso que sempre que há um grande escândalo relacionado a uma empresa, ouve-se falar em queda no valor das ações. Ocorre que isso acontece direta ou indiretamente com empresas de todos os tamanhos, uma vez que nenhum investidor quer colocar seu dinheiro em uma companhia que não oferece ares de confiança 

Parceiros comerciais e fornecedores

 Outra parte das companhias que também é afetada com suas más reputações é a relação da empresa com outras empresas parceiras – sejam elas fornecedoras ou parceiras comerciais. Isto ocorre porque não é desejável para uma empresa de boa reputação associar sua imagem a uma empresa de reputação ruim. Dessa forma, perder parceiros comerciais é uma possibilidade real quando não há uma manutenção adequada da imagem de uma companhia.

Consumidores finais

Por fim, os consumidores finais também afetam uma companhia de reputação ruim, uma vez que se a imagem não desperta a confiança no consumidor, ele buscará outra concorrente na qual possa confiar. Diversas empresas já faliram por deixar sua imagem diante do consumidor.

Reputação Empresarial - Hawkz
Foto: DepositPhotos (Autor Jamesteohart)

O papel dos líderes na reputação empresarial

O papel dos líderes na reputação empresarial também não pode ser subestimado. CEOs e diretores definem qual é a cultura organizacional, além de influenciar também na ética adotada, e nos valores que guiam o negócio como um todo. Além disso, são os responsáveis por promover maior transparência e transmitir confiança com a sua comunicação. A presença deles em eventos públicos, além das mídias sociais, ajudam a tornar a imagem empresarial mais confiável e positiva. Outro ponto importante é que, durante o gerenciamento de crise, a presença do líder ajuda a mitigar danos à reputação. Sendo assim, podemos notar que líderes comprometidos com seu negócio, impactam positivamente na imagem da marca como um todo. 

De toda forma, é sempre importante contar com profissionais que trabalham a sua reputação online ao seu lado. Por isso, não deixe de entrar em contato com nossa equipe para garantirmos que sua reputação não será prejudicada!

anentemente a imagem que uma empresa terá diante de seu público.

Foto principal: DepositPhotos (Autor sirinapawannapat.gmail.com)