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Reputação Google: tudo o que você precisa saber

Reputação Google - Hawkz

Ter uma boa imagem digital passou a ser necessidade básica das empresas, marcas, produtos, serviços e até de pessoas conforme a internet foi conquistando mais espaço na vida dos indivíduos. Consequentemente, ter uma boa reputação Google se tornou um objetivo comum a todas as pessoas que querem ter uma visibilidade positiva na internet.

E você, se preocupa em monitorar e entender o que as pessoas dizem sobre você ou sua empresa na internet? Não sabemos qual é sua resposta para essa pergunta, mas você precisa saber que a reputação Google é um elemento de extrema importância para qualquer negócio ou estratégia.

Por mais que existam muitos outros buscadores na web e muitas outras formas de acessar informações sobre absolutamente qualquer coisa, é geralmente o Google o primeiro canal que passa pela cabeça das pessoas quando a ideia é descobrir informações sobre algo ou alguém.

O poder do Google na busca por informações

Não é de hoje que o Google é considerado o buscador mais usado em todo o mundo. Essa ferramenta gratuita tão popular, que reúne uma infinidade de resultados e informações para uma única palavra-chave é um verdadeiro gigante da internet.

O número de pesquisas realizadas por dia através do Google chega a 3,5 bilhões, alcançando a marca de 1,2 trilhão de pesquisas por ano no mundo. Não é à toa que a ação de realizar pesquisas e buscas pela rede de internet hoje é representada pela expressão “dar um Google”.

Não é por acaso também que aparecer no Google é o objetivo de empresas e marcas de todos os segmentos e muitas técnicas são desenvolvidas para alcançar um bom ranqueamento dentro dessa plataforma.

Por causa desse alcance tão surpreendente, ter credibilidade no Google é fundamental, tanto para pessoas como para marcas. Ocorre que a maioria das pessoas tem o costume de realizar pesquisas no Google a respeito de tudo e inclusive, quando querem acessar informações antes de fecharem um negócio, realizarem uma compra ou até mesmo firmarem parcerias.

Diante desse cenário, um grande obstáculo pode surgir. Isso porque é muito difícil impedir que alguns conteúdos negativos sejam publicados na internet e a partir disso, apareçam nos resultados do Google.

O problema é ainda maior quando esses resultados aparecem na primeira página do grande buscador. Isso porque a esmagadora maioria dos usuários não passam da primeira página de pesquisas do Google.

As pessoas costumam ficar satisfeitas com os resultados que aparecem de cara no Google e para muitos, isso é o suficiente para se informar sobre algo ou até mesmo tomar uma decisão.

Isso ocorre, principalmente, porque as pessoas acreditam que os resultados disponibilizados na primeira página do buscador são os mais relevantes e até mesmo confiáveis. Além disso, com uma rotina tão corrida que a maioria segue diariamente, muitas pessoas não têm tempo disponível para aprofundar um pouco mais suas buscas e pesquisas.

Dentro dessa realidade, fica evidente que ter uma boa reputação Google é essencial e mais ainda, ter uma boa imagem na primeira página dessa plataforma faz toda a diferença para uma pessoa ou negócio.

A importância da reputação Google para pessoas e negócios

Reputação Google - Hawkz - Avaliações
Foto: DepositPhotos (Autor sdecoret)

Ter uma notícia negativa na primeira página do Google pode ser um grande problema para pessoas e empresas, em diversas situações e em circunstâncias diferentes.

De acordo com a Bright Local, 97% dos consumidores verificam as avaliações online antes de escolherem um estabelecimento e isso engloba vários tipos de produtos, serviços ou soluções.

Essa situação ocorre porque, diante de uma variedade tão grande de opções em todos os segmentos, que são disponibilizadas atualmente para o consumidor, nem sempre é possível receber uma indicação de algum conhecido ou ter qualquer outro tipo de referência que não seja a internet.

Sites como Reclame Aqui e Tripadvisor, por exemplo, muitas vezes são a melhor alternativa para as pessoas se sentirem mais seguras quando irão estabelecer uma relação de consumo.

As avaliações deixadas nestas páginas, podem ser cruciais tanto positiva, quanto negativamente e fazer o consumidor querer fazer ou negócio ou desistir dele.

Da mesma forma, notícias em jornais, menções em blogs, matérias negativas em grandes portais, processos em canais como Jusbrasil e Escavador, avaliações de funcionários em páginas como Love Mondays ou Catho, tudo isso pode prejudicar e muito a imagem de uma pessoa, marca, produto ou empresa.

Nunca foi tão fácil avaliar algo ou alguém na internet e qualquer pessoa pode fazer isso. Essa facilidade tornou as avaliações online a principal maneira de o consumidor compartilhar suas experiências publicamente.

Do mesmo modo, tem sido muito fácil conhecer a reputação de alguém ou de alguma coisa e isso pode refletir muito nos negócios e até mesmo em uma carreira, das mais diversas formas. Por isso, é indispensável se preocupar com sua reputação Google, que hoje é o seu maior cartão de visitas.

O papel da gestão de reputação digital

Para ficar de olho em tudo o que os usuários de internet estão falando sobre você, sua empresa ou produto, é preciso realizar um acompanhamento através de um trabalho de gestão de reputação online.

Sim, muitas pessoas não sabem, mas essa possibilidade existe e é uma das melhores maneiras de fazer com que o público da internet tenha uma boa impressão a respeito de um nome, seja ele de uma pessoa ou de uma empresa.

Esse tipo de processo deve abranger a sua presença digital, assim como todos os conteúdos disponíveis publicamente na internet sobre você ou seu negócio. Além de controlar todas as informações negativas, esse trabalho precisa monitorar todos os conteúdos falsos que podem estar em circulação e aparecendo com destaque no Google.

Ou seja, o objetivo da gestão de reputação digital é assegurar uma imagem positiva, justa e correta de você ou do seu negócio, que será vista pelas pessoas que realizam buscas com o seu nome no Google.

Gerenciar a reputação Google é uma forma eficiente de reforçar sua credibilidade e influenciar as pessoas a confiarem em você e naquilo que você tem a oferecer.

Esse resultado é possível porque os consumidores e público em geral têm bastante confiança naquilo que encontram na internet, principalmente pelo fato de essa ser muitas vezes a única ferramenta disponível para análises de qualidade e de reputação.

Quanto maior for o controle sobre o seu nome online, de uma forma especial no Google, mais credibilidade terá você, sua marca ou produto.

Como resultado você terá uma marca respeitada e com boas referências, que com muito mais facilidade irá atrair o interesse das pessoas ou deixá-las com boas perspectivas.

Como melhorar a reputação Google?

Não basta monitorar os conteúdos disponibilizados no Google, se você deseja ter uma boa reputação digital, deverá buscar meios de substituir os conteúdos negativos que porventura aparecerem no Google por informações que possibilitem uma boa imagem sua perante os usuários.

Dessa forma, é necessário realizar uma avaliação de todos os conteúdos que foram indexados na primeira página do Google e após isso, inserir revisões positivas sobre o seu negócio ou nome.

No entanto, distribuir novos conteúdos não será o suficiente, sendo preciso ainda, utilizar métodos que ajudem a posicionar esses conteúdos para que eles fiquem bem ranqueados e apareçam na primeira página do Google.

Afinal, não adianta muita coisa ter conteúdo positivo espalhado sobre sua empresa ou seu nome na internet e no momento em que as pessoas realizarem suas buscas, não terem essas informações como as primeiras a serem apresentadas nas pesquisas do buscador.

Usar as técnicas de ranqueamento no Google terá como resultado muito mais credibilidade para você ou sua empresa através dos conteúdos positivos impulsionados, a fim de que sejam os primeiros que serão vistos pelos usuários.

É importante levar em consideração também de que a remoção de conteúdos indesejados no Google só é possível em casos muito específicos o que torna a construção de reputação positiva ainda mais importante. Para um maior esclarecimento a respeito confira nosso artigo Como remover nome do Google? Saiba o que é necessário.

Maiores interessados na reputação digital

A presença digital passou a ser um dos alicerces de empresas em todo o mundo e a reputação Google é um fator importante para marcas, produtos, soluções, serviços e pessoas. Mesmo com essa grande abrangência, para alguns interessados a presença digital é muito mais impactante e dentre eles temos:

Empresas

Algumas páginas como Reclame Aqui, Jusbrasil, Escavador, entre outras, exibem avaliações, reclamações, processos e demais informações a respeito de empresas de todos os setores. Esses conteúdos podem ser tanto positivos como negativos e são disponibilizados para serem acessados por qualquer usuário.

No Reclame Aqui, por exemplo, o usuário pode publicar sua reclamação e a empresa tem o seu espaço para se manifestar a respeito. Nem sempre essa troca deixa o consumidor satisfeito com relação à resposta, até porque, em algumas situações, esse retorno não é suficiente para resolver o problema.

A boa notícia é que um trabalho de reputação digital e reputação empresarial podem substituir as menções negativas da primeira página do Google, correspondentes a esse tipo de página e garantir a credibilidade da empresa, fazendo com que o conteúdo positivo como iniciativas, lançamentos de produtos e serviços, entre outros, tenham maior destaque quando buscamos pela marca no Google.

Políticos

Para os políticos, ter uma boa reputação Google é fundamental, afinal de contas, muitos eleitores, antes de decidirem o seu voto, recorrem ao buscador para levantar as principais informações sobre o histórico dos candidatos.

Nesses casos, a possibilidade de o Google apresentar em seus resultados de buscas referências a matérias com menções negativas ou até mesmo fake news a respeito de um determinado político é muito grande.

A função do gerenciamento da reputação Google nesse caso é tornar possível alcançar um bom ranqueamento no Google para informações que sejam relevantes para o eleitorado, como as propostas políticas daquele candidato, feitos durante a carreira além de combater o fortalecimento de notícias falsas e difamatórias.

Figuras públicas

Além dos políticos, muitos outros tipos de figuras públicas podem ter a necessidade de manter uma boa reputação no Google, como celebridades, empresários, influenciadores digitais e muitos outros.

O trabalho de monitorar e ajustar os conteúdos apresentados pelas pesquisar no buscador interfere fortemente na opinião pública a respeito dessas figuras. Por isso, é muito importante que esse grupo de pessoas também aposte em técnicas que ajudem a melhorar sua imagem na internet.

Produtos e serviços

Avaliações de produtos e serviços também são muito comuns na internet. Em sites como o Reclame Aqui e Tripadvisor, por exemplo, há várias avaliações que podem influenciar e muito os consumidores que estão buscando boas referências.

Com as técnicas de gerenciamento de reputação Google, é possível substituir a grande visibilidade das avaliações, informações e demais conteúdos negativos sobre produtos e serviços e destacar aspectos positivos que garantirão mais credibilidade perante o consumidor e o público em geral.

O respeito às diretrizes Google, direitos e deveres digitais é fundamental

Reputação Google - Hawkz - Guidelines
Foto: DepositPhotos (Autor tashatuvango)

Proteger sua imagem na internet não significa utilizar técnicas que infrinjam as diretrizes do Google. O trabalho de melhorar a reputação digital deve ser pautado em legitimidade e credibilidade, sem enganações ou defraudações.

Por esse motivo, é preciso contar com profissionais especializados nesse tipo de trabalho e com experiência suficiente para, além de utilizar as melhores técnicas para melhorar a reputação Google, façam tudo dentro de parâmetros justos e irrepreensíveis.

Uma das opções é ter o auxílio de profissionais especializados em direito digital com experiência em dano de imagem. Existem alguns casos específicos em que uma assessoria jurídica pode ser muito efetiva.

Como você acompanhou nesse artigo, a reputação Google é mais uma forma de usar a internet a favor do seu negócio ou da sua imagem pessoal.

Utilizando as melhores estratégias é possível garantir uma excelente visibilidade na rede mundial e chegar até as pessoas da melhor forma possível, com uma imagem limpa e confiável.

As possibilidades de remoção de um conteúdo do Google são bastante remotas e se aplicam a casos específicos. Por isto, a melhor forma de controlar a reputação da sua imagem ou da sua empresa no Google, é ter uma estratégia consistente e eficaz de Reputação Google.

Não deixe que citações indesejadas na internet prejudiquem sua imagem. Considere a reputação Google como uma aliada do seu negócio, marca ou do seu próprio nome, no que diz respeito à imagem pública.

Agir dessa forma irá garantir muito mais credibilidade a você, seja qual for o seu objetivo quanto à presença digital, e fará com que as pessoas vejam seu nome ou de sua empresa como referência e sinônimo de confiabilidade.

Para ajudá-lo nessa missão, temos os melhores serviços de gestão de reputação digital com estratégias certeiras para melhorar a sua imagem na internet. Caso queira, entre em contato conosco ou preencha nosso formulário de contato para conhecer o nosso trabalho.

Foto Principal: DepositPhotos (Autor AndrewLozovyi)