search Created with Sketch.

O que é Reputation Management e 8 passos para criar sua estratégia

Pessoa na lousa branca da empresa pensando em estátegias para reputação

Você sabe o que é reputation management? A estratégia é essencial para quem quer cultivar uma boa reputação online nos dias de hoje.

Contudo, muitos empreendedores ainda não prestam a devida atenção à forma como os outros percebem a sua marca no ambiente digital.

Entretanto, estamos aqui para te mostrar o quanto esse processo é importante e como pode impactar em seu negócio.

Além disso, você vai conhecer estratégias que vão te ajudar a criar uma estratégia eficiente de gestão de reputação. Venha conferir!

O que é reputation management?

Reputation management é uma estratégia criada para alterar e controlar a percepção do público em relação a uma marca ou pessoa.

Dessa forma, é possível melhorar a imagem perante o público, e garantir que você tenha uma reputação digital positiva, por exemplo.

Para isso, usamos técnicas de SEO, marketing de conteúdo, coletamos feedbacks e monitoramos canais físicos e digitais.

Em todo caso, ter uma boa reputação te ajuda a se posicionar melhor no mercado, tanto para clientes, quanto para possíveis parceiros.

Qual a diferença entre brand reputation management e reputation management?

Quando falamos de brand reputation management, estamos nos referindo a melhorar a percepção do público sobre uma marca ou empresa. Aqui, utilizamos estratégias de marketing e comunicação que influenciam essa questão.

Já a estratégia de reputation management é mais ampla, lidando também com a reputação de pessoas, organizações, marcas, entre outros. Além disso, consideramos crises e monitoramos canais para promover uma imagem positiva.

Por que o gerenciamento de reputação é importante para as empresas?

O gerenciamento de reputação empresarial, ou de marca pessoal, é essencial para qualquer um que atue na internet.

Abaixo, listamos alguns dos principais motivos que fazem com que o cuidado com sua reputação seja tão crucial atualmente. Confira!

Manutenção de imagem profissional

A manutenção da sua imagem profissional depende diretamente da gestão de reputação que seu negócio adota.

Transmitir confiança e credibilidade exige que você tenha uma reputação positiva, e por isso, é necessário investir no seu próprio desenvolvimento.

Aumento da visibilidade da marca

Uma marca bem-vista pelo público e por outras empresas, acaba tendo a sua visibilidade aumentada de maneira geral.

Motores de busca como o Google, por exemplo, dão prioridades para empresas e figuras seguras, que transmitem credibilidade ao falar.

Construção de confiança e credibilidade

Uma boa gestão de reputação acaba ajudando a sua empresa a transmitir confiança e credibilidade ao público e ao mercado como um todo.

Uma marca que oferece serviços de qualidade e resolve problemas quando eles surgem sempre será preferida em relação à concorrência.

Compreensão das preferências dos clientes

Marcas que fazem a gestão de reputação acabam entendendo, por meio da opinião de clientes, as suas preferências.

Isso significa que elas contam com insights valiosos que podem facilitar a tomada de decisões futuras, facilitando no momento de agradar o público.

Dissipação de boatos e informações enganosas

Uma marca que gerencia sua reputação online consegue dissipar boatos e informações enganosas com facilidade.

A integridade da marca é indispensável para evitar prejuízos, e por isso, não podemos ignorá-la.

Aumento de receita

Uma empresa com boa reputação no mercado é vista de forma positiva até mesmo por consumidores que ainda não são seus clientes.

Dessa maneira, é mais propício que elas conquistem um público ainda indeciso do que aquelas que não trabalham sua imagem.

Estabelecimento de liderança de pensamento

Uma marca que gere sua reputação é vista como referência, e por isso, é tida como uma líder de pensamento e posicionamento em seu setor.

Logo, acaba tendo mais oportunidades de mercado e consegue concentrar atenção positiva por parte do público.

Atração de talentos de topo

Uma marca que conta com boa reputação acaba sendo o alvo de trabalhadores talentosos no momento de buscar por vagas.

Sendo assim, até mesmo a contratação de funcionários com potencial de desenvolvimento se torna mais fácil para quem gere a reputação.

O que considerar para criar a sua reputation management?

No momento de criar sua reputation management, é essencial levar em consideração alguns fatores básicos.

A seguir, vamos falar de alguns dos pontos que não podem ficar de fora no momento e estabelecer a sua estratégia. Venha conferir!

Gerenciamento de avaliações online

Responder feedbacks positivos e negativos é essencial para criar sua reputation management. Aqui, é essencial entender que as críticas vão existir, e que você precisa, quando são construtivas, extrair o melhor delas para que os erros não se repitam.

Nenhuma marca é perfeita, e por isso, não pense que a sua será.

Monitoramento de mídias sociais e pesquisa qualitativa

O monitoramento das mídias sociais da sua empresa é essencial para que se perceba a percepção qualitativa do público em relação à sua marca.

Para isso, é interessante contar com um profissional de relações públicas no seu time, para facilitar a visualização do cenário real.

Experiência do cliente

Um cliente que tenha uma boa experiência de compra e atendimento na sua loja vai criar uma imagem positiva da sua marca.

Sendo assim, disponibilizar uma boa experiência deve fazer parte do seu projeto para melhorar a sua reputação no mercado.

Comunicação de crise

A comunicação de crise consiste em preparar mensagens, mesmo antes da crise se instaurar, em momentos delicados da sua marca.

Essa preparação é essencial para garantir que os danos a sua imagem sejam os menores possíveis.

Análise competitiva

Não basta apenas entender a reputação da sua marca, mas também a dos seus concorrentes.

Por isso, é essencial analisar como sua empresa é vista em comparação com rivais do mercado, pois isso ajuda a entender em que pontos você pode estar cometendo erros.

Defesa da marca

Por fim, não deixe de criar estratégias de defesa de marca, como um planejamento de crise, feedbacks rápidos e transparentes sobre determinados temas, entre outros. A empresa que se posiciona transmite uma imagem confiante e acaba sendo vista como positiva pelo mercado em geral.

8 passos para criar uma estratégia de reputation management 

Enfim vamos abordar os passos necessários para criar sua estratégia reputation management. Seguindo as dicas abaixo, você deve encontrar mais facilidade no momento de criar e colocar em prática o que for planejado. Confira!

1. Avalie sua reputação atual

Para criar uma estratégia de gestão de reputação, o primeiro ponto é entender qual é a sua reputação atual. Avaliar a sua performance em motores de busca, além de menções em redes sociais, são pontos relevantes para entender como sua marca é vista.

Além disso, canais de feedbacks, como o Reclame Aqui, também são bons termômetros para verificar sua reputação digital. Dessa forma, você consegue conferir, sem erros, a forma como sua marca é percebida no mercado.

2. Desenvolva uma estratégia de gerenciamento de reputação

O próximo passo é o de desenvolver uma estratégia para gerenciamento de reputação, criando metas para isso.

Porém, o primeiro passo é entender com quem se fala, ou seja, entender quem é o seu público-alvo. Após isso, você pode traçar estratégias para se comunicar melhor com quem consome seus serviços. Dessa forma, a tarefa de gerenciar sua reputação se torna mais simples, afinal de contas, ao menos sua marca consegue falar “a mesma língua’ do cliente.

3. Monitore sua reputação online

Outro passo importante para criar uma estratégia de reputation management é a de monitorar sua reputação online.

Para isso, você precisará de ferramentas que facilitarão o seu trabalho, como é o caso do Google Alerts, plataforma gratuita. Por meio dele, você consegue configurar alertas de palavras-chave, te ajudando a se posicionar melhor no mercado.

De toda forma, estratégias de ORM irão tornar mais fácil o gerenciamento da sua reputação dentro do ambiente digital.

4. Engaje-se com seu público

Uma boa estratégia de reputation management vai exigir que você seja engajado com o público. Para isso, você vai precisar, principalmente, estar atento às redes sociais, pois é por meio desse canal que, geralmente, as pessoas fazem suas queixas.

Por isso, esteja atento aos comentários, sejam negativos ou positivos, para sempre dar uma resposta ao cliente. Mostrar-se engajado, e participar de discussões relacionadas a sua marca, sempre de forma respeitosa, é essencial para melhorar sua reputação.

5. Gerencie conteúdos online

Dentro de uma estratégia de reputation management, é essencial fazer um bom gerenciamento de conteúdos online.

Para isso, a criação de um blog, onde você pode nutrir o público com informações valiosas, pode ser de grande ajuda. Além disso, postagens de cunho informativo nas redes sociais também é algo bem-visto pelo público.

A marca que é percebida como uma aliada, e não que apenas busca vendas, tende a ter uma reputação melhor perante potenciais clientes.

pessoa segurando celular com uma notificação de like em cima
Foto de Karsten Winegeart na Unsplash

6. Implemente protocolos de gerenciamento de crises

É essencial que sua empresa tenha definido um protocolo de gerenciamento de crise para lidar com tais situações. Ter, já implementado, quais ações devem ser tomadas em caso de crise, é essencial para lidar com a situação da forma mais amena possível.

Para isso, é crucial que você tenha um departamento voltado apenas para isso, com todos os responsáveis estando cientes.

Prever potenciais crises, e definir como mitigar os efeitos caso elas surjam, é essencial para o seu negócio.

7. Avalie e adapte continuamente

Para criar uma estratégia de gestão de reputação eficiente, você precisa estar sempre se autoavaliando. Monitorar o resultado das suas ações, e buscar pontos que podem melhorar, é o básico para o sucesso do seu planejamento.

Buscar se adaptar, e analisar pontos de acerto, e onde erros foram cometidos, é essencial. Nenhuma estratégia é totalmente perfeita nesse sentido, e por isso, é importante estar disposto a fazer adaptações sempre que isso for necessário para melhorar.

8. Previsão de tendências potenciais

Por fim, não deixe de analisar dados e comportamentos do mercado para conseguir prever potenciais tendências. Dessa maneira, o seu time consegue aprimorar estratégias e ajustar o seu negócio de acordo com o que o público possa se interessar.

Quanto mais atual for o seu negócio, mostrando que está atento ao seu redor, melhor será a sua reputação. Isso não significa que você terá que repaginar totalmente sua marca, mas sim, que você consegue se adaptar de acordo com o que o mercado exige.

Quanto tempo leva para melhorar sua reputação online?

Não existe um tempo determinado para que a sua reputação online melhore, e por isso, é preciso paciência. A eficácia das estratégias depende de cada caso, e por isso, é importante entender que estamos falando de um trabalho contínuo, a longo prazo.

A Hawkz está aqui para te ajudar a trabalhar a reputação online do seu negócio da melhor forma possível.

Perguntas frequentes sobre reputation management

É comum que ainda se tenha algumas dúvidas básicas sobre reputation management, e por isso, preparamos a resposta para algumas das questões mais comuns. Venha conferir!

Como funciona o reputation management?

O reputation management é um conjunto de estratégias que visa melhorar a percepção das pessoas sobre determinada marca, pessoa ou organização. Em conjunto com o marketing digital, é capaz de influenciar e transformar a imagem de figuras públicas.

Quanto custa para fazer gerenciamento de reputação online?

O valor do gerenciamento de reputação online vai depender de fatores como: sua posição no mercado, sua reputação atual, necessidade de consultorias, entre outros. Por isso, a melhor forma de saber quando você deverá investir, é contratar um profissional da área.

Quais ferramentas utilizar de gerenciamento de reputação?

Uma série de ferramentas de gerenciamento de reputação podem ser usadas para te ajudar no monitoramento e criação de suas estratégias. São algumas delas:

  • Google Alerts;
  • Brand24;
  • YouScan;
  • Mention;
  • Your Web Browser.

Devo contratar uma empresa de gerenciamento de reputação?

É sempre interessante contar com uma empresa de gerenciamento de reputação ao seu lado, para garantir que sua marca terá uma boa imagem no mercado.

Para isso, a Hawkz pode te ajudar e contar com o melhor posicionamento possível da sua imagem. Por meio de estratégias de marketing digital, é possível reforçar a sua marca e aumentar os seus lucros.

Seja para empresas já com experiência na área, ou aquelas que estão começando agora a investir em sua reputação, essa é uma excelente escolha.

Em todo caso, para contar com os melhores profissionais do mercado ao seu lado, não deixe de entrar em contato com nossa equipe.

A Hawkz está aqui para te ajudar a trabalhar a reputação online do seu negócio da melhor forma possível.