Saiba como utilizar o SEO para otimizar seu e-commerce
O SEO é uma metodologia de marketing com foco em criar um site altamente responsivo, com conteúdos estrategicamente selecionados que tornam mais simples o domínio ser encontrado pelos mecanismos de busca.
Estar no primeiro lugar dos resultados do Google é fundamental para empresas que buscam se posicionar com relevância e autoridade, além de querer vender mais e atingir um maior alcance em relação à audiência.
O e-commerce também é um site que exige a aplicação das técnicas de SEO para ser encontrado, e o seu faturamento está diretamente ligado à capacidade que as pessoas têm de acessá-lo com agilidade.
Neste conteúdo exclusivo explicaremos como implementar essa estratégia de marketing digital para otimizar a sua loja on-line. Confira!
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SEO para e-commerce e geração de conteúdo
É preciso ter em mente que o SEO é uma estratégia contínua, devendo ser aprimorada diariamente para tornar a sua página compatível com os critérios de avaliação dos algoritmos dos buscadores.
Está relacionado com inúmeros fatores, como o peso do site, facilidade de navegação e até mesmo o tempo que o usuário passa dentro do domínio. Ou seja, não basta jogar palavras-chaves avulsas e esperar resultados. É preciso contar com um planejamento e objetivos muito claros.
O marketing de conteúdo é o maior aliado do SEO. É através de conteúdos poderosos e que agregam valor ao usuário, que as plataformas de busca compreendem que determinado site é relevante.
Esses textos, infográficos e imagens, são os veículos que comportam as palavras-chaves, ou os termos digitados pelos usuários na hora de buscar por soluções para os seus desafios.
O conteúdo para e-commerce é aquele que ajuda o usuário a escolher produtos, aprender a usá-los ou até mesmo curiosidades sobre o setor. Tudo depende do modo como a sua empresa deseja se posicionar no mercado.
Conteúdo de alto valor é aquele que resolve problemas reais, e soluciona os desafios que estão tirando o sono da sua audiência.
Cuidado com os títulos
redes sociais, é fundamental ser sucinto e objetivo. Os títulos podem ser até mesmo mais importantes do que o conteúdo em si.
Se o título não chama a atenção, o usuário pode nem se dar ao trabalho de acessar o material. Porém, se o material não é de qualidade, rapidamente deixará o seu domínio, tirando pontos para o algoritmo.
O buscador mais popular, o Google, recomenda títulos que possuem entre 60 e 70 caracteres. E não esqueça que nele deve conter as palavras-chaves principais.
Tome cuidado com as URLs
As URLs são os endereços que digitamos na barra de navegação para acessar uma página. Elas são fundamentais, pois, podem ser facilmente lembrados pelos usuários que desejam fazer mais do que uma visita.
URLs com muitos números e letras aleatórias tendem a ser prejudicados no SEO, então, sempre foque em utilizar palavras-chave para criar os endereços dentro do seu e-commerce.
Foque em descrições
Descrever os produtos é o momento em que o SEO pode ser puramente utilizado nas páginas de produtos. É uma maneira de gerar conteúdo de valor, uma vez que orienta o usuário a tomar melhores decisões, ao mesmo tempo que amplia as chances das páginas específicas serem encontradas pelos buscadores.
Tire proveito do Link Building
O link building é um conceito que está no limiar entre SEO e Marketing de Conteúdo. São os links inseridos no meio dos conteúdos publicados. Esses links podem levar para outras páginas que complementam o material, ou diretamente para os produtos da sua loja.
Por exemplo, ao publicar um blog post sobre “como organizar a geladeira”, no decorrer do conteúdo pode ter um link no seguinte formato: “Confira 10 ofertas exclusivas em geladeiras”.
Se esse link leva para uma página que de fato possui uma lista com 10 geladeiras, mais pontos são somados para a relevância do domínio.
Link Building trata-se de guiar o usuário dentro das páginas do site de uma maneira lógica e coerente. Se no exemplo anterior, ao clicar no link, o usuário fosse levado para uma lista de fogões, os algoritmos certamente reduziriam a sua importância no ranking pela falta de coesão.
Otimização de imagens
A facilidade de navegar em um domínio também conta muito para o ranking de resultados. Tudo o que os buscadores querem é oferecer a solução mais adequada para os usuários, portanto, afastam páginas pesadas e que demoram para carregar.
Vídeos e fotos são os conteúdos que mais pesam em uma página. Isso não significa que você precisa deixar de usar, mas otimizá-los antes de publicar.
A otimização significa colocar um título adequado e uma alt tag. Aqui você já deve ter compreendido que essas configurações preferencialmente são palavras-chave.
Além disso, a compressão de imagens e o uso de estruturas HTML para incorporar vídeos ajuda a reduzir o peso da página, e a carregá-la com mais velocidade, tornando-a mais convidativa aos algoritmos.
Não esqueça das avaliações
Até aqui, compreendemos as regras básicas para um SEO bem feito para otimizar o seu e-commerce, porém, é preciso ter em mente que ele é influenciado por muito mais pontos além da estratégia.
Por exemplo, quando um usuário copia o URL e posta em outra página, ou envia para os seus amigos, a pontuação SEO também aumenta. Isso indica que o seu domínio não só é relevante como é uma autoridade no assunto.
As avaliações são formalmente chamadas de provas sociais, ou seja, é a garantia de que outras pessoas compraram os produtos e ficaram satisfeitas.
Quando novos usuários chegam até a sua página e encontram essas avaliações honestas e genuínas, podem se sentir impelidos a salvar o produto para mais tarde ou até mesmo realizar uma compra na mesma hora.
Foto: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/sinalizacao-neon-aberta-vermelha-e-branca-LNwIJHUtED4