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SEO: 5 sinais de que você precisa investir nessa estratégia

SEO - 5 sinais que você precisa investir nessa estratégia

Se você está familiarizado com assuntos relacionados a marketing digital, certamente já ouviu falar em SEO.

Search Engine Optimization, ou SEO para os mais íntimos, consiste em um conjunto de ações e estratégias que visam, sobretudo, melhorar o posicionamento de um site, blog ou página web em mecanismos de busca, com destaque principal para o Google. Entre essas técnicas destacam-se criação de conteúdo, melhora da experiência do usuário, SEO on e off page, construção de autoridade e assim por diante.

Ao longo deste artigo você será apresentado (a) a um conceito mais amplo de SEO, entenderá como funcionam os fatores de ranqueamento do Google e, ainda, ficará por dentro dos principais sinais de que está na hora de você investir nessa estratégia. Para finalizar, preparamos também um passo a passo de como começar a implementá-la.

Compreendendo o conceito de SEO

Para compreender o conceito de SEO, primeiro gostaríamos de sugerir uma autoanálise.

Vamos estudar o seu próprio comportamento ao efetuar uma pesquisa no Google?

Avalie:

  • Quais são os links que você efetivamente clica após uma pesquisa (e a disposição deles);
  • Você vai para a segunda página do buscador?
  • Se sim; clica em algum link?

Pois então. Estima-se que mais de 30% das pessoas clicam apenas nos primeiros três resultados de busca ao efetuarem uma pesquisa no Google. E não para por aí: somente 0,78%* dos usuários efetivamente acessam algum link disponível a partir da segunda página de resultados.

*Pesquisa disponibilizada pelo Rock Content.

Viu só como definitivamente você não está sozinho (a)?

Quem não quer aparecer nas primeiras posições da primeira página do Google que atire a primeira pedra…

Cada pesquisa realizada no buscador representa uma oportunidade que a sua empresa ou marca tem de oferecer ao potencial cliente a melhor resposta para o que ele efetivamente precisa. O Google e demais buscadores, por sua vez, são os responsáveis por escolherem essas melhores respostas.

Vale aqui destacar que a melhor resposta não necessariamente tem o melhor conteúdo – mas o melhor conjunto de SEO aplicado, com boa usabilidade, boa leitura, rapidez no carregamento da página, autoridade no mercado e assim por diante.

Basicamente, o principal motivo para investimento nessa estratégia consiste em aparecer em uma boa posição na busca orgânica dos motores de busca, especialmente, do Google. E as razões são compreensíveis: são nas primeiras posições que estão os links mais clicados e visualizados pelos usuários, que como já vimos acima, muito raramente ultrapassam essa primeira página para continuarem em busca das respostas desejadas.

Além do mais, uma estratégia bem pensada de SEO também faz com que o seu site, loja ou blog se torne mais conhecido, receba um número mais elevado de visitantes, se torne uma autoridade/referência naquele segmento de atuação e, por fim, mas não menos importante, aumente suas probabilidades de conversão em vendas.

Mas afinal, o que faz uma página ficar na frente da outra? A seguir, confira quais são os principais fatores que o Google leva em consideração na hora de definir esse posicionamento.

Fatores de ranqueamento do Google

Você sabia?

O Google define a relevância e a prioridade dos resultados com base em mais de 200 fatores de ranqueamento. Esses fatores não são divulgados pela plataforma – no entanto, anualmente são realizados testes e estudos que visam desvendá-los.

A Backlinko, uma das maiores empresas de marketing digital e SEO do mundo, é uma dessas pesquisadoras – e determinou que, atualmente, os 10 principais fatores de ranqueamento do Google são:

  1. Pagerank ou page authority: o quanto a página é considerada uma autoridade em seu segmento de atuação está entre os fatores mais relevantes de ranqueamento;
  2. Relevância dos links: estima-se que usar links de sites dos mesmos assuntos que o seu ajudam a ranquear melhor a página do que sites com conteúdo e assuntos muito distantes;
  3. Autoridade do domínio: páginas com um domínio de boa autoridade tendem a ter melhor desempenho no Google;
  4. Originalidade e qualidade do conteúdo: conteúdos originais, interessantes e bem escritos são os preferidos dos buscadores;
  5. Tamanho do conteúdo: conteúdos mais longos são considerados mais completos e menos superficiais, motivo pelo qual também são os preferidos dos buscadores;
  6. Tag title – uso da palavra-chave no título: a palavra-chave principal do conteúdo deve estar simples em seu título;
  7. Tempo do usuário na página: o Google também se preocupa com o tempo de permanência do usuário em seu site. Quanto mais ele fica, melhor a página é ranqueada;
  8. Aplicação da palavra-chave no conteúdo: a palavra-chave central do conteúdo também deve estar no primeiro parágrafo e/ou 100 palavras do conteúdo;
  9. Design responsivo: se o seu site ainda não é adaptado para uso em dispositivos móveis, saiba que essa está entre as mais relevantes características para um bom posicionamento da página web já há alguns anos;
  10. Velocidade da página para carregamento: uma página leve e de rápido carregamento também está entre os parâmetros mais considerados pelo Google.

Agora você já sabe alguns dos fatores que o Google considera importante na hora de posicionar a sua página, site ou blog em sua plataforma. A seguir, confira os 5 principais sinais de que já passou da hora de você considerar esse investimento.

5 sinais de que você precisa investir nessa estratégia

1. Seu site, blog ou página web ainda não está localizado na primeira página do Google

Quer motivo maior do que esse?

Definitivamente, não há.

Conforme as pesquisas mais atuais já mencionadas acima, seu site tem 99,22% de chance de ser a escolha do público-alvo se estiver localizado na primeira página do Google. Sendo assim, se ele ainda não está, esse já é motivo suficiente para começar a investir nessas estratégias.

Entenda: estar nas demais páginas não significa que o seu serviço é ruim, mas apenas que a sua indexação no Google não está entre as melhores. Em um cenário digital tão competitivo em que novas páginas surgem na plataforma todos os dias, estar posicionado entre os melhores pode fazer toda a diferença. Pode acreditar!

2. Você não é considerado uma autoridade ou referência no segmento em que atua

Ao investir em estratégias de SEO você passa a se tornar a referência e/ou autoridade que o seu usuário está buscando – e em quanto mais buscas você estiver na primeira página, mais você será considerado uma autoridade em seu segmento de atuação.

Os usuários da web buscam, sobretudo, resolver seus problemas, dados e estatísticas relevantes, dicas e demais informações sobre aquele segmento em específico. Uma boa estratégia de SEO deve considerar, ainda, não só bom conteúdo – mas principalmente estar alinhado com os fatores de ranqueamento do Google que irão jogá-lo lá para cima.

Uma observação importante é que quando falamos em internet uma empresa de grande porte e uma de pequeno porte podem facilmente disputar o mesmo espaço e mercado, o que é uma justificativa e tanto para esse investimento.

Sendo assim, se você sente que ainda não está nessa posição de ser reconhecido pela sua área de atuação… é hora de começar a investir em SEO.

3. Seu número de visitas orgânicas (e consequentemente, de vendas) no site está baixo

Conforme temos visto, entre os principais benefícios do investimento em estratégias de SEO está o melhor posicionamento no Google, que consequentemente aumenta as visitas orgânicas e as chances de converter esses novos visitantes em compradores.

Sendo assim, se o seu número de visitas orgânicas no site/página web está baixo e você quer aumentar tanto a visibilidade como as vendas da sua empresa… o investimento em SEO é imprescindível.

4. Seu investimento no site ainda é baixo

Atualmente muitos indivíduos têm investido forte nas redes sociais – o que definitivamente não é uma estratégia errada, mas que também não significa que esse deve ser o único ou principal investimento em marketing digital da sua empresa.

Isso porque o investimento em uma só estratégia pode ser muito perigosa para a sua empresa. Imagine se lá no passado você tivesse investido todas as suas fichas no Facebook? Ou pior… no Orkut?

O Instagram, Youtube, LinkedIn e o TikTok são redes com enorme potencial e que de fato tem registrado um crescimento cada vez mais expressivo com o passar dos anos. No entanto, não é por isso que você deve ignorar o potencial de um site bem construído e bem-posicionado no Google, que definitivamente não parou de crescer desde o seu surgimento. Pense muito bem nisso!

5. Você quer melhorar a qualidade dos seus anúncios no Google Ads

O Google Ads, por ser uma ferramenta de mídia paga do Google, estabelece a posição do anúncio por meio do Quality Store, que leva em consideração tanto a taxa de clique do site como a relevância daquelas palavras-chave e, ainda, a qualidade da página de acesso (onde o SEO se torna relevante).

Resumidamente, ao investir em uma estratégia de SEO suas páginas ficam mais otimizadas para o marketing de busca e, consequentemente, os lances para os anúncios no Google Ads podem ser mais baixos.

Sua marca/empresa sai ganhando em dose dupla; mais um ponto para essa estratégia!

Como implementar uma estratégia de SEO?

Para implementar uma estratégia SEO eficiente em sua empresa nossas dicas são:

1. Faça um diagnóstico do site e “deixe a casa arrumada”

Antes de tudo, avalie como está o seu site atualmente (pode ser por meio de uma auditoria) e, na sequência, crie um checklist com possíveis melhorias.

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Nessa auditoria, leve em consideração itens como URLs, arquitetura do site, títulos dos artigos do blog, descrições, uso de palavras-chave estrategicamente, robots e assim por diante. Avalie o que precisa ser melhorado e vamos para o próximo passo.

2. Cadastre seu site no Google Meu Negócio e Search Console

O Google Meu Negócio é uma ferramenta do próprio Google que ajuda os próprios clientes a terem acesso a um leque mais completo de informações sobre o seu negócio local, como localização, horário de funcionamento, avaliações e outros dados relevantes. O Google Search Console, por outro lado, ajuda a empresa no monitoramento de sua presença on-line – e na consequente manutenção dessa presença de uma forma positiva.

Sendo assim, são duas ferramentas que definitivamente você precisa ter como aliadas em sua estratégia de SEO.

3. Mapeie jornadas e personas

Para uma boa estratégia de SEO as personas (públicos ideais) e suas jornadas devem estar bem estabelecidas.

Levantar e organizar esses dados é fundamental para uma estratégia de SEO bem-sucedida.

4. Pesquise e escolha as palavras-chave com base nas personas e suas jornadas

Personas e suas jornadas já estão estabelecidas? Então é a hora de pesquisar e escolher as palavras-chave que mais são buscadas por cada uma delas em diferentes etapas do funil de vendas.

Com essas informações aliadas às particularidades da sua empresa será possível produzir um cronograma de conteúdos muito mais personalizado, focando em cada uma dessas etapas.

5. Otimize o que possui – e crie um plano para o que ainda não tem

Sabemos que produzir conteúdo do zero pode ser bem trabalhoso. Sendo assim, se você já tem conteúdos produzidos em uma época em que não sabia tanto assim de SEO, pode utilizá-los como base e reutilizá-los, apenas otimizando-os com base em tudo o que sabe sobre SEO. Mexer no título, primeiro parágrafo, utilização de palavras-chave e description tags pode já ser o suficiente para uma grande melhora nesse sentido.

Conclusão

Ao longo deste artigo você foi apresentado ao conceito de SEO, principais fatores de ranqueamento do Google, sinais de que está na hora de investir nessa estratégia e, por fim, a algumas dicas que, ainda que superficiais, podem te ajudar a começar esse trabalho por conta própria.

É claro que o mais recomendado é contar com a ajuda de profissionais e/ou empresas e agências de publicidade e marketing digital que são especialistas em SEO para poupar tempo e esforço com essas estratégias. No entanto, com as dicas acima você pode iniciar esse trabalho por conta própria. Caso deseje contratar especialistas neste assunto para alcançar resultados incríveis, entre em contato com a gente!

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