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10 passos importantes para ter um site de alta performance

10 passos importantes para ter um site de alta performance

Com o aumento da competitividade no ambiente digital, não basta apenas colocar um site no ar, é importante também mensurar seu desempenho, quais resultados estão sendo obtidos e o que pode ser feito para aumentar sua eficiência.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para trazer 10 passos importantes que podem ajudar a melhorar o desempenho do seu site e gerar resultados positivos para o seu negócio, por exemplo, aumentar suas vendas e satisfazer seus clientes e potenciais clientes. Acompanhe.

1. Torne seu site responsivo

Muitas pessoas utilizam o aparelho celular e outros dispositivos móveis para pesquisar por empresas, informações, produtos, soluções e outros assuntos.

Por isso, tornar um site responsivo é a melhor alternativa para potencializar seu desempenho. Um site responsivo se adapta de acordo com o tamanho da tela, permitindo que seus clientes tenham uma boa experiência.

Se o seu site já é responsivo, considere aprimorar a performance voltada para os acessos mobile. Tempo de carregamento, tamanho da fonte, experiência do usuário são alguns dos pontos que você precisa estar atento para ter resultados positivos. Lembre-se: a experiência de um usuário que utiliza o desktop é totalmente diferente da experiência de um usuário que acessa seu site pelo celular.

2. Fique de olho no carregamento do seu site

Sites lentos são de baixa performance. Além disso, afetam a experiência do cliente e podem, sem dúvida, comprometer os resultados das vendas, pois estimula consumidores a desistirem das compras, especialmente os que acessam pelo smartphone.

Por isso, fique de olho no carregamento das páginas que fazem parte do seu site e, com base nisso, promova melhorias de forma contínua nele, para que os resultados de suas vendas sejam positivos.

3. Invista na segurança do seu site

Investir na segurança do seu site é fundamental não apenas para garantir a segurança dos dados do seu negócio e dos clientes, mas também para conquistar a confiança do seu público.

Sem dúvida, antes de fazer uma compra, o cliente pesquisa sobre a reputação da empresa com o objetivo de saber se ela é realmente confiável. Assim, um site inseguro, ou que pode colocar em risco os dados do cliente, passa incredibilidade e pode afastar potenciais oportunidades de negócios.

4. Use técnicas de SEO em seu site

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que podem ajudar uma empresa a melhorar o desempenho do seu site, fazendo com que ele esteja preparado e otimizado para captação de clientes e de vendas.

Por exemplo, o uso de palavras-chave nos conteúdos do site pode fazer com que seja ranqueado com facilidade pelos motores de buscas, como o Google. Com base nisso, clientes potenciais podem encontrar a sua empresa sempre que pesquisar pelas palavras-chave associadas ao seu conteúdo.

5. Torne a experiência do usuário agradável

Existem várias maneiras de tornar a experiência do usuário positiva em seu site. Por exemplo, estabelecendo uma arquitetura informacional otimizada, que permita ao seu público encontrar o que deseja com facilidade.

Se ele deseja comprar uma camisa masculina, é importante que esse item esteja organizado dentro da aba “Moda masculina”. Assim, ele pode clicar nessa aba, pesquisar o item desejado e efetuar a compra.

6. Estabeleça indicadores de desempenho

Outro passo importante para garantir o aumento do desempenho do seu site de forma contínua, é estabelecer indicadores de desempenho.

Atualmente, é possível contar com vários indicadores de desempenho voltados para o site. Um exemplo é a taxa de rejeição, com ele, é possível saber se seu site possui um alto índice de rejeição e com base nisso, pode-se implementar ações visando mudar esse quadro.

7. Invista em uma interface simples e intuitiva

Sites com muitos recursos visuais ou descrições extensas e não claras tendem a ter baixo desempenho. O problema é que isso afeta os resultados de uma empresa, comprometendo, por exemplo, sua consolidação no âmbito digital e suas vendas.

Além disso, sites com muitos recursos visuais ou descrições grandes costumam demorar para carregar, o que, sem dúvida, faz com que potenciais clientes desistam de uma possível compra antes mesmo de tentar.

O ideal é investir em um site com interface minimalista e intuitiva, que permita ao cliente, ou potencial cliente, ter uma experiência agradável, por exemplo, como na hora de buscar informações ou produtos.

8. Ofereça canais de contato ao cliente e potencial cliente

Um site que traz apenas informações e produtos tende a ter um baixo desempenho. Além disso, costuma deixar a experiência do cliente a desejar.

É importante que um site ofereça ao cliente ou potencial cliente mais que isso, como, por exemplo, canais de contato que permitam ao consumidor resolver suas dúvidas.

Assim, se for possível, coloque em seu site mais de um canal de contato. Dessa forma, o cliente ou potencial cliente poderá selecionar um deles e contatar sua empresa, resolvendo suas dúvidas sobre produtos, serviços, taxas, entrega, entre outras.

9. Otimize os recursos visuais do site

Como dissemos, um site de alta performance é simples e intuitivo. Isso significa dizer que ele possui somente o necessário para garantir que o cliente tenha uma boa noção a respeito das soluções fornecidas por uma empresa.

O que queremos destacar é que é importante otimizar os recursos visuais de um site. Isso para que ele não fique visualmente poluído, pois pode gerar confusão e afetar a experiência do cliente.

Por exemplo, você pode inserir uma imagem para cada produto ou uma imagem para cada conteúdo. E, de preferência, que as imagens tenham cores associadas à identidade visual de sua empresa, para que haja harmonia e agradabilidade em sua página.

10. Forneça conteúdos educativos, claros e de qualidade

Hoje, um site de alta performance é reconhecido não apenas por características como responsividade, intuitividade e interface simples, mas também pelo valor que ele agrega na experiência do cliente em termos de fornecimento de conteúdo.

Portanto, para ter um site de alto desempenho, crie um blog para fornecer conteúdos educativos, claros e de qualidade, que ajude o cliente ou potencial cliente a se manter informado em relação ao seu nicho de atuação e produtos/serviços que sua empresa oferece.

É possível melhorar ainda mais a performance do seu site e garantir que sua empresa alcance seus objetivos. Colocar em prática as dicas que fornecemos é um caminho que pode levá-lo a conquistar isso.

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