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Comunicação integrada: Entenda o que é

Comunicação integrada: Entenda o que é

Você sabe o que é comunicação integrada e como isso pode ser benéfico para sua empresa? Investir em formas de se comunicar de maneira mais eficiente com o seu público é essencial para melhorar a sua reputação digital.

Porém, o conceito ainda não é muito aplicado, já que muitos não entendem os seus benefícios e o como pode ser utilizado. Por esse motivo, aqueles que já utilizam dessa estratégia, acabam tendo mais destaque no mercado.

No artigo abaixo, você vai aprender o que é comunicação integrada, seus benefícios, como implementar e muito mais. Confira!

O que é comunicação integrada na empresa?

Comunicação integrada é o planejamento de ações de comunicação em diferentes canais utilizados por sua empresa. Isso garante que o seu negócio estará disponível no meio que o seu cliente escolher para se comunicar com ele.

Dessa maneira, você consegue consolidar a sua imagem com o público, fortalece a sua marca e fica bem posicionado no mercado. Por esse motivo, o planejamento da sua comunicação é um ponto que não deve ser ignorado.

É importante destacar que não é necessário (e nem recomendado) utilizar qualquer meio de comunicação. Se o seu cliente não costuma assistir TV, por exemplo, não existe motivo para investir recursos nessa mídia.

Por esse motivo, é essencial conhecer o seu público-alvo quando estamos falando de comunicação integrada. Isso porque, dessa forma, é possível investir tempo e recursos nos canais de comunicação que seu cliente realmente utiliza.

É importante que você apareça bem diante dos seus consumidores. Fortalecer a sua presença nos canais relevantes e padronizar o atendimento em todos eles, é essencial para o seu sucesso.

Quais são os objetivos da comunicação integrada?

A comunicação integrada conta com alguns objetivos para a sua empresa, e conhecê-los pode ajudá-lo a entender como esse conceito pode ajudar o seu negócio. As principais metas a serem atingidas pela implementação dessa comunicação são:

  • coerência: é preciso que todos os seus canais de atendimento tenham o mesmo padrão de qualidade, sempre tratando o cliente com respeito e cordialidade;
  • consistência: a comunicação integrada tem como objetivo que o seu time adote a mesma linguagem em todos os canais de comunicação utilizados;
  • continuidade: o intuito é que a comunicação integrada tenha continuidade, para que a comunicação eficiente não seja abandonada e atrapalhe a jornada de compra;
  • complementaridade: os canais devem se complementar e garantir que o cliente tenha uma experiência completa e agradável.

O intuito é garantir que o seu time se torne eficiente e que tenha uma comunicação de qualidade com o cliente. Estar disponível nos canais certos é a melhor maneira de você conseguir dialogar de forma correta com o seu público.

Quais são os benefícios da comunicação integrada?

Ao implementar uma comunicação integrada no seu estabelecimento, é possível usufruir de alguns benefícios, sendo os principais:

  • fortalecimento da marca: a sua marca fortalece a imagem e consegue atrair e reter os clientes por conta do que tem a oferecer;
  • comunicação eficiente: disponibilizar atendimento padronizado nos canais corretos ajuda o seu negócio a tornar a comunicação mais eficiente;
  • economia: com uma comunicação mais assertiva, será necessário gastar menos para atingir um novo público, ou seja, ajuda a poupar recursos;
  • aumento de vendas: ao perceber o posicionamento da sua empresa, o público tende a se interessar mais pela marca, e, consequentemente, ocorre o aumento de vendas;
  • integração de equipes: promover uma padronização dos canais de comunicação exige que toda a empresa se comunique da mesma forma, o que ajuda a integrar as equipes.

Como você pode ver, a implementação de uma comunicação integrada vai muito além da simples melhoria no atendimento ao cliente. O seu negócio é transformado em diferentes níveis, e por isso, essa estratégia é tão benéfica para as empresas.

Contudo, tudo isso só é possível se o atendimento nos seus canais de comunicação for padronizado. Seja por telefone, chat online, ou qualquer outro meio utilizado para se comunicar, é necessário que o cliente se sinta bem atendido em todos eles.

Existem diferentes tipos de comunicação integrada?

Dentro do marketing, existem diferentes tipos de comunicação que podem ser usados na sua estratégia. Dessa forma, você consegue atingir o público correto, e estar disponível nos canais em que ele está inserido.

De toda maneira, conhecer os tipos de comunicação disponíveis é essencial para planejar as ações que serão tomadas pelo seu negócio. Alguns deles:

  • comunicação digital: chats online, envio de e-mails, hotsite, entre outros;
  • mídia tradicional: propagandas na televisão e o uso de outdoors se encaixam aqui;
  • publicidade: use a mídia para publicar notícias e seus serviços;
  • vendedores: os vendedores também podem fazer parte da comunicação com o cliente, contatando-os;
  • eventos: a presença em eventos pode facilitar o contato direto com o seu público-alvo.

Como criar uma comunicação integrada?

Para implementar a comunicação integrada no seu negócio, você pode seguir as seguintes etapas:

  • entenda quem é o seu público-alvo para definir em quais canais vai investir seus esforços;
  • defina o tipo de linguagem que será utilizada para se adequar à comunicação do seu público;
  • planeje as ações comunicativas, criando perfis apenas nas redes sociais em que consegue, de fato, atender ao público sem grandes demoras;
  • integre os canais, sempre oferecendo suporte em outros meios para garantir que o cliente seja atendido da forma mais confortável possível.

Como você pode ver, a comunicação integrada exige que você faça pesquisas e entenda melhor quem é o seu público. Dessa forma, você evita erros de comunicação e garante que o seu time vai estar disponível para um contato de qualidade com o cliente.

Em todo caso, o seu público pode mudar com o passar do tempo, e por isso, o processo de renovação pode ser constante. Por isso, sempre monitore o seu público e pesquise quais canais são os mais interessantes para cada momento do seu negócio.

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