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Marketing de conteúdo: como funciona?

Marketing de conteúdo: como funciona?

Antes dos sites e perfis de culinária na internet, as pessoas recortavam e colecionam as receitas impressas em rótulos de embalagens. Esse é um exemplo do que o marketing de conteúdo pode gerar nas pessoas e como ele funciona na prática, sendo parte de um conjunto de estratégias.

Então, podemos começar o nosso artigo dizendo que não é um recurso criado recentemente, já faz parte do mundo do marketing. Também antigos folhetos com indicações de restaurantes e demais comércios de uma região, mas que trazem dados de uma empresa específica.

Certamente já se deparou com esses e outros exemplos de conteúdos que não são exatamente propagandas, mas que apresentam uma empresa. É sobre isso que falaremos hoje de maneira mais detalhada, a importância desse trabalho e como colocar em prática.

O que é o marketing de conteúdo?

Como vimos, marketing de conteúdo é entregar informação para o potencial cliente, sem necessariamente esperar a venda de produtos ou serviços. Além disso, a prática apenas está moldada à era da internet, não surgiu hoje, mas foi aperfeiçoada para esses novos canais de comunicação.

Pois bem, podemos dizer que esse tipo de marketing é focado em trazer conteúdo para o público, fazendo parte de um processo específico. Portanto, há objetivos envolvidos, além de planejamento e profissionais que atuam na busca por resultados desejados.

O seu potencial cliente encontra no conteúdo uma resposta para os próprios problemas e isso o faz se aproximar da empresa. Considerando essas informações, a qualidade do conteúdo é muito importante e permite que haja a criação de um relacionamento com o público.

Como ele funciona na prática?

Não podemos falar de marketing sem mencionar a importância da estratégia e análise de resultados. Afinal, há todo um planejamento para atingir objetivos específicos, o que é mensurado por meio dos dados gerados. Nesse universo chamamos esses medidores de KPI, os indicadores chave de performance.

Na prática, a equipe traça o perfil do público-alvo da empresa, que é o grupo de pessoas com mais chances de consumir. Assim, com base em dados sobre o grupo, como as preferências, dilemas enfrentados no dia a dia, enfim, criamos conteúdos solucionadores de problemas.

Por exemplo, uma empresa que atua na venda de produtos para animais, pode trazer várias informações úteis sobre o assunto. Tanto sobre os cuidados com cães e gatos, quanto sobre produtos usados para melhora do bem-estar desses bichinhos.

Com base nisso, vamos supor que haja uma série de conteúdos em diferentes canais, como blog e perfil em rede social. Temos como mensurar o tráfego orgânico, que é a interação gerada de forma natural, também a quantidade de conversões, que é o número de vendas.

Assim, temos o planejamento de conteúdos que resultaram em mais pessoas interagindo e conhecendo a empresa e, claro, comprando produtos. Esse é o trabalho do marketing de conteúdo, ele produz informação para se aproximar das pessoas e criar clientes.

Dessa forma, o processo é composto por algumas etapas, como planejamento, desenvolvimento de uma persona, que é perfil exato do cliente interessado na empresa, criação e postagem do conteúdo, avaliação dos resultados obtidos. A partir daí vemos o que funciona e melhoramos ou mantemos as estratégias.

Os benefícios de aplicar essas estratégias

Explorar os diferentes canais online para apresentar conteúdo traz uma série de benefícios para a sua empresa. Primeiro, aumenta de maneira significativa o público interessado em seu negócio ou serviço, gerando maior tráfego para o site e redes sociais.

Também podemos dizer que ajuda a economizar recursos, porque os custos com marketing digital são menores do que comerciais de televisão, por exemplo. Não podemos esquecer que potencializa o alcance da sua marca, já que a internet não tem barreiras para atingir as pessoas.

Abre as portas para mais oportunidades de negócio, aumentando potenciais clientes. Por fim, mostrar que a sua empresa entende sobre o assunto colabora para construir uma imagem de autoridade, deixando sua marca na frente no conceito do público.

A contribuição do marketing de conteúdo para o mercado

Existe um ponto muito interessante quando trabalhamos com conteúdo enquanto estratégia. Trata-se do fato de que os materiais produzidos ajudam a educar o mercado. Isso quer dizer que os consumidores ficam mais entendidos do assunto, chegam na sua loja física ou online, por exemplo, conhecendo o produto que compram.

Um conteúdo de qualidade é suficiente para fazer com que as pessoas tirem suas dúvidas mais comuns, que aprendam sobre o assunto. Imagine o quanto isso diminui o próprio trabalho da sua equipe na hora de realizar uma venda, já que as pessoas entendem mais sobre os produtos e serviços.

A importância dos profissionais envolvidos nesse trabalho

Por fim, vamos ressaltar a importância de ter profissionais envolvidos em cada etapa desse processo. Afinal, não basta apenas preencher sites e redes sociais com muitos textos, imagens, vídeos, enfim, é preciso entender sobre o assunto e aplicar estratégias específicas.

Por exemplo, uma postagem em blog precisa das técnicas de SEO, que ajudam buscadores, como o Google, a indicarem o seu site durante uma pesquisa do usuário. São conhecimentos e ferramentas imprescindíveis para que o conteúdo realmente possa trazer os resultados desejados.

Então, é preciso ter redatores, designers, programadores, gestores de tráfego, analistas, entre outros profissionais. Há uma vasta equipe envolvida na elaboração de cada detalhe de um planejamento bem desenvolvido de marketing de conteúdo, com conhecimentos e recursos que não podemos abrir mão.

Agora você consegue compreender mais sobre o universo do marketing de conteúdo, o que é e como funciona, além da sua importância tanto para a sua empresa quanto para o público. As pessoas ganham em conhecimento sobre um determinado nicho e você consegue aumentar a sua relevância, além de vender mais, claro.

Afinal, essas estratégias não possuem apenas o intuito de fazer sua empresa faturar mais, isso faz parte dos objetivos, mas também há um valor agregado para o público-alvo. O mercado fica educado sobre o assunto, sendo um trabalho que traz benefícios para os dois lados.

Foto: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/pessoa-escrevendo-em-white-paper-U33fHryBYBU