O que é assessoria de comunicação e quais as suas vantagens?
Investir no setor de Comunicação é um requisito primordial para o crescimento de uma empresa, no que diz respeito ao fortalecimento de sua notoriedade enquanto instituição e diante da sociedade.
Portanto, entender de que forma a área da Comunicação pode agregar o funcionamento e potencializar os resultados de sua empresa, é um passo fundamental para a construção de relacionamentos promissores, bons posicionamentos e consolidação de imagem.
Afinal, vamos combinar, que uma empresa que não amplia a sua comunicação e cria relacionamentos com os seus clientes, parceiros e com a sociedade, acaba entrando em estado de estagnação e, consequentemente, deixa de adquirir bons resultados e evolução.
É válido destacar que, assim como outros cenários de atuação, o âmbito da Comunicação é vasto e possui diferentes áreas de atuação como: Assessoria de Comunicação, Assessoria de Imprensa, Jornalismo, Publicidade e Marketing.
Mas apesar de fazerem parte do mesmo âmbito e de trabalharem em conjunto em determinadas situações, cada um desses setores possui suas próprias especificidades e objetivos.
Por exemplo, a Assessoria de Comunicação que se volta ao tema deste artigo, é uma área que está principalmente relacionada às práticas de relacionamento entre uma instituição e o público. Sendo assim, um meio indispensável para a construção da imagem e das ligações entre as partes envolvidas e interessadas.
Quer saber mais sobre o trabalho do setor de Assessoria de Comunicação? Continue acompanhando a leitura e adquira mais informações a seguir.
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No que consiste o trabalho da Assessoria de Comunicação?
A prática de trabalho da Assessoria de Comunicação está relacionada ao gerenciamento e à divulgação de informações condizentes aos interesses, aos valores e às formas de atuação da empresa representada. A partir disso, a comunicação com os clientes e com a sociedade é construída, estabelecida e realizada.
Vale ressaltar que o relacionamento com a sociedade acontece por meio de informações disponibilizadas pela imprensa, ou seja, a equipe de Assessoria de Comunicação possui a função de intermediar a relação da instituição a que representa com a mídia, para que, desse modo, a sociedade tenha acesso ao que empresa almeja emitir e/ou dizer.
De forma breve, as informações disponibilizadas pela Assessoria de Comunicação são divulgadas com especificidade, pautando, sobretudo, o perfil dos clientes, bem como os canais de comunicação e formatos de linguagens. Desse modo, as informações são direcionadas e, consequentemente, a comunicação acontece de modo eficiente. Afinal, de nada adianta falar e não saber ser ouvido e/ou entendido, certo?
Por isso, é de responsabilidade da Assessoria de Comunicação conhecer o perfil do público da empresa a que representa, para que assim entenda com quem está falando. Feito isso, é possível adquirir embasamento para selecionar os veículos de comunicação que melhor representam o perfil da instituição e de seus clientes.
Além disso, o formato e a forma com que a comunicação é realizada também é um fato considerado pela Assessoria de Comunicação, já que os meios de comunicação são diversos e possuem objetivos diferentes. No caso, há o canal de comunicação da internet, do jornal impresso, das revistas, da rádio e afins.
Sendo assim, cabe à equipe de assessoria analisar as estratégias mais eficientes para disponibilizar as informações que tangem a comunicação que deseja realizar, as quais são definidas, organizadas e apresentadas a partir de um plano de comunicação previamente apresentado para a empresa a que representa.
Detalhamento de atividades promovidas pela Assessoria de Comunicação
Como visto no tópico anterior, a função do profissional de Assessoria de Comunicação está realizada à intermediação da relação da instituição com o público. Diante disso, o assessor é encarregado de produzir alguns materiais para que essa comunicação seja realizada.
Dentre alguns dos materiais elaborados por um assessor de comunicação podem ser citados:
1. Notas oficiais:
Esse material costuma ser preparado pelo assessor de comunicação e é apresentado por meio de diferentes setores (redes sociais, sites e afins). Sendo assim, em caso de necessidade de emissão de alguma informação ou de esclarecimentos, a assessoria de comunicação é a encarregada pela sua produção.
Vale salientar que todas as notas oficiais são criadas com base em um trabalho de equipe, que une diferentes áreas da comunicação, como o setor de Assessoria de Imprensa, por exemplo.
2. Material textual do site institucional:
Todo material textual presente no site da empresa é realizado e gerenciado pela equipe de assessoria de comunicação. Entre esses materiais textuais, estão aqueles voltados à apresentação e/ou história da instituição, explicação sobre os serviços e/ou produtos comercializados, notícias sobre ações e/ou iniciativas, informações de contato, artigos informativos, depoimento de clientes e afins.
Todos os materiais textuais presentes no site institucional são preparados sob olhar estratégico, a fim de contribuir para disponibilização de informações pertinentes para a empresa e para a consolidação de sua imagem.
Além disso, disponibilizar previamente dados sobre a empresa, o que inclui os seus serviços e posicionamento, facilita a comunicação e o acesso às informações que são de interesse da imprensa.
3. Mailing:
A produção de um mailing corresponde à listagem dos contatos de profissionais do Jornalismo. Através dessa iniciativa o trabalho da assessoria é otimizado, considerando que, após a conclusão da produção dos materiais, eles serão diretamente encaminhados à imprensa e/ou a jornalistas que podem ter interesse sobre o assunto. Dessa forma, o processo é facilitado e economiza tempo!
4. Mural de informações:
O trabalho da Assessoria de Comunicação não apenas diz respeito à comunicação com o externo, como também à área interna de uma empresa. Portanto, realizar um trabalho alinhado ao setor de Recursos Humanos (RH) e aos demais setores de comunicação é fundamental para alicerçar e disponibilizar informações voltadas à própria imprensa.
Através desse mural, informações são disponibilizadas por meio de materiais gráficos como: avisos, convites, notícias veiculadas, ações promovidas pela empresa e afins. É um ótimo recurso para estabelecer e fortalecer a comunicação entre a empresa e seus funcionários.
5. Clipping:
Essa atividade corresponde à listagem de todos os materiais sobre a empresa que estão disponíveis na mídia. Através da execução desta atividade, é possível ficar ciente acerca das notícias relacionadas à empresa e, consequentemente, avaliar a repercussão dos materiais e de como a imagem dela está sendo estabelecida.
Essa atividade é uma forma de monitoramento, que acaba contribuindo também para o trabalho exercido pela Assessoria de Imprensa, já que a partir da investigação e do mapeamento de informações, é possível realizar um acompanhamento acerca das notícias na mídia, assim como, identificar em tempo hábil se algo está errado.
6. Relatórios:
Após realizar uma série de materiais e praticar ações, é preciso apresentar os resultados. Portanto, também faz parte do trabalho da Assessoria de Comunicação preparar relatórios.
Benefícios da Assessoria de Comunicação
Quando uma empresa possui um setor direcionado à Assessoria de Comunicação ou quando se dispõe a contratar serviços oferecidos por agências de assessoria, tudo muda. Tudo muda no que se refere ao modo com que a sua empresa vai se apresentar e se posicionar diante da concorrência, dos clientes, dos parceiros e diante da sociedade.
Nesse contexto, a instituição terá representantes à frente da comunicação empresarial, para que possa ser realizada de forma específica e com eficiência. Sendo assim, todo e qualquer objetivo é ampliado a partir da execução do trabalho da Assessoria de Comunicação, sendo possível realizar divulgações voltadas à venda de serviços, produtos ou eventos, com profissionalismo e direcionamento.
É importante entender que a comunicação é um aspecto variável e que tange uma série de especificidades, e que quando utilizada de forma inteligente e alinhada, pode adquirir resultados positivos e promissores. Portanto, para que a sua empresa adquira uma boa reputação diante do ambiente interno e externo, é preciso pensar de forma estratégica.
É importante frisar que a Assessoria de Comunicação também é uma área contribuinte para um melhor funcionamento e relacionamento de trabalho interno, já que trabalha em alinhamento com outros setores da empresa e em prol do bem estar e da comunicação entre os funcionários.
Qual a diferença entre Assessoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa?
Essa é uma pergunta que costuma ser realizada com frequência em decorrência da proximidade entre essas áreas de atuação do campo da Comunicação, que, apesar de possuírem similaridades entre si e de trabalharem em conjunto, são distintas em uma série de aspectos, principalmente no que se refere aos objetivos de atuação.
Ao contrário da Assessoria de Comunicação, a Assessoria de Imprensa objetiva trabalhar a imagem do seu cliente diante da perspectiva da imprensa e da sociedade. Ou seja, o assessor de imprensa é o encarregado pelo desenvolvimento de Release — materiais textuais que objetivam trazer à tona assuntos relevantes os quais possuem relação com a atuação dos seus clientes.
Por exemplo: vamos supor que a empresa representada pelo assessor de imprensa se volta ao ramo da dermatologia, e que recentemente assuntos relacionados ao câncer de pele têm sido repercutidos. A partir da identificação desse contexto, o assessor de imprensa desenvolve um release com base neste tema e traz como referência no assunto o seu cliente e representante da empresa de dermatologia.
Após a finalização do material, o assessor de imprensa o encaminha para os jornalistas para que assim possam ser publicados na mídia. Feito isso, além de fortalecer o relacionamento com a imprensa, o profissional mantém em voga a imagem do seu cliente.
Além dos releases, o assessor de imprensa também é responsável pelo planejamento dos press kits — conjunto de materiais que buscam apresentar e/ou divulgar um determinado lançamento de produto e/ou evento, o qual é direcionado a pessoas específicas, como jornalistas e blogueiros.
Por exemplo: vamos supor que a Sephora esteja em processo de lançamento de uma base facial. A partir desse contexto, o assessor de imprensa, junto com outros profissionais da área de comunicação e design gráfico, elaboram um press kit com a intenção de divulgar o cosmético diante de representantes da imprensa.
Fazendo isso, as informações sobre os lançamentos são dadas em primeira mão e o produto é mais bem apresentado, causando assim, uma boa impressão e um impulsionamento em sua divulgação.
O assessor de imprensa costuma realizar também a preparação e acompanhamento de entrevistas de seus clientes, para que se portem de forma devida e estratégia diante da mídia. Sendo assim, o assessor fica atento ao que se refere à apresentação e o posicionamento do cliente ao longo das entrevistas, evitando assim, possibilidades de equívocos que podem afetar a sua imagem.
Por fim, o assessor de imprensa também é o encarregado pelo gerenciamento de crises — plano estratégico que objetiva reconstituir a imagem da empresa diante de alguma situação problemática.
Por exemplo: vamos supor que a Mc Donald’s tenha vendido algum alimento estragado, e que essa situação tenha adquirido grande evidência na mídia e culminado em uma série de críticas. A partir desse contexto, o assessor de imprensa desenvolve um plano de gerenciamento de crise para tentar amenizar os impactos da problemática diante da imagem do cliente e para tentar mudar essa má impressão ao longo do tempo.
De fato, algumas ações atreladas ao campo da Assessoria de Comunicação se interligam à Assessoria de Imprensa, afinal, precisam trabalhar em conjunto para adquirir um determinado objetivo. Se caso não estiverem alinhadas, dificilmente haverá coerência quanto ao posicionamento e ao discurso da empresa diante dos clientes e de toda a sociedade. No entanto, apesar das similaridades, cada uma dessas áreas possui suas próprias especificidades e direcionamentos os quais distinguem suas ações e serviços ofertados.
Agora que você já sabe qual é a função e as vantagens dos serviços de Assessoria de Comunicação, não há mais desculpas para não se atentar a essa área e, de uma vez por todas, trabalhar o posicionamento da sua empresa diante dos clientes e de toda a sociedade.
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