search Created with Sketch.

Planejamento estratégico: saiba como definir as OKRs da sua empresa

Planejamento estratégico: saiba como definir as OKRs da sua empresa

Um planejamento estratégico é um fator essencial para o sucesso de uma empresa, seja ela de qualquer tipo ou tamanho. Trata-se de um processo sistemático, no qual as instituições desenvolvem e aprimoram o seu ambiente, produtos e serviços, alinhando-se às prioridades e objetivos estabelecidos.

Com um plano estratégico bem definido, as empresas podem formular metas realistas e desenvolver diferentes tipos de estratégias, seja de curto, médio ou longo prazo, e caminhar de modo seguro para atingi-las. Ademais, ele também ajuda a estabelecer as diretrizes, fornecer a visão e perspectiva, e ajuda a priorizar recursos para alcançar objetivos específicos.

Sendo assim, um planejamento estratégico é a base para o crescimento contínuo das empresas e contribui de modo efetivo, inclusive, para o processo de tomada de decisões. Ele ajuda a estabelecer um plano de ação para a empresa superar desafios e alcançar as suas metas. O planejamento também possibilita que os negócios aproveitem as oportunidades, para crescer cada vez mais no seu ramo.

O que são OKRs e como elas podem contribuir para o sucesso empresarial?

Segundo dados revelados pelo Sebrae, no contexto das pequenas e médias empresas (PMEs), a falta de um planejamento estratégico é um dos principais motivos de declaração de falência. Ainda que a empresa se desenvolva, um estudo realizado pela Leadership IQ com 400 empresas, apontou que apenas 15% dos funcionários acreditam que suas funções têm real impacto no desenvolvimento da organização. 

Neste contexto de planejamento estratégico em busca do sucesso das empresas, é de grande importância considerar as OKRs (Objetivos e Resultados-chave), que é um método fundamental para definir e medir o progresso em direção a objetivos e metas de negócios.

Tal método permite que as organizações estabeleçam objetivos ambiciosos, meçam o progresso em direção a esses objetivos e ajustem todo o curso de ação, com segurança baseada nas descobertas. OKRs, portanto, são usadas por organizações de todos os tamanhos e em todos os setores, pois podem ser facilmente aplicados a qualquer objetivo, trazendo resultados bastante satisfatórios.

OKRs consistem em objetivos de alto nível, bem como resultados-chave que fornecem direção e foco para a organização. Os objetivos são definidos como algo que a equipe deseja alcançar, como aumentar as receitas, melhorar a satisfação do cliente ou reduzir os custos, por exemplo. Os resultados são metas a serem alcançadas para que os objetivos sejam atendidos, como aumentar as vendas e os lucros.

Estamos falando de uma ferramenta de gestão de desempenho que tem sido usada por empresas de todo o mundo. As OKRs são usadas para definir e acompanhar as metas estratégicas e os principais resultados de uma organização. É uma ótima forma de criar sinergia entre a liderança e os funcionários na direção do sucesso da empresa, melhorando, assim, os relacionamentos no ambiente de trabalho. O objetivo principal é fornecer orientação e alinhamento entre as equipes que trabalham na mesma organização.

Quando as OKRs surgiram?

As OKRs (Objectives and Key Results) foram criadas por John Doerr, um investidor da Silicon Valley. Ele aprendeu sobre o conceito em 1999, quando se encontrou com Andy Grove, ex-executivo da Intel. O objetivo de Doerr era ajudar as empresas a impulsionarem seu crescimento, melhorar a comunicação entre os departamentos e concentrar-se em resultados tangíveis.

O processo OKR tem seu início com o estabelecimento de objetivos para o próximo período. Esses objetivos devem ser alcançáveis, mas desafiadores, de modo a incentivar a realização de tarefas. Na sequência, faz-se necessário definir os resultados-chave (KRs) que ajudarão a atingir os objetivos estabelecidos. Finalmente, um sistema de medição deve ser criado para verificar o progresso.

Desta maneira, as OKRs tornaram-se uma parte importante da cultura empresarial e estão cada vez mais presentes na rotina das instituições. Hoje em dia, tais objetivos a serem alcançados com o intuito de alavancar as empresas são uma forte tendência no mundo empresarial.

Como as OKRs funcionam na prática

Para aplicar OKRs, as organizações devem primeiro identificar as áreas para se concentrar nas estratégias, que variam de acordo com o perfil e necessidades da empresa. Mas, normalmente, incluem áreas como crescimento, desenvolvimento de produtos, marketing, vendas, experiência do cliente, operações, entre muitas outras. As empresas precisam definir alguns grandes objetivos que são relevantes para o seu crescimento.

A seguir, vamos explicar como definir as OKRs da sua empresa, confira 5 dicas essenciais para aplicar essa metodologia.

  1. Comece pelo objetivo macro: comece definindo as metas pelo topo, ou seja, quais são as prioridades definidas para o CEO e a diretoria, a partir desse caminho, defina as metas para os departamentos e para cada colaborador. Limite o número de objetivos maiores para manter o foco, além disso, defina os prazos para cumprir esses objetivos.
  2. Estabeleça os key-results: após definir o objetivo macro, estabeleça os key-results, ou resultados-chave, que vão auxiliar a equipe a atingir a meta principal. É indicado que cada OKR tenha de 2 a 5 resultados-chave e que seja estabelecida uma hierarquia para o cumprimento de cada key-result. Os resultados-chave devem ser desenvolvidos junto com a equipe, além de serem realistas, ou seja, eles devem caminhar de acordo com a estrutura da empresa e capacitação da equipe.
  3. Quantifique os resultados: nesse momento, entram em cena os famosos KPIs, é preciso associar um indicador de desempenho para mensurar o sucesso de cada key-result. Por exemplo, se o objetivo é manter o engajamento dos usuários com um produto, um KPI como “tempo de permanência no site” é importante para definir o cumprimento de um resultado-chave.
  4. Defina as responsabilidades de cada membro da equipe: os times e a liderança devem estar envolvidos desde o início do processo, é preciso delimitar hierarquicamente o que cada membro da equipe precisará realizar para alcançar os objetivos definidos. Além de estabelecer as responsabilidades de cada membro, procure manter o time engajado com a conquista dos key-results. Reuniões mensais ou semanais são fundamentais para manter a equipe engajada e mostrar o progresso do que está sendo desenvolvido.
  5. Analise os resultados: após a definição do prazo para atingir as metas, é preciso revisar os resultados no período considerado. Nesse momento, analisa-se o desempenho das equipes, além de definir índices de aprendizagem que irão determinar os próximos passos, além de refinar o processo de criação de OKRs. 

Por mais sucesso no dia a dia empresarial

Vale lembrar que, para concretizar essas ações, é preciso empresas e profissionais experientes, para que todas as necessidades e expectativas sejam atendidas e, principalmente, para que ações errôneas não prejudiquem a imagem da empresa. Isso quer dizer que se trata de um serviço especializado, que carece de conhecimento específico para ser realizado.

Foto: https://www.pexels.com/photo/two-silver-chess-pieces-on-white-surface-411207/