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Como utilizar o marketing pessoal para melhorar a reputação digital da sua empresa?

Como utilizar o marketing pessoal para melhorar a reputação digital da sua empresa?

Uma empresa é feita de pessoas e todos sabem disso, querendo ou não uma marca ou empresa será associada à imagem de seus empresários e colaboradores. Por esse motivo, é importante desenvolver o marketing pessoal. Ele diz respeito à maneira como cada um se veste, fala e se comporta.

O marketing pessoal tem relação com a marca pessoal de alguém, composta pela sua identidade, imagem e reputação.

Veja a seguir como a marca e o marketing pessoal podem influenciar a reputação digital da sua empresa:

Marca Pessoal

A marca pessoal é o modo como você se posiciona com a sua imagem e como ela é transmitida às pessoas em seu entorno. Envolve estratégias e modos de agir para se apresentar ao público.

Logo, sua marca pessoal é aquilo que você transmite ao outro com linguagem verbal e não verbal. É a primeira referência que vem à mente de uma pessoa quando falam o teu nome.

Não é fácil construir uma marca pessoal forte e positiva, é necessário autoconhecimento, saber quais são seus pontos fortes e fracos. É se conhecer e não criar um personagem fictício ou querer se autopromover a todo custo. Isso porque as pessoas costumam observar e avaliar o que é genuíno no outro para decidir se confiam ou não naquela pessoa.

Marca pessoal forte é sinônimo de confiança e boa reputação.

Marketing Pessoal

O marketing pessoal complementa a marca pessoal, pois é considerado um conjunto de estratégias planejadas para estabelecer uma percepção positiva a respeito de alguém. Tem o poder de exaltar as características e conhecimentos de uma pessoa para que ela seja vista como referência no assunto.

O marketing pessoal é fundamental para todas as pessoas, não importando sua área de atuação. Um estudante, por exemplo, devido ao seu comportamento dedicado, suas apresentações de trabalho e sua facilidade em fazer contatos com outras pessoas; pode conseguir mais facilmente uma vaga de estágio que outros colegas que não possuem ou não desenvolveram ainda esse tipo de habilidade.

A função do marketing pessoal é trabalhar positivamente a imagem de alguém, a fim de que essa pessoa alcance novas oportunidades, consiga clientes, faça vendas, entre outras coisas.

Marketing Digital

O marketing digital é composto por estratégias de divulgação de uma empresa ou pessoa com o objetivo de atrair público e clientes por meio de canais de comunicação conectados à internet.

Uma empresa precisa existir no mundo digital e também aparecer para ser conhecida e lembrada. Além disso, ela precisa interagir com seu público e estar realmente presente para conseguir converter seus leads em vendas.

Na contramão da automação, as pessoas esperam encontrar outras pessoas por trás de uma empresa ou marca. Luiza Trajano, a empresária que comanda a rede de lojas de varejo Magazine Luiza, por exemplo, possui uma marca pessoal forte por trás de sua empresa, se mostrando muito presente, inclusive em causas sociais. Todos conhecem sua imagem.

Apesar do Magazine Luiza ter uma empresária engajada, eles apostaram em uma influenciadora digital virtual criada por inteligência artificial, que é a personalização da marca, atende os clientes, interage com eles e “posta fotos” realizando atividades comuns como cozinhar, malhar e assistir TV.

Não há limites para a criatividade no marketing digital.

Reputação da marca

A reputação da marca não é a opinião da própria empresa sobre ela mesma. É a maneira como é vista pelo consumidor. A reputação se baseia em ações e interações das pessoas com a empresa, desde o atendimento até a entrega do produto.

Muitos consumidores, principalmente quando vão realizar a primeira compra, pesquisam sobre a reputação da empresa na internet, sobre as avaliações do produto, principais reclamações e elogios.

O que compõe a reputação da marca é uma série de questões incluindo os valores, cultura organizacional, impacto social, ambiental, pessoas com as quais a marca se relaciona ou utiliza a imagem para fins comerciais.

Uma boa reputação impacta na decisão de compra e é fundamental para conquistar novos clientes.

Impacto do marketing pessoal na reputação da marca

Se você está à frente de uma empresa e ainda não participa efetivamente, não aparece nas redes sociais, não trabalha o seu marketing pessoal e nem faz networking, a notícia não será boa para você. Como foi visto ao longo do nosso conteúdo, o marketing pessoal é importante e agrega à imagem da empresa.

CEO não precisa ser Tiktoker, mas precisa estar presente em pelo menos uma rede social para interagir com pessoas. Pesquisas apontam que 82% dos consumidores estão mais propensos a confiar em uma empresa que o CEO está presente nas redes sociais.

Os desafios dos líderes da atualidade são grandes, vive-se em um cenário complexo e muito influenciado pela mídia social. É preciso que o CEO da empresa, assim como seus liderados diretos, participem da rede e se coloquem como um canal alternativo de engajamento.

CEO influenciador

Segundo Paulo Moreti, especialista em personal branding, não é de hoje a importância de um profissional frente a marca corporativa que está representando. Para ele, não se terceiriza a marca pessoal, o processo de construir a reputação e acelerar o alcance é dos líderes diretos.

Não se trata de fazer como a maioria dos influencers e mostrar o dia a dia, postar frases motivacionais, não é sobre isso, definitivamente. É sobre um processo estratégico com comprometimento, dedicação e engajamento social.

A imagem do CEO deve ser memorável, lembre-se do exemplo da Luiza Trajano, é preciso ser consistente, evidenciar os objetivos, valores e se manter na mente das pessoas com ações periódicas.

Boas práticas para CEOs nas redes sociais

1. Conteúdo direcionado à marca

O perfil deve falar uma linguagem mais executiva, mas não deve deixar de alinhar-se à comunicação da marca.

2. Regularidade nas postagens

A rotina de um CEO é bastante corrida, entretanto é necessário lembrar-se de postar com regularidade. A constância é algo importante nas redes sociais e é o que faz a audiência se expandir e gerar engajamento.

3. Gerar discussão saudável

Eventualmente poderá surgir um assunto do momento, entretanto é sempre importante seguir em tom diplomático e evitar declarações impactantes como demonstrar posicionamento político partidário em favor de um candidato.

4. Evitar postagens de conteúdo pessoal

Pode postar conteúdo pessoal de vez em quando, mas é melhor evitar postar mais conteúdo pessoal que corporativo. Evitar postagens privadas de família, casal ou conteúdos que possam gerar alguma polêmica fora de seu contexto.

5. Postar informações somente após checagem

As fakes news estão presentes e nem tudo que é postado na internet é real. Portanto, dados deverão sempre vir de fontes oficiais. Assim, garante a credibilidade e confiabilidade.

O que é fundamental para construir uma boa reputação da marca

A análise da reputação da marca refere-se a tudo aquilo que possa garantir a idoneidade da empresa, produtos de qualidade, serviços bem realizados, prazos atendidos e entrega no prazo. Tudo isso é basilar para criar uma boa imagem com os clientes.

Para se destacar e construir uma boa e sólida imagem é preciso ter estratégia, tais como:

  • Saber quem é seu público correto: quem são seus clientes, suas personas e como você é visto pelos consumidores.
  • Comunicar de forma planejada: não adianta pegar o aparelho smartphone e postar qualquer foto ou frase motivadora. É preciso comunicar-se bem e com planejamento de forma inteligente e eficiente.
  • Levantar dados: realizar uma busca nos principais canais de avaliação da internet para verificar como anda a reputação da sua marca e como ela é vista pelo público. Crie um ambiente ou se proponha a solucionar os problemas.
  • Comunicação interna: é importante estabelecer um canal aberto de comunicação com os colaboradores a fim de que havendo algum problema ou impacto negativo para a empresa, eles possam buscar o auxílio do CEO.

Na economia do conteúdo de marca, a reputação é o bem mais valioso de uma empresa. Toda interação que houver na internet poderá ser uma oportunidade para tornar a reputação da marca e do CEO mais sólida e confiável, já que o CEO enquanto líder é o principal propagador da missão, valores e propósitos da empresa alinhados aos seus pessoais. É ele quem vai trazer novos contatos ou estabelecer relações que fortalecem a marca.

O que o CEO fala e demonstra ao seu público, seja interno ou externo, seja no ambiente corporativo ou não, terá repercussões sobre sua pessoa e a empresa da qual ele faz parte. O CEO tem a capacidade para moldar como a empresa é vista e a sua reputação vai impactar na marca.

Uma marca de liderança forte ajudará a deixar na empresa um legado, melhorar a sua imagem e, consequentemente, a sua reputação. Uma reputação positiva do CEO traz confiabilidade ao negócio de maneira que até os investimentos se fortalecem, trazendo dinheiro para a empresa. Do contrário, uma reputação negativa faz a empresa perder o dinheiro e a confiança no mercado.

Com um olhar bastante positivo sobre a revolução digital e as transformações que ela trouxe para o mundo corporativo, espera-se que as empresas e seus CEOs saibam aproveitar a oportunidade do momento.

Fotos: https://www.freepik.com/free-photo/still-life-business-roles-with-various-pawns_24749537.htm#from_view=detail_serie

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