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Guia Completo para Construir, Gerenciar e Fortalecer Sua Marca Pessoal

Saiba como expandir sua marca pessoal na internet

O que é marca pessoal?

O conceito de marca pessoal é mais simples do que muitos imaginam. Trata-se de quem somos, nossos valores, o que valorizamos, nossos posicionamentos e o que podemos oferecer ao mercado.

Nossa marca pessoal molda a percepção que as pessoas e outras marcas têm de nós. Por isso, gerenciar bem nossa imagem pessoal é essencial, pois afeta a forma como nos veem.

A marca pessoal inclui nossa identidade, reputação no mercado, habilidades e outros aspectos essenciais.

Por isso, é fundamental trabalhar a marca pessoal da melhor forma possível, pois isso também impacta a nossa imagem.

Marca Pessoal x Marketing Pessoal x Marketing Digital: qual a diferença?

Já vimos o conceito de marca pessoal, porém, também é interessante entender o de marketing pessoal e marketing digital.

Quando falamos sobre o marketing pessoal, estamos nos referindo a um conjunto de estratégias utilizadas para a promoção de alguém. Aqui, o foco é a promoção pessoal, de um produto, uma marca, ou qualquer um que queira fortalecer sua reputação no mercado.

Já no caso do marketing digital, estamos nos referindo a um conjunto de estratégias para promoção em ambiente online.

Dessa forma, usamos postagens em blogs, redes sociais, investimentos em mídia e outros canais.

Você pode ver que os três conceitos podem trabalhar juntos para garantir que a imagem pessoal de alguém seja bem trabalhada.

Como o CEO pode ser um influenciador da marca?

Quando falamos de marcas e empresas, não existe influenciador melhor para trabalhar a sua imagem do que o próprio CEO.

Isso porque, a palavra do presidente de uma organização tem mais credibilidade do que porta-vozes que foram escolhidos para essa tarefa.

Além disso, do ponto de vista organizacional, isso também apresenta vantagens, já que o público interno também sente mais segurança tendo contato com o presidente.

De toda forma, o impacto é positivo em todas as camadas, e por isso, o CEO deve participar. 

Um bom exemplo disso pode ser notado quando Felipe Neto, um dos fundadores da Play9, também trabalhava como porta-voz da empresa.

Os resultados da companhia foram excelentes, enquanto o próprio CEO também atuava como seu influenciador e divulgador.

O que é fundamental para construir uma boa reputação da marca

Para a construção da reputação da sua marca pessoal, é preciso seguir algumas etapas para garantir o sucesso da sua estratégia.

Por isso, elencamos algumas dicas nos tópicos abaixo, para que você consiga colocar o seu planejamento em prática. Confira!

Saber quem é seu público correto

Para construir uma boa reputação digital da marca, é necessário saber quem é o seu público-alvo. Dessa maneira, você pode ajustar o seu tom de voz e se comunicar da forma correta com quem consome seus produtos, por exemplo.

Além disso, sabendo quem é seu público, você pode fazer pesquisas online para descobrir as suas necessidades. Com isso, você consegue ter insights que vão te ajudar a desenvolver soluções para se diferenciar da concorrência.

Comunicação de forma planejada

Como vimos, saber quem é o seu público-alvo te ajuda a ajustar a forma como a sua marca pessoal irá se comunicar. Contudo, isso não quer dizer que você não tenha que planejar as mensagens que serão dadas para os seus consumidores.

Por esse motivo, não deixe de planejar as mensagens, construindo tudo com antecedência, até mesmo para dar uma resposta mais rápida em qualquer situação.

Dessa forma, você faz com que sua reputação online não seja afetada em momentos de crise, por exemplo.

Levantar dados

A coleta e a análise de dados são essenciais para trabalhar sua marca pessoal, pois é por meio deles que temos algo concreto sobre suas ações.

Dessa forma, é possível fazer ajustes em sua estratégia para obter os resultados que tanto se deseja. Por meio de uma ferramenta de envio de e-mails, é possível enviar pesquisas para solicitar feedbacks sobre um serviço, por exemplo.

Por meio da opinião do seu público, é possível identificar pontos que podem ser ajustados e melhorados.

Comunicação interna

Assim como a externa é importante, a comunicação interna também é essencial para o seu sucesso. Contar com uma equipe que conhece o seu propósito, e entende de forma transparente as suas ações, é essencial para o seu êxito no mercado.

Presença online e offline

Para construir uma boa reputação da sua marca pessoal, é preciso estar presente em eventos online e offline. Para isso, não deixe de procurar se informar e participar de workshops e palestras que estão acontecendo em sua região.

Além disso, contar com profissionais de relações públicas ao seu lado vão te ajudar a ter o mesmo impacto no ambiente digital. Essa prática te ajuda a desenvolver seu networking e, consequentemente, abrir portas para novas oportunidades.

Monitoramento da sua reputação online

O monitoramento digital da sua reputação vai te ajudar a entender os efeitos das suas estratégias na prática. Por isso, ferramentas como o Google Alerts, que informam você sobre citações à sua marca pessoal, são excelentes aliadas.

Além de saber quando fazem menções, você precisa estar atento ao que é dito. Portanto, monitore sempre os comentários e responda aos feedbacks, até mesmo os negativos, para demonstrar interesse em melhorar.

Ferramentas e recursos para gerenciar sua marca pessoal

Existem algumas ferramentas que te ajudam a gerenciar sua marca pessoal, trazendo melhores resultados como um todo.

Utilizá-las pode facilitar o seu trabalho, além de ajudar a alcançar o seu objetivo de maneira mais prática. De toda forma, algumas das ferramentas para te ajudar a gerenciar sua marca pessoal são as seguintes:

  • LinkedIn: plataforma utilizada para conectar profissionais, o que ajuda a trabalhar seu networking;
  • Google Alerts: ajuda você a monitorar menções a sua marca pessoal e checar a percepção do público em relação a ela;
  • Canva: ferramenta que produz artes para que sejam utilizadas em diversos canais de comunicação;
  • Hootsuite: plataforma que permite agendar postagens nas redes sociais, facilitando o gerenciamento das suas mídias.

Pronto para fortalecer sua marca pessoal? Descubra como podemos ajudar você a definir e gerenciar sua marca pessoal com nossas soluções personalizadas!

Foto: https://www.freepik.com/free-photo/networking-concept-still-life-arrangement_16234404.htm