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Monitoramento digital: da importância até a aplicação na sua empresa

Monitoramento Digital - Da importância até a aplicação na sua empresa

As grandes marcas e empresas estão cada vez mais abrindo os olhos para o monitoramento digital. Muitas delas já aplicam suas ações baseadas em dados coletados online.

Acima de tudo, devido ao crescente desenvolvimento tecnológico no mercado, podemos perceber claramente o quanto mudou o comportamento das pessoas. Através de aparelhos cada vez mais práticos e modernos, os usuários estão a cada dia mais conectados, seja para comprar um produto, adquirir um serviço, tirar dúvidas, ou até mesmo se relacionar nas mídias sociais.

Em consequência desse volume constante de acesso, empresas e profissionais estão percebendo a necessidade de garantir uma presença digital, com o objetivo de serem ainda mais reconhecidos e valorizados pelo mercado.

Com base nas estratégias de marketing e atração de clientes, percebemos a importância do monitoramento digital, que muitas vezes é deixado de lado. Contudo, devemos entender e perceber que a real necessidade do seu público-alvo e o que eles comentam a seu respeito é crucial para o desenvolvimento da sua marca.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso artigo até o final e entenda a importância da aplicação do monitoramento digital.

Afinal, o que é monitoramento digital?

Antes de tudo, podemos definir que o monitoramento digital nada mais é do que o ato de observar as devidas plataformas digitais nas quais a sua marca se encontra. Esse tipo de monitoramento pode ser feito no site da sua empresa, no seu blog, Instagram, Facebook, entre outras plataformas que você se encontra. Esse processo é importante, pois entendemos que empresas e profissionais precisam entender como anda sua imagem diante do público.

Para esse objetivo, a internet é altamente benéfica, pois é possível realizar esse acompanhamento a fim de perceber o que estão falando a respeito da marca, e logo, gerar soluções e insights com base nessas menções. Esses passos podem ser totalmente possíveis com a ajuda do monitoramento e do social listening. Mesmo que no mundo digital esses dois termos sejam tratados como um só, devemos entender que são objetivos completamente diferentes.

Na prática: como é feito o monitoramento digital?

Certamente, o monitoramento digital e até mesmo o social listening acabam sendo métodos que focam exclusivamente no público, já que eles são o centro desse tipo de trabalho.

Entretanto, sabemos que o ato de monitorar é o mesmo que encontrar diferentes possibilidades de intervir, e assim, buscar uma aproximação ainda maior para gerar engajamento.

Uma questão importante e que precisa ganhar destaque nos processos práticos dessa tarefa é na forma em que se deve monitorar, para que essas citações possam ser detectadas.

Por esse motivo, entendemos que o monitoramento digital é um trabalho ativo e contínuo. E para isso, é necessário realizar um planejamento e o respectivo acompanhamento, a fim de tais citações possam oferecer ao seu estudo:

  • Menções da concorrência, a fim de coletar e avaliar relacionamento e opiniões;
  • Nomes de serviços e produtos da empresa, com o objetivo de realizar buscas com erros possíveis além de medir a reputação online da marca;
  • Monitoramento do comportamento do consumidor, avaliando suas dores, necessidades e, principalmente, as objeções que o fazem o público ter alguma resistência de comprar de você;
  • Entre outros relacionados.

Por quanto tempo o monitoramento digital deve ser feito?

Se o seu objetivo de marca é reter mais clientes e tornar a sua oferta cada vez mais interessante ao público, devemos pensar que o monitoramento digital precisa ser contínuo. E essa continuidade precisa ser feita unicamente porque as citações e interações nas redes sociais não param nunca!

Por esse motivo, uma empresa ou um profissional que tenha capacidade para realizar um trabalho em tempo real, estará sempre preservando o seu nome nas mídias digitais — especialmente as sociais. Sem contar que a prática constante do monitoramento faz com que a empresa esteja pronta para agir em casos de crise, além de permitir uma posição de destaque cada vez mais competitiva através da transmissão de uma excelente imagem ao público.

A grande importância do listening no monitoramento digital

Mesmo que muita gente ainda ache que esses dois conceitos são sinônimos, devemos entender que o monitoramento digital e o listening possuem ações e objetivos completamente diferentes. Como vimos anteriormente, o ato de monitorar digitalmente é o mesmo que estar a todo tempo ligado no que estão falando sobre a marca e, logo agir em cima disso!

Por outro lado, o Listening consiste em um processo muito mais estratégico, um pouco menos dinâmico e independe de ações que são realizadas em tempo real. O trabalho do listening busca alcançar todas as menções e interações sobre a sua empresa e mercado, a fim de entender o impacto que elas terão no seu negócio.

Portanto, podemos considerar que o listening — ou também chamado de Social Listening — pode ser considerado como um tipo de continuação do monitoramento. Entretanto, o seu principal foco está na obtenção de percepções cruciais do seu público-alvo nas mídias digitais. Na prática, isso vai proporcionar um desenvolvimento ainda maior para o negócio a longo prazo.

Os tipos de insights que o Listening oferece

Monitoramento Digital - Da importância até a aplicação na sua empresa - Data insight

Em geral, sabemos que a análise de dados acaba se tornando uma prática entre empresas e marcas que também trabalham com gestão estratégica. Nestes casos, o Listening é um mecanismo que capta a opinião do público — que vem como informação e depois é tratada como uma ideia.

Nesse tipo de trabalho, uma série de tendências vai ser observada. Além delas, as práticas, recorrências e comportamentos também serão analisadas, fazendo com que se gere excelentes oportunidades para realizar mudanças, melhorias e continuidade de trabalhos.

Os insights acabam sendo os principais responsáveis por oferecer resultados em sua forma prática, e dessa forma, o social listening é fundamental nesse quesito. Ou seja, são ideias geradas com base nas conclusões obtidas durante o processo de monitoramento digital. Assim, de um modo geral, acabam oferecendo métricas valiosas que ficarão disponíveis para serem analisadas a qualquer momento.

Monitoramento Digital e Listening: como eles se integram e como são feitos na prática?

Antes de tudo, podemos entender que o monitoramento e o listening acabam se misturando de forma natural. Isso está relacionado ao fato de que ambos os métodos utilizam basicamente as mesmas ferramentas. Assim, de forma prática, entendemos que para realizar o monitoramento, é crucial investir em softwares que ofereçam automatização de observações em tempo real nas redes sociais. Entretanto, essas mesmas observações vão oferecer as informações essenciais para o listening.

Nesse caso, percebemos que a integração começa a partir do uso dessas soluções, e também das informações. Para que esses processos sejam facilitados, o monitoramento gera relatórios de forma diária em relação às métricas que ressaltam menções, interações, volume de tipos de citações, engajamento, dúvidas, atendimento, elogios, entre outros relacionados. Esse “amontoado” geral de dados será traduzido em um material de altíssima qualidade para os processos do listening.

Quais são as vantagens e benefícios do monitoramento digital?

Agora que você já sabe o conceito e a importância do monitoramento digital, confira abaixo as vantagens dessa estratégia para o seu negócio ou marca:

1. Analisa a concorrência de forma criteriosa

Como bem sabemos, monitorar a concorrência é um processo muito importante para a estratégia de crescimento de qualquer negócio no mercado. Dessa forma, além de ser crucial entender como o público externo pensa a respeito da sua oferta, é também importante buscar o entendimento de como os concorrentes estão se portando para alcançar as posições que atualmente se encontram.

Através das ferramentas e ações de marketing digital, por exemplo, é possível obter insights fundamentais para realizar campanhas que vão projetar sua empresa à frente de seus principais concorrentes. Isso acontece pelo fato de as métricas de marketing oferecerem dados importantes sobre o comportamento do mercado, fazendo com que a marca consiga antecipar-se e ter vantagens ainda maiores para garantir mais destaque no segmento de atuação.

2. Previne crises internas e externas

Conforme mencionado acima, sabemos que uma crise de imagem pode levar um negócio à falência. Por esse motivo, incluir o monitoramento digital é de suma importância para a manutenção da imagem da marca, incluindo a gestão de crise. Isso porque, com as informações em mãos, é bem mais fácil solucionar problemas que podem piorar no decorrer do tempo.

3. Fornece ROI mediante a ações de monitoramento

Como bem sabemos, o monitoramento estratégico fará com que a empresa consiga entender um pouco melhor sobre o seu Retorno Sobre Investimento (ROI) que sua empresa vem executando em suas ações e até mesmo nas campanhas de comunicação. E sabemos que esse ponto é crucial para a empresa, pois estamos falando de números que irão confirmar que o trabalho executado por sua equipe em prol do monitoramento digital tem gerado resultados expressivos e eficientes.

Conclusão

Conforme vimos, o monitoramento digital é de suma importância para a competitividade do negócio no mercado. É através dessa estratégia que podemos entender a reputação da marca no mercado através dos comentários de usuários, dos índices de qualidade e da facilidade ou dificuldade de reter novos clientes.

Portanto, agora que você já entende a importância do monitoramento digital para a sua empresa, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira nossas outras dicas exclusivas para acelerar o crescimento e qualidade da sua empresa no mercado.

Fonte das imagens: Unsplash