Landing Page: saiba o que é e como deve ser feita
Definitivamente, nenhuma estratégia de marketing está completa sem que haja uma Landing Page por trás. O motivo? Ela é uma ferramenta de extrema necessidade para converter tráfego em leads e, consequentemente, em vendas.
Mas, você sabe exatamente o que é uma Landing Page? Bem, poderíamos reduzir a explicação para “uma página para a qual você direciona visitantes a partir de um link”. No entanto, ela não existe apenas para isso.
Se você quer descobrir mais sobre o assunto, além de aprender como uma “página de destino” (como também é conhecida) deve ser feita, basta continuar conosco durante todo este artigo. Vamos começar?
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Compreendendo o conceito de Landing Page
Uma Landing Page é uma espécie de página independente, criada com o objetivo de auxiliar em uma campanha de marketing específica. Nesse caso, os usuários chegam até a página após clicarem em um anúncio, post nas redes sociais ou e-mail promocional.
Essas páginas também são excelentes para aumentar as taxas de conversão, já que são focadas em transformar visitantes em compradores.
Mas, como isso acontece? Simples: elas são pensadas para que o cliente tome decisões em uma região de vendas que o encoraje, além de estar livre de distrações.
Por que uma Landing Page é importante?
Se você ainda possui dúvidas sobre os motivos para investir em uma Landing Page, listamos alguns abaixo. Acompanhe:
- Para aumentar as conversões, mas sem aumentar os gastos com anúncios;
- Para tornar seu orçamento com publicidade mais eficiente;
- Uma Landing Page pode ser hiper segmentada, alcançando seu público mais específico;
- Funciona para converter todos os tipos de tráfego digital;
- Consegue converter facilmente visitantes em clientes.
Quais os tipos de Landing Pages existentes?
Na sequência, você conhecerá os principais tipos de Landing Pages e descobrirá qual a função de cada uma delas.
Landing Page de geração de leads
O principal objetivo desse tipo de página é coletar leads através de um formulário de captura de dados. Para isso, é comum utilizarmos simultaneamente uma solicitação e uma recompensa aos visitantes.
Essa estratégia costuma ser usada no meio do funil de vendas, quando um cliente em potencial está prestes a seguir dois caminhos: consumir o produto ou se afastar.
Click Page
Uma Click Page não exige que o visitante preencha um formulário, mas atua como intermediária entre o anúncio e a página para a qual deve direcioná-lo.
Nela, é possível encontrar uma breve explicação do que foi visto no anúncio em questão, juntamente com um CTA (Call To Action) arrojado e bem planejado, contendo um link para o destino desejado.
Página de vendas
Essencialmente, uma página de vendas é projetada para, simplesmente, convencer as pessoas a comprar. O que, claro, exige muita compreensão das necessidades de seus clientes e de sua posição na jornada de vendas.
Tal Landing Page precisa conter uma explicação detalhada de sua proposta, com o objetivo de fazer com que seus visitantes cliquem no botão “comprar”.
Além das citadas acima, existem ainda diversos formatos de páginas, com as mais diferentes propostas. Por isso, o ideal é pesquisar bem cada uma delas e escolher pelo modelo que melhor se adéqua ao seu objetivo.
Como criar uma Landing Page da maneira correta?
Assim como para qualquer tipo de material, seja ele online ou offline, há uma lista de “boas práticas” quando o assunto são Landing Pages. Vamos conhecer algumas delas?
Elimine qualquer tipo de link de navegação
Eliminar links e botões de navegação são uma boa ideia para otimizar a sua Landing Page, já que esse simples passo retira qualquer possível distração do caminho de seus clientes.
Isso acontece porque esses links e ações podem levar seus visitantes para fora da página, mas não necessariamente para a compra.
Coloque os principais elementos de conversão na metade de cima da página
Para que fique mais claro, pense em sua Landing Page como um jornal impresso. Geralmente, os jornais são dobrados ao meio e empilhados com a parte superior para cima, correto? Logo, é nessa região que as principais notícias devem estar para chamar a atenção.
Da mesma maneira, a parte superior da sua página deve conter informações e ações muito bem pensadas, com o objetivo de capturar o interesse do visitante em segundos.
Para se ter ideia, a Unbounce, empresa de softwares canadense (e uma das pioneiras no desenvolvimento de landing pages) revelou a partir de dados recentes que o conteúdo superior costuma deter cerca de 80% de toda a atenção que os usuários dão a uma página.
Além disso, a Unbounce indica que, um CTA colocado na região em questão pode aumentar as taxas de conversão em até 41%.
Produza um conteúdo atraente
No marketing, conteúdos atraentes são indispensáveis para conquistar novos clientes e manter os antigos. Mas, qual o segredo para isso? Empatia!
É necessário ser empático ao escrever, entendendo que as pessoas estão acessando a sua Landing Page para resolver seus problemas ou encontrarem soluções para algo pontual.
Para isso, foque em:
- Um título que chame a atenção;
- Falar sobre os benefícios, não sobre os recursos;
- Utilizar palavras poderosas, que instiguem o visitante a dar um passo à frente;
- Manter um conteúdo simples, curto e direto.
Utilize estratégias de FOMO
Você já ouviu falar em FOMO? Essa sigla corresponde ao termo em inglês “Fear Of Missing Out” que, em tradução livre, significa “o medo de ficar de fora”.
Como seres humanos, tendemos a ter calafrios só em imaginar perder algo que consideramos valioso, seja esse “algo” um amor, uma amizade, dinheiro ou, até mesmo, uma promoção ou desconto, por mais absurdo que possa parecer.
Logo, o FOMO tornou-se uma estratégia interessante de marketing, já que pode fazer com que o visitante da sua Landing Page tome medidas imediatas quando estiver navegando por ela.
Algumas maneiras simples de incorporar o FOMO à sua página são:
- Exibindo um temporizador com contagem regressiva;
- Adicionando “prova social”, ou seja, depoimentos de outros clientes.
Basicamente, isso é tudo o que você precisa saber para começar a planejar a sua Landing Page, independentemente de seu segmento.
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