Algoritmo do Google: Entenda como funciona
Você sabe o que é e como funciona o algoritmo do Google? Contando com alguns critérios até certo ponto misteriosos, é muito importante estar sempre atento ao que o maior motor de busca da internet define como relevante no momento.
Isso porque, estar atento ao que é mais relevante para o Google, ajuda você a se tornar mais relevante dentro do cenário digital. Para quem atua na internet de alguma forma, esse ponto é crucial para o sucesso do seu negócio.
No artigo abaixo, vamos falar um pouco sobre o que é e como funciona o algoritmo do Google. Confira!
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O que é o algoritmo do Google?
O algoritmo do Google é uma sequência de instruções que realizam uma ação quando um comando é ativado. Parece abstrato, mas, na prática, acaba funcionando de forma que você consegue compreender de maneira simples.
Imagine que você irá pesquisar por “receita de bolo de chocolate” no Google, para descobrir como fazer. A partir daqui uma sequência de instruções de procura é ativada, para trazer o melhor resultado possível para quem pesquisou.
Dessa forma, você recebe uma receita que é vista pelo Google como relevante e que possa ser útil para os usuários. Os critérios que definem isso não são tão claros em relação ao seu funcionamento de maneira aprofundada, mas alguns pontos já são conhecidos.
De toda forma, para conseguir se posicionar bem e usufruir do algoritmo, é preciso ter alguma estratégia ao seu lado. Utilizar boas práticas de SEO, por exemplo, ajudam os seus textos a terem maior relevância e a aparecerem com mais frequência para os usuários.
Por fim, podemos dizer que o algoritmo é um código que ajuda os usuários a encontrarem aquilo que procuram na internet. Conhecê-lo é essencial para quem tem um site, já que torna possível utilizar de estratégias para se tornar mais relevante no cenário digital.
Quais são os fatores mais importantes para definir o que será exibido?
Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um conteúdo ser mais visto do que outros no Google. Isso porque, a ferramenta conta com alguns critérios que a auxilia a entender quais materiais são mais interessantes para o usuário.
O processo é feito de maneira automatizada, e entendê-lo pode te ajudar a se portar melhor para fortalecer a sua presença digital. Porém, é importante citar que o Google nunca divulgou, detalhadamente, alguns pontos sobre o funcionamento do algoritmo.
Porém, é de conhecimento geral que, seguindo algumas boas práticas, as suas chances de se destacar acabam sendo maiores. Abaixo, vamos listar alguns pontos que influenciam diretamente na escolha de material a ser exibido em uma pesquisa. Confira!
Relevância
A relevância do material é muito importante para determinar a performance de acordo com o algoritmo do Google. E quando falamos sobre relevância, estamos nos referindo ao quanto às informações presentes no material podem ser úteis para o usuário.
Para isso, eles utilizam de diversos meios diferentes, porém, o mais conhecido é a checagem de palavras-chave. Se os mesmos termos que foram utilizados para a pesquisa, estiverem no título, corpo do texto, ou ainda no cabeçalho, é sinal de relevância.
Porém, a inteligência do Google também sabe que existem indivíduos que utilizam disso para tentar burlar o sistema. Por isso, o mais relevante não é aquele que repete as palavras certas mais vezes, mas sim, aquele que ainda apresenta informação de valor.
Se você pesquisa por “gatos” no Google, por exemplo, é bem provável que não queira ler um texto onde só tenha essa palavra. Por isso, materiais que apresentam outros dados, como uma lista de cuidados básicos para cuidar do animal, são considerados.
Em todo caso, aquilo que apresenta algo de valor para os usuários acaba sendo o mais acessado nas pesquisas. Por esse motivo, não deixe de dar prioridade para a produção de conteúdo relevante e que tenha alguma informação realmente útil para quem acessar.
Significado
O algoritmo do Google consegue entender o significado de frases para determinar aquilo que é mais interessante para o usuário. Dessa forma, ele entrega justamente aquilo que pode ser mais relevante para quem está realizando a pesquisa.
Porém, esse processo é bastante complexo, muito mais do que parece em um primeiro momento. Isso porque, ele precisa incluir a possibilidade de existirem erros de digitação, e por isso, eles sugerem outras formas de escrevermos algo quando usamos o Google.
Além disso, o algoritmo do Google também conta com um sofisticado sistema de sinônimos para ajudar nas buscas. Dessa forma, mesmo que o usuário não tenha pesquisado exatamente como está escrito, ainda assim, ele será direcionado corretamente.
O sistema de sinônimos é bastante eficaz, e melhora o resultado das pesquisas em mais de 30%, em diferentes idiomas. Esse e outros métodos de pesquisa são aprimorados com frequência, para garantir a melhor experiência possível aos usuários.
Além desse ponto, é interessante destacar que o sistema sempre dá prioridade para notícias mais atuais. Sendo assim, se pesquisar sobre o desastre de Chernobyl, por exemplo, o usuário é apresentado a artigos mais recentes do que os antigos.
Usabilidade
A usabilidade é essencial para o algoritmo do Google, que determina se um conteúdo é mais interessante que o outro dessa maneira. Quando existem muitos textos parecidos entre si, esse quesito acaba pesando bastante para diferenciação.
E quando falamos sobre usabilidade, estamos também avaliando a experiência do usuário ao acessar uma página. No caso de um texto, por exemplo, é essencial que os parágrafos presentes no conteúdo não sejam muito longos.
Isso porque, facilita com que o usuário leia o material inteiro, principalmente se estiver utilizando um smartphone. Esse e outros critérios, como separar os artigos em tópicos, acabam influenciando na experiência do usuário no site.
De toda forma, é essencial que o seu site seja acessível e que tenha um bom desempenho em diferentes tipos de dispositivos. Uma página que carrega rapidamente é muito mais interessante para o usuário do que aquela que demora para apresentar resultados.
Por esse motivo, é interessante analisar todo o seu site para garantir que ele seja acessível para o usuário. Até mesmo o seu desempenho é analisado, e por isso, os cuidados vão desde os desenvolvedores até os produtores de conteúdo.
Contexto
O contexto em que a pesquisa é feita, além de configurações da sua conta Google, ajudam a determinar a relevância de um conteúdo. Isso porque, de acordo com a sua região, por exemplo, os resultados mais relevantes podem ser diferentes do que em outras.
Se você estiver no Rio de Janeiro, e pesquisar por futebol, provavelmente vai receber como retorno jogos do Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo. Já em outras regiões do país, como em São Paulo, a resposta tende a apresentar outras equipes.
Dessa maneira, o contexto acaba modificando diretamente na forma como algo pode ser relevante para um usuário. Além disso, as suas configurações de busca, definidas na sua conta do Google, acabam influenciando também.
Se o Safe Search (recurso que oculta resultados explícitos) estiver desativado, por exemplo, a resposta tende a ser diferente. Dessa maneira, as configurações da conta de cada usuário também acabam influenciando diretamente no que será apresentado.
Em todo caso, é sempre importante prezar pela qualidade dos textos, apresentando informações úteis. Com isso, mesmo que cada usuário tenha uma preferência única, ainda assim, o seu artigo continuará sendo relevante em boa parte das pesquisas.
Qualidade
A qualidade do conteúdo, como já dissemos, também influencia diretamente no seu posicionamento para o algoritmo do Google. A ferramenta sempre vai priorizar o material que ela determinar ser o mais útil para o que o usuário está solicitando.
Para isso, são utilizados mecanismos que ajudam a determinar se um conteúdo conta com qualidade ou não. Conter um link para outras fontes, o que sugere que foi necessária uma pesquisa para produção, ajudam a definir essa questão, por exemplo.
Além disso, pesquisas que avaliam a qualidade da informação prestada também são comuns de serem encontradas.
É importante destacar que praticamente tudo é feito por meio de ferramentas automatizadas. Isso garante uma maior padronização do que é considerado de boa qualidade, para garantir que materiais muito diferentes apareçam como resposta.
Como a relevância do conteúdo é definida?
O algoritmo do Google é capaz de definir a relevância de um conteúdo por meio de algumas ferramentas voltadas exclusivamente para isso. E nesse caso, não estamos falando de pessoas que ficam lendo todos os artigos que são postados na internet.
Até porque, por dia, o volume tornaria impossível que as pessoas fizessem a análise de cada texto postado. Por esse motivo, existem ferramentas automatizadas, além de pesquisas de qualidade, feita por avaliadores externos, que auxiliam no processo.
Ao realizar uma pesquisa no Google, muitas vezes recebemos um retorno, com alguns textos ou vídeos. Porém, em alguns casos, não temos um resultado satisfatório, tendo que realizar uma nova pesquisa.
É comum que, nesse processo, o próprio Google apresente um formulário sobre a sua experiência com a pesquisa. Ao responder, você ajuda o algoritmo a definir se aquele retorno para o que foi pesquisado é realmente algo valioso.
Isso, em conjunto com as ferramentas automatizadas que ajudam a identificar palavras-chave e a utilidade de um texto, ajuda a manter artigos relevantes em destaque. Por esse motivo, a qualidade dos artigos sempre vai fazer a diferença.
Mas e se alguém burlar o algoritmo com spam?
Alguns sites podem utilizar estratégias que não são vistas de maneira positiva pelo Google, como é o caso dos spams. Eles são muito produzidos, porém, nem sempre alcançam o resultado que desejam por conta da forma como o Google atua.
Isso porque o Google tem meios para detectar spams, por meio de suas ferramentas automatizadas. A repetição excessiva de palavras-chave, por exemplo, para tentar ranquear bem, sem apresentar conteúdo de qualidade, é identificado dessa forma.
Após identificar o uso de spam, o Google retira a página do ar, e, se houver um engano, é possível contestar o ocorrido. Porém, os mecanismos de detecção são bem eficazes e, em muitos casos, os resultados acabam, realmente, detectando spams.
Segundo o próprio Google, apenas em 2020, eles encontraram mais de 40 bilhões de páginas utilizando spam, isso em cada dia. Isso só demonstra o quanto esses sites são numerosos e por isso, é importante estar atento à URL dos canais em que acessa.
De toda forma, spams são perigosos, já que podem conter vírus, além de prejudicar o ranqueamento de páginas que utilizam boas práticas. Por esse motivo, é essencial que ferramentas como o Google tenham meios de proteger os usuários contra essas ações.
As atualizações no algoritmo podem afetar minha reputação?
Como vimos, o algoritmo do Google conta com uma série de atualizações feitas, o que acaba afetando o seu site. Isso, consequentemente, vai acabar também, afetando a sua reputação, já que ela está ligada ao seu domínio na internet.
Por esse motivo, é sempre importante estar atento às atualizações do algoritmo que o Google divulga. Ter profissionais voltados para essa área, e que ajudem a garantir a sua relevância na internet, é sempre um ponto que ajuda a te destacar no mercado.
De toda forma, existem dois motivos principais que nos ajudam a entender como o algoritmo impacta a sua presença na internet:
- conhecendo as atualizações implementadas, você consegue entender, por meio de métricas, como a sua página está sendo afetada;
- acompanhando as atualizações, é possível definir mais rapidamente os planos de mudanças para garantir que você continue relevante na internet.
Em todo caso, as atualizações acontecem com frequência grande, e por isso, é essencial estar sempre atento às novidades. Dessa maneira, o tráfego orgânico do seu site não é prejudicado, e você continua se mantendo relevante no mercado.
Por fim, entendemos como o algoritmo do Google funciona e como isso afeta diretamente a sua reputação na internet. Compreender a ligação entre ambos é essencial para garantir que o seu negócio não seja prejudicado e que você consiga se posicionar da forma correta.
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