search Created with Sketch.

Entenda como a Inteligência Artificial do Google afetará sua reputação digital

Entenda como a Inteligência Artificial do Google afetará sua reputação digital

Você sabe como a Inteligência Artificial do Google afeta a sua reputação digital? A ferramenta, que apesar de estar em fase experimental, já se encontra em uso e está mudando a forma como as pessoas interagem com a internet.

A IA, também chamada de Bard, consegue trazer respostas instantâneas para praticamente qualquer questionamento do usuário. Porém, a ferramenta não se resume a apenas isso, e por esse motivo, afeta diretamente a reputação digital de diversos usuários.

De toda forma, no texto abaixo você vai conhecer melhor o Bard e entender como ele pode afetar o seu negócio. Confira!

Como funciona a Inteligência Artificial do Google?

A Inteligência Artificial do Google funciona de maneira bastante semelhante ao que vemos no ChatGPT. Ou seja, pode ser utilizado para dar respostas sobre praticamente qualquer questão, ajudando no estudo de pessoas, por exemplo.

Porém, o Bard conta com um modelo de linguagem diferente do ChatGPT, fazendo com que tenha algumas diferenças. O ChatGPT, por exemplo, baseia todas as suas informações em um banco de dados que foi alimentado até setembro de 2021.

Já no caso do Bard, ao fazer uma pesquisa na ferramenta, ele realiza uma busca no Google e retorna algo com base no que ele encontrou. Isso faz com que ele consiga responder sobre temas atuais, algo que o ChatGPT não consegue.

De toda forma, a Inteligência Artificial do Google pode realizar uma série de ações, o que é útil para diversos usuários. Criar conteúdo digital, auxiliar nos estudos, enviar material para o Google Docs, além de programar, são algumas de suas habilidades.

Por que o SEO é importante para o Bard?

Como vimos, o Bard realiza uma pesquisa no Google e retorna algo para quem o está utilizando. Dessa maneira, é interessante notar a influência que o SEO acaba tendo sobre o funcionamento atual da IA.

Isso porque, o Bard baseia a sua resposta nos artigos que apresentaram um resultado melhor, ou seja, os que aparecem antes para o usuário. Sendo assim, aqueles que utilizaram as técnicas de SEO com mais destreza acabam sendo a referência.

Logo, podemos dizer que o SEO é importante para que o Bard monte as respostas que irão retornar para o usuário. E isso pode ser usado como um incentivo para se tornar uma referência para a IA, já que essa prática pode ajudar até mesmo a te divulgar.

Em todo caso, mesmo que não tenha interesse no Bard, é importante investir em estratégias de SEO. Isso ajuda a fortalecer a sua reputação na internet e ser encontrado por potenciais clientes, mesmo sem investir em tráfego pago.

Como o Bard retorna respostas na prática?

Como falamos, o SEO é importante para determinar os textos que o Bard irá se basear para retornar uma resposta. Porém, agora vamos entender na prática como esse processo acontece, para mostrar o quanto o SEO influencia nessa IA.

Primeiro, ao acessar o Bard e solicitar um resumo sobre a revolução industrial, por exemplo, ele irá retornar o que é solicitado com as fontes da seguinte forma:

Como vimos, os sites Brasil Escola, Mundo Educação e Toda Matéria foram citados como as fontes utilizadas. Já quando solicitamos um texto ao Google, sobre o mesmo tema, as primeiras referências que aparecem são as seguintes:

Como você pode ver, dos 4 primeiros textos que aparecem, 3 foram utilizados como referência pelo Bard. Dessa maneira, podemos notar como sites que fizeram bom uso do SEO acabam servindo como base para a Inteligência Artificial do Google.

Em todo caso, no próximo tópico, vamos falar um pouco mais sobre como isso pode ser usado de maneira interessante por você. Porém, antes, um pequeno aviso: sempre solicite as referências quando fizer uso de ferramentas como o Bard.

Isso porque, como vimos, ele utiliza de textos presentes na internet para montar as respostas dadas. Ou seja, se um texto contiver alguma informação equivocada, o Bard também irá repassá-la para você, por isso, muita atenção com esse ponto.

Por que o Bard é importante para sua reputação digital?

Como vimos, a Inteligência Artificial do Google utiliza os textos mais bem ranqueados como base. Pode não parecer, mas essa é uma oportunidade para, aos poucos, fortalecer a sua reputação na internet, desde que consiga bons resultados com SEO.

A ferramenta apresenta as fontes utilizadas quando é solicitada, e isso pode ajudar a fortalecer a sua imagem. Isso porque, se os seus conteúdos estiverem bem-posicionados, pode ser um dos resultados apresentados para os usuários.

Dessa maneira, a sua reputação ganha prestígio e pode acabar trazendo futuros leads para o seu negócio. Ou seja, o Bard, assim como o Google, podem ser usados para divulgar a sua marca, aumentando as suas chances de ter bons resultados financeiros.

Em todo caso, toda maneira de conseguir se tornar mais relevante dentro do cenário digital é importante para a sua reputação. Por esse motivo, não deixe de buscar sempre o melhor ranqueamento, utilizando de técnicas de SEO.

Como me proteger dos efeitos negativos do Bard na reputação digital?

Existem maneiras de se proteger dos efeitos negativos da Inteligência Artificial do Google à sua reputação. São elas:

  • cautela com interações: o Bard pode ser usado para criar contas enganosas apenas para te prejudicar, por isso, muita atenção com suas interações;
  • pesquise fontes: o Bard pode criar conteúdo enganoso, e, se você não tiver atento, pode compartilhá-lo e ter a reputação afetada por isso, logo, cheque os dados;
  • monitore sua presença digital: sempre verifique se o seu nome não está sendo vinculado a algum conteúdo enganoso, para tomar providências.

Como você pode ver, por mais que não tenha sido criado com esse intuito, o Bard pode ser bastante nocivo para muitas pessoas. O uso da ferramenta para criar conteúdos e perfis que afetam a reputação de terceiros é preocupante para a internet como um todo.

Porém, com alguns cuidados básicos, como os que apresentamos aqui, você não deve encontrar dificuldades em se proteger. Lembre-se sempre de checar as informações apresentadas pela Inteligência Artificial do Google e de monitorar sua reputação.

Foto: https://br.freepik.com/fotos-gratis/fundo-humano-do-aperto-de-mao-do-robo-era-digital-futurista_17850426.htm#fromView=search&page=1&position=0&uuid=ac5580c3-f6b8-42fe-8b63-566937e3e4dd