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Reputação Corporativa- entenda a importância e como começar a investir

Reputação corporativa- entenda a importância e como começar a investir

Uma má reputação é capaz de acabar com relacionamentos, fazer com que as pessoas se afastem. Pensando em reputação corporativa, podemos dizer que o mesmo pode surgir no mundo dos negócios. Assim, corremos o risco de lidar com o afastamento de clientes, a insatisfação de funcionários, problemas com fornecedores e mais.

Com isso, os stakeholders, que são indivíduos interessados em um determinado projeto no caso sua empresa, são aqueles que criam sua imagem. A partir dessa imagem, consolidada com o passar do tempo, temos uma reputação, fator determinante para interesse das pessoas na sua organização.

Se você sabe o impacto que isso tudo produz na sua empresa, entende a necessidade de atuar ativamente na construção de uma boa reputação para seu negócio. Continue a leitura, saiba mais sobre o assunto e receba dicas de como aperfeiçoar a sua gestão de reputação!

Entenda o que é a Reputação Corporativa

Cada interação da sua empresa com pessoas físicas e jurídicas contribui para formar a reputação corporativa. Nesse grupo entram fornecedores, funcionários, cliente, líderes, parceiros e muito mais. São as impressões causadas no público, seja ele qual for.

Pode parecer que não, mas um problema com um fornecedor é capaz de prejudicar as suas negociações. Imagine, por exemplo, receber o rótulo de empresa que não cumpre com seus compromissos de pagamentos. Sem dúvidas é o tipo de reputação que acaba atrapalhando outras relações.

Portanto, não é algo de domínio da sua empresa, é resultado de vários fatores, situações nas quais o nome da organização esteja envolvido. Por outro lado, mesmo que esse tipo de impressão não esteja no seu controle, há muitas ações que colaboram para construir uma boa reputação.

É o que chamamos de gestão de reputação, fundamental para que a sociedade e o público consumidor vejam a empresa de modo a contribuir para seu sucesso no mercado. Isso é válido tanto para ações internas, junto aos times, quanto para com a sociedade como um todo.

Imagem x reputação

É muito comum que haja uma confusão entre os termos “reputação” e “imagem”, porém, para o mundo dos negócios, são significados diferentes. Primeiramente, a reputação é criada com o tempo, surgindo como um resultado das impressões geradas a cada nova interação.

Já a imagem é criada a partir de uma interação, capaz de impactar com rapidez e ao mesmo ser mudada mais facilmente. Dessa forma, podemos dizer que a reputação é o resultado da imagem consolidada, por isso é preciso trabalhar para que toda imagem produzida seja o mais positiva quanto possível.

Assim, o comportamento da sua empresa precisa prezar com diretrizes, ações e valores para construção de uma boa reputação. Uma postura transparente, por exemplo, que se mantém em todas as interações ajuda a criar um padrão, o que produz impacto na reputação corporativa.

Alguns exemplos de reputação corporativa positiva

Atualmente ganham destaque as empresas que sabem trabalhar com o comportamento do público atual. Por exemplo, marcando presença na internet de forma ativa, como nas redes sociais. É o caso de organizações como a Netflix e a Nubank.

O serviço de streaming e o serviço da instituição financeira, respectivamente, interagem todos os dias com o público que acompanha as redes sociais. Com isso é criada uma relação muito forte com o público, mesmo aquele que ainda é um cliente em potencial.

Ainda nesses exemplos, é interessante comparar o que pode causar de impacto na imagem da empresa e a uma reputação bem construída. Por exemplo, se uma dessas empresas comete um erro aos olhos do público, tem a chance de se retratar, por conta da sua comunicação dinâmica e transparente.

Além disso, possui um laço forte com seus consumidores, que muitas vezes são capazes de atuar ativamente na renovação dessa imagem. O resultado disso tudo é que a imagem é abalada, mas a reputação permanece apesar disso, justamente por conta de ser bem moldada.

Claro que a ideia principal é evitar qualquer tipo de crise na imagem da empresa. Porém, são muitos os projetos colocados em prática todos os dias, com muitos envolvidos, o que aumenta os riscos. Então, são exemplos de negócios que sabem lidar com crises dessa proporção caso apareçam.

Como ter uma boa gestão de reputação corporativa?

Ainda que você não consiga impactar nas impressões diretamente, pode trabalhar para que sua empresa melhore cada uma delas. Isso significa concentrar esforços para um atendimento melhor, criar projetos para relações públicas e muito mais.

Capriche no atendimento

As interações com o seu cliente em potencial são um caso que deve ser tratado de maneira individual. Afinal, toda a experiência com a sua empresa é capaz de alterar a percepção do indivíduo. Daí a necessidade de prestar atenção a todas as etapas do processo de venda.

Além de capacitar seus colaboradores e promover ferramentas que tornem o atendimento produtivo. Por fim, sempre colete dados sobre o feedback dos consumidores sobre os seus serviços e produtos, a fim de aprimorar a experiência desse consumidor.

Tenha também protocolos específicos para lidar com problemas no processo de venda. Os problemas não resolvidos são um motivo para que o cliente insatisfeito comece uma impressão sobre sua empresa com outros clientes. É o caso, por exemplo, do efeito dos portais de reclamações de empresas.

Tenha pessoal dedicado às relações públicas

Sabemos que hoje as informações viajam muito mais rápidas e uma ação ou palavra mal dita podem afetar a imagem da sua empresa no mercado. Além do mais, o posicionamento sobre diversas causas sociais chega a ser cobrado por parte dos consumidores.

Reputação corporativa - entenda a importância e como começar a investir - monitoramento
Foto: https://www.pexels.com/photo/two-gray-bullet-security-cameras-430208/ no Pexels

Por causa disso, é fundamental contar com um setor de relações públicas, que avalie como está a percepção das pessoas sobre a empresa. Ao lidar com conflitos em potencial, o setor terá em mãos ações para evitar uma crise, por exemplo.

Além disso, é possível melhorar os canais de comunicação do negócio, não apenas com o fim de evitar problemas, mas de agregar mais valor à reputação. Afinal, pessoas com expertise na área são capazes de transformar até crises em oportunidades.

Conserve uma postura de transparência

Não importa se falamos sobre gestores, funcionários, fornecedores ou clientes, é importante manter uma postura de transparência na sua empresa. Isso faz com que você crie uma imagem de honestidade para com o público, tornando melhores os relacionamentos.

Portanto, procure ter normas, políticas, programas, enfim, todos muito bem explicados, além de uma boa equipe de líderes que contribuam para imprimir essa confiança. Essa atuação em conjunto é fundamental para construir também equipes de colaboradores no mesmo objetivo.

Veremos adiante a relevância de um time que está verdadeiramente engajado com os objetivos da organização. Adotar uma postura assim é fundamental para levar as pessoas envolvidas junto, “vestindo a camisa”.

Use o marketing ao seu favor

O marketing é o recurso que vai ajudar a trazer intenção para a reputação da empresa que você precisa e deseja criar. Isso porque é por meio de peças produzidas para o público de maneira geral que você apresenta a sua empresa a todo o momento.

Assim, de ações em outdoors até uma postagem de imagem em rede social, tudo precisa ser valorizado como comunicação com seu público. A fim de que sua empresa consiga mostrar seu posicionamento com clareza para o público.

Então, mostre ações que contribuam para com a sociedade, com causas relevantes, para gerar impressões positivas para a organização. Claro, que esse trabalho requer cuidado para que não soe como forçado, apenas para gerar engajamento, mas que seja natural e real.

Como começar a investir na reputação corporativa internamente?

Saiba que as pessoas trabalham por propósitos

As gerações mais jovens que estão no mercado possuem características diferentes daquelas anteriores. Por exemplo, os millenials possuem uma tendência maior para a postura questionadora. Bem como a geração Z, que não preza pela permanência por anos a fio em um mesmo local de trabalho, como as gerações anteriores.

Isso tudo ajuda a compreender as mudanças de comportamento geradas pelo avanço da tecnologia e da sociedade. Além disso, é exigido cada vez mais que as empresas se posicionem em prol de causas ligadas a diversidade, questões sociais e ambientais.

Com isso, vemos que as transformações tecnológicas e sociais formaram indivíduos que trabalham por propósitos, não necessariamente pela segurança do emprego. Dessa forma, a sua empresa precisa se preocupar com questões que vão muito além do conhecimento sobre seu mercado de atuação.

Mantenha um relacionamento de confiança com sua equipe

Mais uma consequência da modernidade é a postura colaborativa que entrou para a cultura das empresas. Nesse tipo de cultura os colaboradores e gestores atuam juntos na busca por resultados, existe uma parceria e comprometimento com a organização.

As equipes, portanto, recebem mais orientação do que controle propriamente dito, eles são liderados, incentivados e participam de comemorações quando metas são alcançadas. Isso acontece porque há uma dinâmica de contribuição, não apenas de seguir ordens dadas por superiores.

Nesse sentido, é fundamental que a relação de confiança seja estabelecida, bem como a escolha de líderes que entendam a proposta. Um bom exemplo é a popularização de modelos mais modernos e flexíveis de empresas, nos quais os funcionários possuem locais de descanso mais interessantes, voz mais ativa nas decisões, enfim.

Seja uma empresa que se importa

Para manter a reputação corporativa da sua empresa no mercado hoje é preciso oferecer também uma relação de preocupação com o bem-estar. Com aumento de casos como depressão e ansiedade, por exemplo, nunca se falou tanto sobre a importância da saúde mental.

Assim, sabemos que a qualidade de vida é um fator buscado pelas pessoas na hora de procurar por uma vaga de emprego. Pensando nisso percebemos que ambientes de trabalho com alto teor de estresse podem significar maior quantidade de afastamentos por doenças de origem psicológica.

Portanto, passam na frente às empresas que apresentam uma postura de se importar com a saúde física e mental de seus colaboradores. Com isso, colaboradores que atuam em ambientes mais saudáveis tendem a ser mais engajados com o trabalho e gerar melhores resultados.

Atuar no desenvolvimento profissional dos talentos

Investir nos colaboradores é criar um relacionamento de confiança com eles, visto que sua empresa é ativa na busca pelo desenvolvimento pessoal e profissional desses indivíduos. Isso faz com que a taxa de retenção de talentos seja ainda maior.

Afinal, aquele colaborador que passou no seu processo de recrutamento pode vivenciar diversos treinamentos e capacitações para agregar ainda mais na empresa. Ao longo do tempo, cria-se um vínculo com esses profissionais, que veem na sua empresa a trajetória do próprio crescimento profissional.

Obviamente que essas oportunidades têm muito a agregar na rotina da organização, porque há aperfeiçoamento e criação de habilidades e conhecimento na área. Com isso, é preciso trabalhar para que esses talentos se desenvolvam e claro, queiram permanecer na sua empresa.

É preciso adaptar a liderança da sua empresa para atingir esses resultados

São muitas as ações que necessitamos para construir uma boa reputação para o seu negócio. E os agentes que podem fazer toda a diferença nesse trabalho são os líderes. Eles são intermediários entre as necessidades da sua empresa e as necessidades dos colaboradores.

Reputação Corporativa - Entenda a importância e como começar a investir - Reputação para executivos
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Como vimos antes, é fundamental construir uma boa relação com os funcionários para que você garanta produtividade e boa reputação. Com isso, são os bons gestores, a boa liderança que vai trabalhar ativamente para colocar esses projetos em prática.

Além disto, a reputação dos executivos da empresa é muito importante pois muitas vezes estas pessoas podem impactar diretamente as organizações das quais lideram. É essencial que tenham cuidado com o que publicam na internet e também cautela para não se envolver em polêmicas que possam gerar repercussão negativa.

Entendendo o que é a Reputação Corporativa você tem ferramentas e ações para melhorar o impacto causado no público. Sabendo da importância você sabe que precisa começar a investir nisso e trabalhar sua imagem e reputação, seja interna ou externamente.

Se você deseja se consolidar no mercado, precisa criar relacionamentos sólidos com todo tipo de interação, bem como manter a sua credibilidade. Sabemos que infelizmente não temos controle sobre as impressões geradas nas diversas interações que sua empresa possui, inclusive online.

Portanto, concentre esforços por meio da gestão, a fim de construir um legado que vá além do trabalho feito no seu setor. Tenha um trabalho ativo de contribuição para com a sociedade, porque essas ações trazem frutos tanto para o público quanto para a sua empresa.

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