11 exemplos de falha na comunicação digital corporativa
Comunicação é fundamental, e a globalização mudou a forma como nos relacionamos com o mundo. Investir em uma estratégia de comunicação digital nas empresas deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade.
Para ajudá-lo a compreender a importância do uso da tecnologia nos negócios, preparamos este artigo, onde explicamos como funciona, os benefícios e os principais exemplos de falha na comunicação, que podem gerar grandes prejuízos às companhias.
Navegue pelos tópicos do artigo:
A importância da comunicação digital nas empresas
Chamamos de comunicação digital o processo de digitalização dos meios de informação a partir da popularização da internet. Esse processo abrange todos os meios digitais, como as páginas da web, redes sociais, aplicativos de trocas de mensagens e os dispositivos móveis.
Investir em comunicação digital é capacitar o seu negócio a gerar conteúdo qualificado e voltado a cada um desses canais, capacitando assim o ambiente de trabalho, otimizando processos internos e melhorando a imagem da instituição para seu público. Estar alinhado às novas tecnologias é garantir presença no mercado, cada vez mais concorrido.
A comunicação digital é baseada em quatro pilares, sendo eles:
1. Engajamento
Está diretamente relacionado a aproximação entre a empresa e se público. É o empenho voltado a uma determinada causa.
2. Relacionamento
Cliente gosta de ser ouvido, dar sugestões e informar-se sobre o que acontece com sua marca preferida. Marcar presença nas redes sociais facilita essa comunicação e colabora significativamente para o engajamento.
3. Conteúdo
Gerar conteúdos sobre assuntos que sua empresa domina demonstra entendimento e torna seu negócio atraente no mercado, potencializando a conquista e a fidelização de novos clientes e seguidores.
4. Presença
Atualizar suas páginas nas redes sociais com frequência, interagir e estar à disposição do público ajuda a manter seu negócio no topo.
Os benefícios da Comunicação Digital
A comunicação digital costuma ter efeito imediato sem custar caro. Em um mundo globalizado, não estar presente no dia a dia das pessoas é correr o grave risco de ser “apagado” do mercado. É imprescindível acompanhar a inovação digital para se manter ativo. Entre os principais benefícios da comunicação digital, estão:
- Imediatismo.
- Baixo custo.
- Atração de novos clientes.
- Fidelização de clientes.
- Concorrência.
- Divulgação boca a boca.
- Alcance de novos e diferentes públicos.
- Fidelização de clientes.
- A redução de custos se comparado ao uso de materiais impressos.
- Mensuração a partir de várias ferramentas disponíveis para avaliar os resultados, podendo trocar ou expandir a estratégia adotada.
Para construir um relacionamento com seu público e atingir metas são utilizados diversos canais de comunicação como sites e blogs, redes sociais, webinars (seminários online) e e-mail marketing.
O uso dessas ferramentas divulga conteúdos, promove o serviço ou produto e permite a interação da marca com seus clientes, estreitando o relacionamento com o consumidor.
Estratégias de comunicação digital nos negócios
Contratar especialistas para criar estratégias de comunicação digital ajuda a empresa a crescer e se manter ativa. Listamos abaixo algumas dicas que vão ajudar no engajamento do seu negócio:
- Conhecer seu público-alvo;
- Definir objetivos;
- Conhecer e integrar todas as áreas da sua empresa;
- Investir em planejamento e em conteúdos de qualidade
- Marcar presença nas redes sociais;
- Desenvolver um relacionamento de confiança com o consumidor;
- Oferecer atendimento de excelência;
- Aceitar as críticas e usá-las para melhorar o seu negócio;
- Medir os resultados das estratégias usando os indicadores disponíveis;
- Buscar expandir e aprimorar seu negócio, manter-se atualizado sobre as novidades no mercado e acompanhar as inovações.
As principais falhas na Comunicação Digital
Não estar alinhado aos avanços tecnológicos pode resultar no sepultamento da sua empresa. A comunicação digital está aí para auxiliar no relacionamento cliente X negócios, mas se for negligenciada pode gerar graves problemas para a sua marca.
Como já foi falado nos tópicos acima, deixar de investir em estratégias de comunicação não é mais uma opção. E uma série de falhas pode comprometer a saúde do seu negócio:
1. Não conhecer seu público
Conhecer o consumidor, seu comportamento, seus desejos e seus anseios ajudam a criar conteúdos exclusivos e oferecer um serviço de qualidade, que auxiliará na captação e fidelização.
2. Não ter estratégias
Definir estratégias baseadas no comportamento do consumidor vai aumentar o alcance de sua marca. O tipo de postagem, o melhor horário, o canal adequado e a frequência das publicações são detalhes a serem pensados com cuidado.
3. Não integrar os conteúdos
Os conteúdos criados para diferentes canais de comunicação (Facebook, Instagram, e-mail marketing, etc.) devem ser harmônicos e conversarem entre si. O cliente deve se sentir representado em qualquer plataforma.
4. Não investir em ferramentas de comunicação digital
Investir em determinados canais de comunicação ajuda a engajar a marca e colocar seu negócio ao alcance do consumidor. Subestimar esse investimento é dar espaço para ruídos e interpretações equivocadas.
5. Falta de acompanhamento
A supervisão de tudo aquilo que é postado é imprescindível. Esse acompanhamento pode evitar problemas e auxiliar nas estratégias da empresa.
6. Hashtags erradas
O uso de hashtags impulsiona e aumenta o alcance da sua marca, mas para isso acontecer, ela deve fortalecer sua empresa, e não ser usada ao acaso apenas para que a legenda fique moderna.
7. Frequência de postagens
Manter uma frequência nas postagens é primordial para desenvolver um relacionamento com seu cliente. Não atualizar suas redes pode gerar um sentimento de desleixo ou falta de atenção ao seu público. Nesses casos, se não for possível manter um padrão para interação com o consumidor, melhor não ter redes sociais.
8. Conteúdo superficial
O seu conteúdo deve agregar valor e ser de interesse do seu público-alvo, incentivá-lo a saber mais sobre o assunto e a conhecer os seus produtos/serviços.
9. Não conhecer seu concorrente
Conhecer a concorrência possibilita ter bons e maus exemplos e pode inspirá-lo a seguir uma estratégia diferente.
10. Vender seu serviço o tempo todo e a todo custo
Investir na diversidade de conteúdo — como produzir dicas, curiosidades ou artigos relacionados ao seu ramo sem necessariamente vender seu produto — gera mais resultados que fazer publicidade explícita o tempo todo.
11. Responder com falta de educação
Quando um cliente avalia negativamente sua empresa, é necessário manter a calma para analisar se a crítica é verdadeira e pensar maneiras de melhorar seu serviço.
Educação é fundamental, assim como responder a todos. Ter um Social Media capacitado para controlar essas interações pode auxiliar no processo.
Invista na comunicação digital e veja seu negócio deslanchar! Nossa empresa dispõe de uma equipe qualificada para lhe auxiliar. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.
Foto principal de https://unsplash.com/pt-br/@austindistel na https://unsplash.com/pt-br/fotografias/gUIJ0YszPig