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E-mail Marketing vale a pena?

E-mail Marketing vale a pena?

Recebemos um grande número de e-mails diariamente. Sendo que a maioria deles não são ignorados e enviados direto para a lixeira. Esse é um comportamento comum da sociedade, afinal somos bombardeados com informações o tempo todo. Frente a essa situação fica a dúvida: Vale a pena investir?

Esse é um assunto que causa muita discussão no mercado. Afinal, é comum encontrar empresas e instituições que utilizam a ferramenta de forma equivocada e com conteúdos irrelevantes.

Além disso, as caixas de e-mail abarrotadas de mensagens desnecessárias acabam incomodando os usuários. O que contribui ainda mais para a imagem de técnica ultrapassada ligada ao e-mail marketing.

Entretanto, mesmo sendo uma tática antiga, ela ainda é bastante eficaz quando realizada da forma correta. Ainda mais quando é associada a outras estratégias de marketing digital.

O que é o e-mail marketing?

Antes de explicar se vale a pena, é necessário entender melhor essa técnica.

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais conhecidas. Seu objetivo é criar e manter um relacionamento com os clientes da empresa de uma maneira que aumente a retenção e a vendas de produtos ou serviços.

Também é importante diferenciar spam de e-mail marketing. O primeiro são conteúdos publicitários enviados à revelia do destinatário. Enquanto o e-mail marketing é direcionado apenas para os usuários que demonstraram interesse em receber os contatos.

Sendo assim, o conteúdo do e-mail varia de acordo com a posição do consumidor no funil de vendas. Além disso, as campanhas de e-mail marketing oferecem a opção de cancelar o recebimento. O que deixa claro que o usuário tem o poder de decidir o que quer receber ou não.

Vale a pena investir?

Pensando na quantidade de pessoas com acesso a caixas de e-mails, a resposta é simples: SIM. Em 2020 existiam mais de 4 bilhões de usurários de e-mail em todo o mundo, sendo que esse número podo chegar a 4,6 bilhões em 2025.

Precisamos ter em mente que o marketing digital oferece um leque de estratégias para serem aplicadas, como a criação de conteúdo para as redes sociais, anúncios, SEO e e-mail marketing. São tantas as opções que fica complicado decidir em qual investir.

Entretanto, apenas uma delas não é suficiente. Para que a estratégia de marketing tenha sucesso é preciso combinar diferentes frentes de ação. O que inclui um e-mail marketing bem-feito.

Antigo, mas ainda relevante

O fato de o e-mail marketing ser uma estratégia antiga leva algumas pessoas a desacreditarem da sua eficiência. Principalmente, quando se leva em consideração as inovações tecnológicas surgidas nos últimos anos.

Entretanto, o e-mail marketing vale a pena. Uma vez que suas técnicas continuam relevantes e a quantidade de usuários de e-mail cresce consideravelmente a cada ano. O que aumenta o seu raio de alcance. Fica claro que essa estratégia ainda não será substituída e nem deixada de lado.

Sua eficiência é comprovada, principalmente, pelas empresas de atuação local consolidada e buscam aumentar sua área de abrangência. O e-mail marketing é uma excelente maneira de construir relações com clientes em novos locais.

Cuidados com a estratégia de e-mail marketing

O e-mail marketing vale a pena, mas para que a estratégia seja eficiente é necessário tomar alguns cuidados durante sua elaboração e execução. Isso porque, quando aplicado incorretamente, pode piorar a imagem da marca frente ao consumidor em vez de atraí-lo.

O primeiro cuidado se refere à qualidade e tamanho do conteúdo entregue ao consumidor. Sendo assim, não utilize textos extensos, genéricos e que abordem assuntos irrelevantes.

Além disso, também é importante prestar atenção no tamanho do conteúdo. Sua extensão e seus temas devem condizer com a estratégia de marketing aplicada pela empresa.

Outro cuidado muito importante é diferenciar o e-mail marketing do spam. Nesse caso, não se deve utilizar termos e palavras que sejam ligados ao universo dos spams, como oferta e promoção.

Além disso, o envio do e-mail marketing precisa ser feito com autorização prévia do consumidor. Dessa forma, é possível garantir que o destinatário está interessado nos assuntos abordados nos e-mails.

Também é preciso respeitar as normas de privacidade de dados determinadas pela Lei Geral de Proteção de Dados. O usuário que recebe seu e-mail marketing precisa ter acesso com facilidade a uma forma de se excluir da lista de transmissão, essa é uma das boas práticas deste meio de divulgação.

A importância do e-mail marketing para o marketing digital

Podemos apontar alguns motivos que dizem que o e-mail marketing traz resultados. Afinal, em uma estratégia de marketing digital, o e-mail marketing é uma excelente ferramenta para construir a reputação digital da empresa e criar um relacionamento com seu público.

Isso porque a reputação online de uma empresa é construída a partir de conteúdos relevantes apoiados em um design atrativos, bem hierarquizados, transmitidos a partir de um e-mail personalizado e segmentado de acordo com o público e a parte do funil de vendas que ocupa.

Sendo assim, planejamento é essencial para o funcionamento dessa estratégia. Além do conteúdo é preciso avaliar como os disparos serão efetuados e a frequência com que os e-mails serão enviados.

É importante ressaltar que disparos bem planejados, personalizados e ligados a outras estratégias de marketing digital, melhoram o relacionamento com os clientes, a reputação digital da empresa e as taxas de conversão.

Os disparos também podem oferecer informações interessantes para a elaboração das estratégias de remarketing e indicar o momento em que o cliente compra os produtos/serviços da empresa.

Quando corretamente utilizado, o e-mail marketing é uma excelente oportunidade de construir uma reputação online para a empresa, ao mesmo tempo em que compartilha conteúdo relevante de qualidade e cria uma relação com o consumidor. É preciso entender que o e-mail marketing vai além de simplesmente vender ou oferecer determinados produtos/serviços para os seus clientes.

A Hawkz está há 9 anos no mercado e é especialista na construção da reputação digital de empresas e pessoas. Trabalhamos com um conjunto de estratégias de marketing eficientes para ajudar nossos parceiros a alcançarem seus objetivos no mercado.

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