search Created with Sketch.

Como combater a má reputação digital?

Como Combater a má reputação digital

Toda empresa, negócio ou pessoa que está na internet causa algum tipo de percepção no seu público. Ou seja, passa uma mensagem através da sua presença digital que determina como as pessoas enxergam a sua marca. Isso é a reputação digital.

Essa reputação se dá através de dois caminhos, principalmente. O primeiro diz respeito ao conteúdo gerado, seja notícias, artigos ou outros meios; já o segundo se manifesta através da interação das pessoas nas redes, seja com comentários, opiniões ou avaliações.

As pessoas estão o tempo todo se manifestando, publicando suas impressões sobre marcas e pessoas, deixando claro quais são as suas preferências. Por isso é tão importante zelar e promover ações que criem uma boa reputação digital para o seu negócio ou para sua imagem pessoal.

Antes de mais nada, como avaliar a reputação digital?

Como já vimos, a reputação digital diz respeito a como uma determinada marca ou pessoal é vista pelo público na internet. Dessa maneira, a melhor forma de avaliar esse aspecto é através de informações de sites ou plataformas por onde as pessoas se manifestam.

Redes sociais e sites de avaliação são ótimos locais para buscar as opiniões dos usuários sobre determinada empresa, por exemplo, por isso é uma fonte de informação valiosa para traçar o panorama da reputação digital.

É comum as pessoas buscarem a opinião de outras antes de realizar uma determinada compra ou antes de contratar algum serviço. Por isso, as plataformas de avaliação são tão importantes para avaliar a percepção digital de modo geral.

O quão prejudicial é uma reputação digital ruim?

Quem acha que o consumidor não se informa, e muito, na internet antes de comprar algo ou contratar um serviço, está preso em um modelo antigo onde o digital não era a principal maneira de trocar informações.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas já realizou um estudo que mostrou que cerca de 97% dos consumidores brasileiros se informam na internet antes de fechar negócio.

E o mesmo vale para quem busca ter uma imagem pessoal de confiança na internet. Quando a sua própria presença digital é a sua moeda de troca, é vital fazer com que ela seja bem vista e tenha uma boa reputação digital.

Uma imagem digital pouco trabalhada pode diminuir o faturamento de empresas e pode eliminar bons profissionais de processos seletivos, por exemplo.

Quais são boas estratégias para combater a má reputação digital?

Elencamos abaixo algumas estratégias para gerenciar uma reputação digital que não vai bem.

Contrate uma boa empresa de reputação digital

Não é uma tarefa simples ou corriqueira manter uma boa reputação digital. São muitos fatores e aspectos que precisam estar sempre sendo cuidados e monitorados.

Dessa forma, contratar uma empresa com expertise no assunto é fundamental para alcançar os objetivos esperados.

Aproveite o poder das redes sociais

Tanto para marcas quanto para pessoas que querem ser bem vistas, investir na presença nas redes sociais é primordial. As pessoas passam horas dos seus dias consumindo conteúdo dessas plataformas, por isso é tão importante se presentificar.

Entretanto, essa estratégia precisa ser bem pensada e planejada. Não é incomum as pessoas não conseguirem encontrar uma boa maneira de utilizar as redes socais e acabam afastando mais do que atraindo o público.

Interaja

Pode parecer simples, mas essa dica faz muita diferença na percepção que as pessoas têm de marcas ou pessoas. Quem somente publica conteúdos e não interage com a comunidade passa uma péssima imagem.

Por isso, converse com as pessoas que interagem com o conteúdo que sua marca ou seu perfil pessoal publicam. Sempre existem críticas e sugestões importantes que surgem a partir dessa troca.

Se planeje para comentários negativos

Sabemos que ninguém espera ter sua imagem malvista no mundo digital, mas é preciso ter uma estratégia clara para quando alguma repercussão indesejada ocorrer.

Evite ignorar os comentários ou críticas e jamais responda de maneira impulsiva. Pense e elabore respostas ponderadas. É possível que existam calúnias em algum momento em relação a sua imagem, porém como você lida com isso também diz muito sobre você.

Os benefícios de uma boa reputação digital são enormes

Marcas bem posicionadas e bem vistas ganham em visibilidade e isso se converte em lucro para o negócio. Quanto mais pessoas sentem confiança em uma determinada marca, mais elas ficam propensas a fecharem negócio.

Além disso, investidores ficam mais atraídos por marcas com boa reputação digital. Eles estão em busca de negócios com tendência de crescimento, e uma maneira de avaliar isso é verificando se os consumidores estão satisfeitos com os serviços oferecidos.

Já quem busca uma boa imagem pessoal também colhe muitos frutos quando consegue conquistar uma reputação digital de alto nível. Quem não é visto não é considerado para propostas interessantes e perde muitas oportunidades por não trabalhar bem sua reputação digital.

Existem boas ferramentas disponíveis

Para lidar com o montante de informações que a internet gera a todo instante, existem algumas ferramentas importantes. Elas são grandes aliadas para um bom gerenciamento da reputação digital.

A primeira que iremos citar é a Reputology, uma ferramenta que entrega resultados muito precisos e confiáveis. É uma boa opção quando um aspecto importante da avaliação da reputação é a localidade, oferecendo a possibilidade de entender como cada local vê sua marca.

Já para quem busca monitorar as redes sociais para obter dados importantes sobre sua reputação digital a Hootsuite é uma ótima opção. É um sistema completo: agenda postagens, monitora palavras-chaves, responde usuários, entre outras facilidades.

Seja bem visto no mundo digital

Nós sabemos a importância de uma boa reputação digital e temos a expertise necessária para ajudar você ou a sua marca a alcançarem esse objetivo. Não medimos esforços para, todos os dias, continuar colocando nossos clientes no topo, com resultados efetivos e um atendimento diferenciado e transparente.

Vamos conversar!

Foto de https://br.freepik.com/fotos-gratis/gerente-masculino-pensativo-usando-laptop-enquanto-bebe-cafe_5889363.htm no Freepik