Entenda o que é Inbound Marketing
Quando a palavra é “marketing” existe um vasto universo de diferentes conceitos para melhorar tanto o relacionamento com o cliente, quanto a divulgação da marca ou produto. O conceito protagonista do nosso artigo é o inbound marketing, também chamado de marketing de atração.
Afinal, com um consumidor mais exigente é preciso inovar. Por isso, as empresas atuam com uma postura de conquistar o público, por meio de estratégias que criam o relacionamento antes mesmo que esse usuário se torne um cliente de fato.
Por outro lado, veremos que chamar a atenção do consumidor não é apenas ir em busca dele, como também criar motivos para que o próprio público se sinta atraído pela marca. E se quiser saber mais sobre o que é o inbound marketing e como ele funciona é só acompanhar o artigo.
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Afinal, o que é inbound marketing?
O conceito surge quando as marcas decidem se adaptar à nova realidade dos clientes, que estão em um nível maior de exigência, parando de interrompê-los com soluções. Por exemplo, temos os clássicos comerciais de televisão, obrigatórios para quem está acompanhando programas na tv aberta, que são interrompidos por essas propagandas.
Os grandes nomes da área se deparam com a necessidade de criar materiais que façam o cliente em potencial ser atraído pela empresa. É a alternativa para conquistar o consumidor em uma jornada que começa com essa atração e pode terminar em vendas.
Para isso alguns conceitos e ferramentas são usados, como acontece com o funil de vendas e o marketing de conteúdo, fundamentais para colocar o inbound marketing em prática. O conteúdo publicado com essas estratégias é tão rico que o cliente se aproxima da empresa por conta própria.
Quais são características dessa estratégia?
Vimos que aqui não cabe a ideia de interromper o consumidor com conteúdos que ele não foi em busca. Portanto, partimos da premissa da criação de conteúdo com base naquilo que o público-alvo precisa para solução de seus problemas.
Então, continuamente há conteúdos em diferentes canais de comunicação apresentando informações úteis e materiais elaborados com qualidade para o público. Com isso, existe mais engajamento, visto que as pessoas que consomem o conteúdo realmente estão interessadas nele.
A comunicação entre marca e público é mais aberta, como consequência desse trabalho. Não é unilateral, apresentada apenas pela empresa, mas aberta, com troca de informações entre empresa e usuário, como é o caso de interações que vemos em redes sociais de grandes marcas, por exemplo.
Os benefícios dessa abordagem
Para saber a importância de adotar estratégias mais interessantes como essa para atração de público, vamos falar sobre os seus benefícios. Primeiramente, conseguimos alcançar o público certo com esse trabalho, porque os conteúdos são produzidos com base no funil de vendas.
Em vez de trazer conteúdos em massa, o trabalho é direcionado para um grupo de pessoas mais específico, com maiores chances de chegar ao consumo do produto ou serviço. Não podemos esquecer que a comunicação aberta é uma característica desse processo, portanto, também temos maior aproximação com os seus clientes.
Aqueles que já consumiram o produto permanecem interagindo com os conteúdos postados, reforçando esse relacionamento com o cliente. Há entre as vantagens poder de persuasão potencializado para sua empresa, visto que a relação é construída com o usuário, com isso, até ele se tornar um lead, já está quase convencido a consumir.
O chamado ciclo de vendas é mais rápido, que é composto pelo momento do primeiro contato do consumidor até fechar a venda, uma vez que o usuário consome os conteúdos e passa mais rápido pelo funil de vendas.
Outro ponto importante é que diminuímos os custos, porque a estratégias são mais específicas e geram bons resultados, minimizando perdas ou desperdícios. Por fim, todo o resultado pode ser mensurado em tempo real, já que as estratégias são aplicadas online, sendo facilmente alteradas caso necessário.
O processo para criação desse planejamento
Atração, conversão, venda e encantamento são as etapas que compõem o processo no inbound marketing. A primeira etapa acontece na atração, que é gerada por meio de conteúdo de qualidade e estratégico, fazendo o público ser visitante frequente de um espaço, que pode ser um perfil em rede social ou blog, por exemplo.
Depois de ter um número considerável de visitantes chega o momento de convencer os usuários, que é quando eles estão mais perto da compra, tornando-se leads. O trabalho com os leads consiste na etapa de vendas, porque por meio de conteúdos recebidos eles se tornam clientes.
A partir daí chegamos na última etapa desse trabalho, que é a de encantamento, fase importante também, porque o seu cliente vai colaborar para promoção da sua marca. Isso contribui para a fidelização e atração de ainda mais clientes, fundamental para manter os resultados.
Saiba aproveitar o funil de vendas na jornada do cliente
O funil de vendas, que citamos bastante aqui, é fundamental para colocar essas estratégias em prática. Trata-se da análise do conteúdo postado com base em onde está o cliente, se ele está em processo de descoberta da empresa ou prestes a comprar seu produto ou serviço.
Esse caminho entre um ponto e outro é denominado jornada do cliente, além de funil de vendas. A primeira etapa é a de descoberta, na qual o cliente consome conteúdos mais rasos, porque está aprendendo sobre o assunto. Na segunda ele segue considerando sobre o consumo.
Por fim, na terceira, consome conteúdos mais específicos sobre seu produto, porque está avaliando para tomar uma decisão. Assim, cada conteúdo precisa ser elaborado com qualidade, tanto nas informações quanto na escrita, por exemplo, além de técnicas do marketing de conteúdo.
O inbound marketing é um conjunto de estratégias interessantes para tornar a sua empresa mais popular para o público certo. Você consegue agora compreender melhor o que é esse conceito e como ele funciona na prática, trazendo resultados para sua empresa para além das vendas.
Por isso, é relevante ficar de olho nos conceitos que surgem dentro do marketing, a fim de aproveitar tais estratégias para melhorar o relacionamento da empresa com o público.
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