Estratégias e tendências do marketing de influência para impulsionar seus resultados
O marketing de influência é uma estratégia de marketing digital que envolve produtores de conteúdo independentes para causar impacto em públicos grandes, altamente engajados e que dialogam com o perfil de público que uma empresa busca.
O principal objetivo dessa estratégia é criar uma ponte entre sua marca e o público que os produtores de conteúdo influenciam, de forma a colaborar positivamente para a construção de sua marca.
Saiba mais sobre essa estratégia e como ela pode melhorar a reputação digital de sua empresa.
Navegue pelos tópicos do artigo:
O que é marketing de influência?
O marketing de influência é uma estratégia de marketing digital que envolve produtores de conteúdo independentes para causar impacto em públicos grandes, altamente engajados e que dialogam com o perfil de público que uma empresa busca.
O principal objetivo dessa estratégia é criar uma ponte entre sua marca e o público que os produtores de conteúdo influenciam, de forma a colaborar positivamente para a construção de sua marca.
Como funciona o marketing de influência?
Em resumo, o marketing de influência é construído com base na confiança e no engajamento.
Como assim? Antes de comprar um produto ou serviço, se alguém postar um vídeo ou imagem utilizando a solução, é possível que você confie na opinião desse influenciador e feche a venda com base nisso.
É assim que o marketing de influência funciona: gerando confiança no consumidor ao ponto de fazer com que ele tome uma decisão em direção ao que a sua empresa deseja.
Por que o marketing de influência é essencial para sua marca?
O marketing de influência é essencial para seu negócio porque torna possível que você usufrua de uma série de benefícios interessantes. São alguns deles:
- engajamento do público: o engajamento de influencers é alto, e isso é trazido para sua empresa;
- alcance da marca: o seu negócio pode atingir um público que, antes, pode até mesmo não saber que você existia;
- geração de leads: com um alcance maior, e com mais engajamento, é natural que a geração de leads também aumente;
- aumento de vendas: consequência dos outros benefícios, o aumento das vendas é natural para quem atinge um público cada vez mais amplo.
Contudo, também é interessante destacar que empresas hoje veem o marketing de influência como essencial.
Isso fica evidente quando analisamos uma pesquisa da YouPix+Nielsen, que compara dados de 2019 com de outros anos.
Em 2019, 69% das empresas afirmaram que os resultados com influenciadores traziam resultados superiores a de outras estratégias de marketing.
Em 2023, mais recente, esse percentual já é de 93,75%, o que denota o comportamento do mercado.
Motivos para apostar no marketing de influência
O marketing de influência é uma estratégia que merece a atenção de qualquer negócio. Isso porque pode promover vários benefícios, como:
Acesso direto aos influenciadores
Para investir em marketing de influência, é possível entrar em contato direto com os influenciadores, ou seja, sem o intermédio de uma agência de publicidade ou marketing digital.
No entanto, para garantir que escolha os influenciadores ideais para sua estratégia de marketing, contar com a ajuda de uma agência de marketing pode ser bastante útil.
Isso porque a agência, além de ter experiência, pode ter um catálogo de influenciadores por nicho, bem como saber a capacidade de influência de cada um deles com base na quantidade de seguidores que possuem.
Assim, sua empresa terá uma noção da influência que exercerá com base na capacidade de influência do criador de conteúdo contratado para colocar em prática uma estratégia de marketing.
Aumento do número de clientes
O marketing de influência também ajuda a aumentar o número de clientes do seu negócio. Isso com base na capacidade de influência do criador de conteúdo contratado.
Quanto mais seguidores ele tiver, maior será a chance de sua empresa aumentar seu número de clientes.
Aumento das vendas
Ao aumentar o número de clientes, consequentemente, sua empresa realizará mais vendas e terá crescimento em seu faturamento.
Com isso, ela manterá sua saúde financeira e poderá investir em sua expansão no mercado, consolidando-se.
Aumento da confiança do público em relação à marca
Um influenciador de nicho pode contribuir para que seu público confie mais em sua marca. Como? Normalmente, o influenciador faz vídeos ou publica imagens utilizando o produto de sua marca, bem como expondo as vantagens de uso.
Além disso, muitos deles mostram o antes e depois de utilizar um produto (quando isso é possível), o que não apenas ajuda a aumentar o número de clientes, como também aumenta a confiança em sua marca e soluções.
Melhora também a reputação de sua empresa e produtos, já que o público passará a confiar mais em sua marca/solução com base na experiência positiva do influenciador.
Como aplicar o marketing de influência no seu negócio?
Considerando que o marketing de influência é uma estratégia excelente para melhorar os resultados de sua empresa, é provável que agora você esteja querendo saber como aplicá-la, certo?
Veja abaixo 4 dicas que podem ajudar:
Defina objetivos claros
Quais são os resultados que deseja alcançar ao usar o marketing de influência? É com base nessa pergunta que você deve definir objetivos claros para implementar essa estratégia no seu negócio. Por exemplo:
- Divulgar a marca;
- Gerar mais clientes;
- Reforçar as vantagens dos produtos/serviços.
Conheça bem o público de sua empresa
Ter bem definido o seu público é fundamental para que possa estruturar corretamente uma estratégia de marketing de influência.
É com base nisso que você pode selecionar os influenciadores ideais para sua estratégia de marketing.
Selecione os influenciadores corretos
Trabalhar com um influenciador com base apenas no número de seguidores que ele possui não é suficiente para que sua estratégia de marketing dê certo ou funcione da forma esperada.
Tendo em mente os objetivos de sua empresa, o ideal é encontrar influenciadores que sejam semelhantes ou iguais ao seu público.
Também é importante prestar atenção aos canais digitais que o influenciador usa e se estão alinhados com o perfil de sua marca.
Por exemplo, se o influenciador utiliza apenas o YouTube, e sua marca não tem canal nessa rede social, não faz sentido contratá-lo, certo?
Planeje as ações de marketing
Não basta apenas definir os objetivos de sua estratégia de marketing de influência e contratar influenciadores ideais para que essa estratégia alcance os resultados esperados. É preciso também planejar as ações de marketing digital.
Para planejar ações de marketing, é preciso levar em conta diversos fatores, por exemplo:
- Selecionar as ações que serão colocadas em prática, por exemplo, produção e publicação de conteúdos;
- Definição das redes sociais que serão utilizadas na estratégia de marketing de influência;
- Estabelecer um cronograma de execução das estratégias de marketing, que oriente a equipe a produzir e publicar os conteúdos dentro do prazo certo e conforme o planejamento.
O marketing de influência é uma estratégia que pode ajudar uma empresa a alcançar rapidamente seus objetivos. Por exemplo, melhorar sua reputação digital, expandir-se no mercado e aumentar seu número de clientes.
Como encontrar os influenciadores certos para sua marca?
A parceria com influencers pode ser positiva para todos, acelerando o crescimento do seu negócio, porém, é necessário saber como encontrá-los. Para isso, existem algumas plataformas que facilitam o seu serviço, sendo algumas delas:
- Upfluence;
- Traackr;
- HypeAuditor.
A partir daqui, você precisará fazer um processo de triagem para definir o influencer que será melhor para o seu caso.
Com base no seu nicho, público-alvo, nível de engajamento esperado, entre outros pontos, você irá definir o melhor para sua empresa.
Além disso, é necessário definir quais são os termos da parceria que será firmada com o influencer. Estabelecer o que será dado pela marca, quantas divulgações serão feitas, e o que se espera do seu parceiro, são pontos importantes.
De toda forma, a parceria com influencers, sejam grandes, ou mais nichados, é positiva no cenário atual. Hoje, esses profissionais são vistos como “curadores de qualidade’ pelo público, e por isso, suas opiniões sempre são levadas em consideração.
Medindo o sucesso do marketing de influência
Além de saber colocar uma estratégia de marketing de influência em prática, é essencial verificar se ela está trazendo resultados ou não.
Para isso, separamos alguns tópicos que você deve analisar no momento de checar o sucesso do seu planejamento. Confira!
Análise de dados e relatórios
A análise de dados e relatórios é essencial para medir o sucesso da sua estratégia de Marketing de Influência. Porém, para que isso seja possível, você precisará algumas ferramentas que irão facilitar o seu serviço, sendo algumas delas:
- Hootsuite;
- Sprout Social;
- Google Analytics.
Essas ferramentas tornam possível rastrear palavras-chave para analisar métricas valiosas. É aqui que você consegue verificar a sua taxa de engajamento e conversão, essenciais para verificar se o marketing pessoal está funcionando ou não.
Se a sua taxa de engajamento está alta, mas as conversões estão baixas, podem indicar que o seu CTA não está ajustado, por exemplo.
Como você pode ver, as informações presentes nessas plataformas podem ser de grande ajuda para o seu negócio.
Contudo, é necessário que você saiba interpretar as informações que essas plataformas te apresentam. Para isso, é interessante que você tenha profissionais especializados em marketing, pois são eles que irão fazer melhor uso dos dados colhidos.
Ajustes e otimizações futuras
Utilizar o insights das análises de dados é uma excelente estratégia para otimizar os resultados da sua campanha de marketing de influência.
Essas informações são excelentes aliadas até mesmo para fazer melhorar a sua reputação empresarial. Em todo caso, os dados só são valiosos se você realizar ajustes e otimizações para que te tragam resultados.
Para isso, é necessário fazer uma análise crítica sobre a sua parceria com determinados influencers, por exemplo. Se um deles aumentou seu engajamento, trazendo conversões, é interessante promover uma nova colaboração.
Já outros, que tiveram desempenho menores, podem ser descartados, porém, você ainda tem a alternativa de otimizar sua estratégia.
Métricas e ROI
Para medir o sucesso da sua estratégia de Marketing de Influência, é necessário definir algumas métricas a serem acompanhadas de perto. Algumas das mais importantes para demonstrar se o seu planejamento foi bem feito são as seguintes:
- cliques;
- conversão;
- impressões;
- engajamento;
- alcance;
- entre outras.
Além disso, também é interessante que você saiba que você está tendo retorno com sua estratégia, tendo bom impacto de marketing de reputação.
Para isso, você deve calcular o ROI do marketing de influência, em uma fórmula simples, que não vai levar mais do que alguns minutos para ser utilizada.
A fórmula para isso é, basicamente, a receita gerada – custo da campanha, divididos pelo custo da campanha. Dessa forma, se você teve custo de R$ 10 mil, mas a receita é de R$ 50 mil, fazemos o seguinte cálculo:
- (50.000 -10.000) / 10.000 = 4 ou 400%. Nesse caso, o ROI foi positivo, o que demonstra sucesso na sua estratégia.
Em todo caso, também é interessante conhecer ferramentas que ajudam a verificar o sucesso da sua estratégia, sendo algumas delas:
- HypeAuditor;
- Fluvip;
- Influence4You;
- Social Publi;
- Airfluencers.
Tendências e Futuro do Marketing de Influência
Entre as principais tendências para o futuro do Marketing de Influência, algumas acabam se destacando mais no cenário atual. Entre as que se consolidam nos dias atuais, as seguintes são as que merecem mais atenção:
- microinfluenciadores: os influencers funcionam como “curadores de qualidade’ de produtos e marcas, e por isso, parcerias com esses profissionais podem render lucros para sua marca;
- autenticidade: marcas que contam com uma imagem única, se posicionam, e não são apenas “mais do mesmo’, conseguem chamar a atenção do público;
- vídeos curtos: o TikTok, e os próprios reels do Instagram, são provas de que a tendência do mercado é utilizar esse formato de comunicação.
De toda forma, é essencial que você esteja preparado para investir em sua reputação digital no cenário atual.
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Foto: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/pecas-de-jogo-marrom-na-superficie-branca-QozzJpFZ2lg