Mídia paga: saiba como funciona
A princípio, os empreendedores podem acreditar que a mídia paga não é uma estratégia tão interessante, contudo, estão errados em desconsiderar esse tipo de anúncio, uma vez que é algo capaz de potencializar resultados em um prazo bem curto.
Entender sobre a mídia paga é indispensável, justamente por essa razão que explicamos para você os pontos mais importantes sobre esse assunto nos tópicos a seguir.
Navegue pelos tópicos do artigo:
Afinal, como funciona a mídia paga?
Em primeiro lugar é importante compreender que a mídia paga é utilizada com o propósito de ampliar o alcance de uma marca, atingir objetivos e conseguir resultados em um curto período.
Ao optar por mídia paga, o empreendedor pode impulsionar diferentes tipos de materiais, desde postagens comuns, até ofertas importantes e em qualquer meio.
Ou seja, a mídia paga pode ser apresentada em links, banners, textos e outros formatos. Sobretudo, são escolhas de quem está anunciado, portanto, dá para definir: plataforma, período do anúncio, valor de investimento, entre outros dados como a segmentação do público-alvo.
Não é complexo compreender como funciona o tráfego pago. Em geral, basta determinar um valor, escolher o público-alvo e pagar por ações que o usuário executa, desde cliques a visualizações.
Além disso, os anunciantes devem compreender que o resultado obtido pela postagem vai depender, principalmente, do investimento realizado. Isso significa que quanto mais é pago por determinada mídia, possivelmente maior será o seu crescimento.
Por outro lado, há outras questões que vão impactar o resultado. A excelente segmentação e a definição correta de palavras-chaves, por exemplo, podem influenciar a performance da mídia paga.
Em suma, o funcionamento desse tipo de mídia é bem flexível, uma vez que varia conforme a demanda de estratégia e o orçamento que cada anunciante tem em mãos.
Por que a mídia paga é vantajosa?
Sobretudo, a mídia paga é interessante, pois consegue proporcionar muitas vantagens ao empreendedor, principalmente para aquele que procura excelentes resultados no âmbito digital.
Que vantagens são essas? Veja só:
1. O retorno é rápido
A mídia paga proporciona resultados quase que imediatos, dado que ao anunciar qualquer tipo de mídia, o público já vai ter contato com o que foi publicado, consequentemente gerará tráfego qualificado.
Desse modo, aqueles que estão inaugurando plataformas ou precisam que uma nova mercadoria seja um sucesso, podem recorrer à mídia paga com toda certeza.
Essa estratégia funciona como uma espécie de atalho, especialmente para a divulgação de negócios que desejam ganhar destaque sobre a concorrência em um período curto.
2. Entender e separar o próprio público
Outra vantagem ao recorrer à mídia paga é a segmentação de público, ou seja, dá para acertar nas pessoas ideais, em quem realmente pode se relacionar com a marca que está anunciada.
Ademais, a partir dos dados conquistados, o anunciante compreende qual é o público que dá mais resultado, bem como nichos novos para poder explorar.
3. Flexibilidade para investir
Ainda que soe algo inacessível, a mídia paga não é necessariamente cara. O marketing digital é bem democrático, portanto, até mesmo o anúncio que é pago pode se enquadrar em diferentes orçamentos.
Ao optar por seguir essa estratégia na Meta Ads ou no Google Ads, o empreendedor consegue alcançar muitos usuários com um investimento baixo, desde que a segmentação do público seja feita com bastante cuidado.
O anunciante vai arcar com os custos daquilo que dá resultado e pode definir a verba que desejar.
4. Avaliação do resultado conquistado
A mídia paga também permite que o empreendedor tenha em mãos informações precisas sobre o seu público e sobre o resultado alcançado. Isso significa que a estratégia é completamente calculável e customizável.
Os canais de mídia paga oferecem recursos de insights e analytics que evidenciam o caminho para o sucesso. Consequentemente, basta avaliar os dados para tomar decisões e aproveitar o potencial desses anúncios.
Como funciona o pagamento de mídia paga?
Diferente do que muitos anunciantes acreditam, a mídia paga tem valores bem flexíveis, como já foi explicado previamente. Em algumas plataformas, dá para começar até com R$ 10, fazendo programações diárias ou disponibilizando anúncios por determinado tempo.
Além de tudo isso, é válido salientar que o contrato não é fixo. O anúncio pode ou não possuir periodicidade e, em algumas situações, poderá ser pré-pago. O funcionamento é conforme o que foi estabelecido pelo empreendedor e qual é o objetivo do anúncio.
Também é importante considerar que o investimento não precisa ser em várias plataformas, ou seja, ao investir de forma estratégica, já será o suficiente.
Os tipos de mídia paga
Atualmente, os empreendedores podem contar com dois tipos de mídia paga: motores de busca e redes sociais.
Os motores de busca
É comum que ao falar em anúncio em buscadores, os anunciantes vão pensar no Google Ads e, realmente, é uma das melhores plataformas para operar com esse tipo de estratégia, contudo, não é a única. O Bing Ads, por exemplo, também está aí.
Em geral, os motores de busca operam como os links patrocinados. Basicamente é quando a marca paga por espaço entre os resultados de procura.
Desse modo, os primeiros resultados do ranking são mídias pagas e são posições de desejo. Afinal, os usuários sempre clicam nessas páginas ao procurar por algo nesses mecanismos.
As redes sociais
É interessante que também dá para recorrer às mídias pagas em redes sociais. Basicamente, nesse caso os usuários vão visualizar anúncios enquanto navegam entre as publicações.
Esse tipo de serviço pode ser conhecido como Social Ads. O investimento exige que o empreendedor saiba qual rede é mais interessante para que a estratégia alcance bons resultados.
Aquele público cujo perfil se assemelha ao B2B pode usar o LinkedIn, já o público B2C, certamente, é mais influenciado pelo Facebook e Instagram. Logo, compreender o público-alvo é imprescindível, uma vez que ajuda na segmentação.
E não é só nas plataformas da Meta que é possível anunciar. Grandes redes como Tiktok, Linkedin, Pinterest, entre outros, também possibilitam ampliar sua mensagem através de anúncios.
Em suma, trabalhar com mídia paga é bem simples, flexível e vantajoso, basta que a marca entenda com transparência quais são os resultados que precisam ser conquistados para que o investimento seja certeiro.
Foto: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/um-logotipo-branco-do-google-em-um-fundo-azul-K1Hns0VkihQ