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Marketing digital pós-pandemia: qual a perspectiva?

Marketing digital pós-pandemia: qual a perspectiva?

É natural que empresas passem por inúmeras crises ao longo da história, afinal, a vida é dinâmica e os hábitos de consumo, a realidade do mercado e até mesmo o grau de confiança nas empresas muda com o tempo.

No entanto, a pandemia trouxe uma completa revolução no mundo dos negócios, somada a uma crise financeira que se espalha pelo mundo todo, com grande polarização no debate sobre como sair dela.

O marketing digital, por princípio, muda muito a cada dia, e com a pandemia pode ter assumido um papel essencial para as empresas. Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo para te contar sobre as perspectivas da área no mundo pós-pandemia. Confira!

Compreenda que o mundo não é estável

Muitas pessoas acreditam que prosperidade financeira, estabilidade no emprego ou ter em quem se apoiar nas dificuldades faz da vida mais estável. A pandemia mostrou que essa estabilidade tem limite.

O Coronavírus trouxe uma completa mudança no mundo, devido às restrições de circulação na maioria dos países, rígidas regras de controle sanitário, e um total desarranjo na economia.

O marketing digital sempre foi altamente mutável, de modo que cada empresa precisa assumir as próprias campanhas com diferentes estratégias. No entanto, muitos profissionais não internalizaram isso até a chegada da pandemia.

Com o mundo tendo se mostrado tão instável, vencedoras são as campanhas de marketing digital capazes de se adaptar rapidamente, de maneira assertiva, baseada em dados. De modo que, uma receita pronta não traz resultados satisfatórios.

Marketing personalizado

Quem tenta vender para todo mundo, acaba não vendendo para ninguém. É preciso ter em mente que os consumidores buscam soluções altamente específicas para os seus problemas, de modo que campanhas assertivas sejam mais eficientes.

Segundo a NZN Intelligence, 74% dos brasileiros fazem compras online. Ainda, ao longo da pandemia, o número de lojas online cresceu cerca de 22%. Dessa maneira, a competitividade é um fator decisivo para qualquer negócio que busca se posicionar no meio digital.

Para compreender essa necessidade, propomos uma reflexão. Imagine que você está enfrentando um problema muito específico, por exemplo, precisa de um champagne, o original. Sabendo que há muitas falsificações no mercado, você optaria por comprar de uma loja que vende todos os tipos de bebidas, até mesmo água mineral, ou de uma importadora que revende unicamente champagnes?

Experiência do usuário

Segundo pesquisa conduzida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil conta com cerca de dois dispositivos eletrônicos por habitante, sendo que 53% são celulares e smartphones.

Dessa maneira, é possível afirmar que há mais de um aparelho para cada pessoa. Assim, torna-se evidente que é essencial investir em um marketing personalizado para os dispositivos móveis.

Muitas empresas ignoram que há diferenças fundamentais entre navegar por um desktop e um celular. Se o seu cliente não está confortável visitando a sua página pelo smartphone, as chances de ir embora sem fechar um negócio, são maiores.

Inteligência artificial

A inteligência artificial ainda é tratada como ficção científica pelo grande público, no entanto, já faz parte da rotina das empresas há algum tempo. Trata-se de contar com um equipamento ou sistema capaz de repetir rotinas de uma forma cada vez mais aprimorada.

Os chatbots são um exemplo. Primeiramente, foram usados por bancos que buscavam agilizar os seus processos de atendimento, através de respostas pré-programadas. Assim, os chamados eram direcionados para os setores específicos.

Essa tecnologia evoluiu, e agora é comum encontrar sites de empresas com um atendimento inteligente, que conversa com o cliente de uma maneira fluída para resolver o máximo de problemas, com a mínima interferência humana.

Investir em atendimento online também é marketing digital.

Conteúdo gerado pelo usuário

As marcas buscam se tornar cada vez mais humanas para gerar identificação e reconhecimento diante do público. Isto é, conversar de igual para igual com os clientes. Atualmente, expor fraquezas, por exemplo, é uma ótima maneira de conquistar a atenção dos usuários que, ao ver a sua fragilidade, se identificam.

Os conteúdos gerados por usuários, são materiais enviados pelos seus seguidores, que podem ser utilizados como uma ferramenta de prova social. Por exemplo, no Instagram quando os consumidores postam stories mencionando as marcas.

Conteúdo em vídeo e áudio

Segundo pesquisa conduzida pela Kantar Ibope Media, cerca de 68% dos brasileiros consumiram vídeos online em 2020. Ao considerar todas as fontes, como televisão, streaming, plataformas gratuitas e redes sociais, o número salta para 99%.

Corroborando com a tese, segundo pesquisa conduzida pela Globo, de 2019 para 2020, 7 milhões de pessoas passaram a consumir podcasts na rotina.

Com isso em mente, é preciso analisar novas maneiras de distribuir conteúdo para os seus usuários. A verdade é que as pessoas não possuem mais tempo para lerem textos longos, e segundo a Microsoft, só conseguimos prestar atenção por 8 segundos, devido ao crescente fluxo de informações que recebemos.

É preciso compreender que as pessoas querem consumir um material mais fácil de ser assimilado. O vídeo sempre teve enorme apelo justamente por ter a capacidade de entregar através do roteiro, das imagens e de todas as ferramentas de comunicação que podem ser incorporadas.

Já os podcasts são como estações de rádio para assuntos específicos. É uma maneira de distribuir um conteúdo em áudio, para que a audiência consuma enquanto realiza outras atividades, otimizando o seu tempo.

O marketing digital continua evoluindo

Tenha em mente que o marketing digital não é estático. Diariamente mudará, assim como mudam os algoritmos e as necessidades dos seus clientes. Por isso, é fundamental estar atento à própria estratégia, acompanhando as métricas para otimizar as campanhas conforme os resultados.

A pandemia mudou a forma de consumo, ao passo que é fundamental compreender esses novos hábitos para se manter competitivo no mercado. Acompanhe o nosso blog para materiais exclusivos que podem ajudá-lo a tomar melhores decisões nas suas estratégias!

Foto: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/preto-e-cinza-eu-te-amo-imprimir-textil-4pZu15OeTXA