5 itens do checklist para uma boa reputação na web
Nunca a internet teve um papel tão crucial em nossas vidas. Se antes as instituições precisavam se preocupar apenas com o atendimento presencial, agora o mundo online deve estar no topo das prioridades. Mas você sabe quais são os 5 sinais de que a sua empresa precisa melhorar a reputação na web?
É possível que esse termo já tenha sido mencionado em alguma conversa que você teve com amigos e conhecidos, afinal, a reputação web nada mais é do que como a empresa é vista na internet.
Com tantas concorrências e opções, é normal encontrar instituições diversas e que possuem posicionamentos diferentes no mundo digital. Enquanto umas são mais brincalhonas e dispostas a participar de desafios, outras continuam utilizando o mecanismo como fonte de informação.
Ficou curioso (a)? Quer saber mais? Então confira os 5 sinais de que a sua empresa precisa melhorar a reputação na web.
Boa leitura!
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O que é reputação web?
Antes mesmo de mencionar como está a sua reputação ou mencionar quais são os 5 sinais de alerta, é importante que você saiba o que o termo significa.
A reputação online ou reputação digital é a forma como uma pessoa ou um grupo de pessoas enxerga a sua marca na internet, ou seja, como a sua empresa está sendo reconhecida nas redes sociais e nos sites de busca.
Para medir e acompanhar essa reputação, alguns quesitos são levados em consideração, incluindo a produção de conteúdos, a publicação de materiais, a interação dos usuários e o tipo de comentário que a marca costuma receber.
Ou seja, se pegarmos uma empresa que costuma publicar diversos conteúdos de valor para os usuários e que recebe muitos comentários positivos, será possível perceber que a reputação web está em alta.
Porém, no caso em que a empresa não costuma contar com argumentos positivos, é melhor ligar o sinal de atenção e tentar descobrir o que está acontecendo de errado com o processo de conquista de novos clientes e seguidores.
Agora que você já sabe o que é, conheça os 5 itens do checklist para melhorar sua reputação na web
1. Fique de olho nos comentários
Esse é um ponto de atenção e que precisa ser acompanhado diariamente: os comentários que estão sendo recebidos em todas as redes sociais.
Sabemos que atualmente essa interação é importante e que muitos usuários passaram horas discutindo, marcando amigos e comentando em publicações.
Nesse caso, as empresas que conseguem contar com esse apoio digital têm mais facilidade em fidelizar os clientes e até mesmo os amigos desses usuários. Agora, se a sua marca não costuma receber muitos comentários, é melhor ficar atento. Isso pode resultar em problemas futuros ou até mesmo nos resultados digitais que são esperados.
O segredo é pensar em maneiras para conectar você com os usuários, levando em consideração os serviços oferecidos e o que as pessoas desejam consumir.
2. Não deixe de responder os usuários
Esse é outro ponto importante, que não pode ser deixado de lado: o retorno ao usuário. Quando uma empresa realiza uma publicação, o mínimo que pode existir é a resposta.
Nesse caso, não importa se o comentário feito é positivo ou negativo, a marca deve se posicionar, seja para agradecer, para conversar ou até para retribuir elogios.
Tenha em mente que esse é um dos canais mais fortes entre você e o seu público e que todos os detalhes são fundamentais para estreitar essa relação.
Porém, se a sua marca não tem o hábito de responder os usuários, esse pode ser um sinal de atenção na reputação na web.
3. Recebi uma crítica. E agora?
Assim como os comentários positivos e os elogios, as críticas também fazem parte do processo de relacionamento com os clientes.
É claro que nunca gostamos de receber críticas, mas nem todos pensam como nós, então é sempre importante estar aberto às críticas, pensando em melhorias.
Nesse momento, o que vale é conversar com todos os envolvidos para conseguir pensar na melhor resposta possível.
Evite pensar em textos programados, sem individualidade e que podem piorar a situação. O primeiro passo é compreender o que está sendo dito para depois responder.
Entretanto, se a sua marca só recebe comentários como esse, é o momento de ficar atento para ver o que pode ser feito para melhorar.
4. Existem pessoas falando mal da marca?
Esse deve ser outro parâmetro de acompanhamento: os usuários falam mal da sua marca? Se a resposta for sim, é o momento de ficar atento (a).
Como mencionado acima, é claro que nem todas as pessoas pensam igual ou desejam a mesma coisa, portanto, é normal contar com pontos de vista distintos.
O maior problema é quando existem apenas esses comentários, fator que pode ser levado em consideração como um sinal, um aviso para melhorar algo na sua empresa.
Portanto, fique sempre de mente aberta para receber esses comentários e avaliar cada um dos casos, afinal, por mais que seja ruim ter um feedback como esse, são momentos assim que podem contribuir com o crescimento da sua marca.
5. Como está o engajamento nas redes sociais?
Por último, mas não menos importante, está a atenção que a sua empresa precisa ter quando o assunto é engajamento.
Isso porque as ações do digital devem ser voltadas para o objetivo de chamar a atenção dos usuários, além de fortalecer o relacionamento e deixar aberto um canal de comunicação.
Portanto, o engajamento pode dizer muito sobre o momento que a sua marca está vivendo e o que está sendo feito da maneira adequada.
Se não houver engajamento, preocupe-se! Esse é um dos 5 sinais de que a sua empresa precisa melhorar a reputação na web.
Porém, se o objetivo é melhorar esse engajamento e passar a contar com a participação de mais usuários, algumas dicas podem fazer a diferença.
A primeira é avaliar o que está sendo publicado e se esses são os temas abordados no momento, afinal, não adianta de nada produzir determinado tipo de conteúdo se ninguém busca por isso.
O segundo passo, e mais ousado, pode ser a participação em desafios e o convite de chamar alguns membros para fazerem parte dos vídeos e materiais de divulgação. Assim a sua marca deixa de ser apenas um nome para se transformar em pessoas.
Essa é uma técnica muito conhecida por empresas da área, mas é sempre bom lembrar. Quando compramos algo, somos atendidos por pessoas. Quando investimentos em uma solução, estamos investindo em pessoas.
Quando seguimos uma moda, estamos nos inspirando em pessoas. Ou seja, tudo ao nosso redor é feito e pensado para pessoas, como uma forma de nos manter unidos.
Portanto, ao trazer essa importância nas suas redes sociais, será mais fácil se conectar com pessoas de verdade e que estão em busca de algum serviço ou solução.
Esse é o melhor caminho para colocar a sua marca em evidência e transformar a forma como a sua empresa está sendo vista no mundo digital.
É claro que essa transformação leva tempo, mas é importante que você comece o quanto antes, mostrando as novas diretrizes e que a sua equipe está engajada na transformação.
Logo de início será possível observar as mudanças e você vai agradecer o processo.
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Então aproveite para acompanhar o nosso blog. É por aqui que publicamos as informações mais importantes e que podem ajudar no seu dia a dia profissional. Até a próxima!
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